Recursos MPU: mais questões passíveis de anulação

PUBLICADO EM 25/10/2018

Oiii, concurseiros,

 

Após reanálise das questões, recebemos mais duas possibilidades de recursos, da prova para Técnico do MPU. Aproveite que ainda dá tempo de fazer seu recurso. 


Atenção: É até hoje (25/10), às 18h, o prazo recursal, e o envio deve ser feito diretamente pelo site da CESPE/CEBRASPE. É necessário fundamentar os recursos com as suas próprias palavras, uma vez que os recursos idênticos não serão considerados. 


Seguem as considerações dos nossos professores:



ADMINISTRAÇÃO(PROF. FABIO MAIA)

 

TécnicoMPU:

 

Enunciado: Em um processo de planejamentoestratégico, deve-se primeiramente realizar a análise da situação do ambientepara, em seguida, definirem-se os objetivos a serem alcançados.

 

Justificativa: A questão deve ser anulada por nãoexplicitar qual ambiente (externo ou interno) deve ser analisado. Os planosestratégicos podem ter diferentes graus de formalidade, extensão, periodicidadede preparação e muitos outros atributos. Muitas organizações não têm planosestratégicos explícitos.  Outras fazemplanos para cinco anos e os renovam anualmente. Algumas pensam longe, 25 anos àfrente. Outras, ainda, trabalham com diretrizes genéricas.

Embora as fases para aelaboração do planejamento estratégico estejam dispostas numa seqüência como ado diagrama acima, é importante ressaltar que o processo se constitui deestudar, definir, reavaliar e, eventualmente redefinir a missão da organizaçãoquando necessário.

 

Fonte:COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão Estratégica. 6ª tiragem revista e atualizada. SãoPaulo: Saraiva, 2006.

 

 

Técnico MPU:

Enunciado: Julgue os itens a seguir, a respeito demodelagem de processo, gestão de projetos e tomada de decisão. Se um sistema deanálise eletrônica de dados realiza sessenta análises em um período de seishoras, então se trata de uma análise de velocidade, haja vista as técnicas deanálise e mensuração de processos.

 

Justificativa: A questão deve ser anuladacorrelacionar análise de velocidade com as técnicas de análise e mensuração deprocessos. sendo que essas técnicas preconizam a agregação de valor aosprocessos e não o aspecto velocidade.

 

Fonte: BARBARÁ, Saulo (organizador). Gestão porprocessos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação. Rio de Janeiro:Qualitymark, 2006.