Perguntas frequentes | Solicitar atendimento


Informações sobre recursos na 1ª Fase do Exame de Ordem: dúvidas frequentes e como fazer

PUBLICADO EM 28/11/2016

Buenas moçada,

Divulgado o gabarito preliminar do XXI Exame de Ordem e com ele surgem diversos questionamentos acerca dos recursos. Esta publicação visa sanar algumas dúvidas frequentes e mostrar a vocês como funciona a interposição de recursos na 1ª Fase do Exame de Ordem.

Inicialmente vocês devem ter atenção aos prazos:

- Divulgação do gabarito preliminar: 27/11/2016
- Resultado preliminar da 1ª fase:
 08/12/2016
- Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase: 09/12/2016 a 12/12/2016
- Divulgação do gabarito definitivo da 1ª fase: 23/12/2016
- Divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva): 23/12/2016

O prazo para interposição dos recursos corre das 12h do dia 09 de dezembro de 2016 até às 12h do dia 12 de dezembro de 2016, conforme o item 5.3 do edital.

Para interposição do recurso o candidato deve acessar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, no endereço eletrônico http://oab.fgv.br, e seguir as instruções ali contidas, sob pena de não conhecimento do recurso. Após a interposição o examinando recebe um número de protocolo, este número de protocolo confirma a interposição do recurso.

IMPORTANTE: O edital veda ao candidato qualquer forma de identificação, portanto no momento de redigir o recurso o candidato deve evitar qualquer forma de identificação sob pena de indeferimento sumário.
Outrossim, para cada questão objetiva o candidato tem um limite de 5.000 (cinco mil) caracteres. Portanto, o examinando deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.
Por fim, os candidatos devem evitar copiar recursos prontos, uma vez que os recursos idênticos serão sumariamente indeferidos.


Após esta breve explicação, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes:

  • Existe a possibilidade de anulações?

Falar sobre anulações é sempre algo delicado, a FGV é muito imprevisível quanto a análise de recursos. Acreditamos que os alunos que estão entre 38 e 39 acertos sempre podem aguardar mais esperançosos por eventuais anulações. Entretanto, sempre é bom aguardar com os pés no chão, sabendo que a boa notícia pode não chegar.

Pelo histórico que a FGV vem demonstrando é muito difícil que as anulações se concretizem. Porém, nossa Equipe de professores sempre irá interpôr os recursos pertinentes na tentativa de auxilá-los.

  •  Se a banca anular uma questão que acertei poderei ser beneficiado ou prejudicado?

Não, no caso de anulação de uma questão que você tenha acertado sua pontuação permanecerá a mesma.

  • Existe a possibilidade de retificação de gabarito?

Diferente da anulação, a retificação de gabarito apenas altera a alternativa correta. Neste momento, é improvável que a FGV realize retificações, normalmente estas retificações ocorrem logo após a divulgação do gabarito. 

  • Para receber uma pontuação de eventual anulação preciso recorrer?

 O item 5.9 do edital deixa bem claro: "No caso de anulação de questão integrante da prova objetiva, a pontuação correspondente será atribuída a todos os examinandos indistintamente, inclusive aos que não tenham interposto recurso." Portanto, não é necessário que você recorrá para receber eventual pontuação.

  • Quando será divulgada a resposta dos recursos?

O gabarito oficial e o resultado final serão divulgados no dia 23/12 (sexta-feira)


Conheça nosso curso preparatório para 1ª Fase do Exame de Ordem XXII

Clique aqui

Garantia CEISC, voltada para aqueles que estão aguardando anulações:

Garantia CEISC

Conheça nossos cursos de 2ª Fase:

2ª Fase Civil

2ª Fase Penal

2ª Fase Trabalho

2ª Fase Tributário

 







CURSOS PRESENCIAIS E ONLINE COM PADRÃO CEISC DE QUALIDADE