Histórico de anulações - 1ª Fase OAB

PUBLICADO EM 20/11/2018

Bueno, bueno, meus queridos!

As maiores dúvidas que estão chegando até nós nesta semana pós prova de primeira fase são acerca das questões passíveis de recursos e possíveis anulações.

Já publicamos por aqui o posicionamento dos nossos professores sobre estas questões, clique aqui e confira.

E agora trouxemos os dados sobre como a OAB/FGV tem se posicionado a respeito dos recursos.

Histórico de anulações no Exame de Ordem: 

Frente a esse histórico, percebe-se que a banca repudia ao máximo anular alguma questão. Não existe coerência quando relacionamos o índice de aprovação alto X desprovimento de recursos, exemplo disso é que no exame XXIV tivemos um número altíssimo de aprovações e uma questão anulada, enquanto que no exame XXIII, tivemos pouquíssimas aprovações e nenhuma questão anulada.


Bem, e agora? 
Se você está com menos de 40 pontos, independentemente de quantos acertos tenha, sugerimos que comece a estudar para o próximo certame.

Estudar para a primeira ou segunda fase? Vai depender de quantos acertos você tenha feito! Aos alunos que acertaram 37 questões, sugerimos que recomecem os estudos para a primeira fase, pois é praticamente impossível termos 3 questões anuladas.

Já aqueles que acertaram 38 ou 39, é hora de começar a focar na segunda fase, interpor seu recurso e ter esperança com as anulações.


E realmente existe a possibilidade de anulações?
Embora o histórico seja pessimista, acreditamos que os alunos com 38/39 pontos podem aguardar com mais esperanças. Como já falamos por aqui, as questões de Ética e Ambiental possuem fortes chances de serem anuladas e são as grandes apostas nesta edição. 

Então, não pare de estudar! Se o resultado for negativo, tenha em mente que não foi tempo perdido ter começado a se preparar para a segunda fase. Além disso, todo o conhecimento adquirido poderá ser aproveitado para a primeira fase e para a sua vida profissional.

Se você quer iniciar sua preparação para a 2ª fase, mas está com na dúvida, sugerimos utilizar o Garantia CEISC. Clique aqui e saiba mais sobre essa vantagem.


Existe a possibilidade de retificação de outras questões?
O edital traz a informação que o gabarito poderá ser retificado de ofício até a publicação do resultado definitivo, entretanto, acreditamos que nenhuma outra questão será retificada.


Preciso recorrer para ser beneficiado com as anulações?
O item 5.9.1 do edital deixa bem claro: “No caso de anulação de questão integrante da prova objetiva, a pontuação correspondente será atribuída a todos os examinandos indistintamente, inclusive aos que não tenham interposto recurso.”
Portanto, não é necessário que você recorra para receber eventual pontuação, mas vá em frente e recorra, fortaleça a corrente contra os erros da banca.

Se você ainda não viu a live que fizemos sobre os recursos, aproveitamos para deixar o convite. Clique aqui e assista.
Além das questões passíveis de recursos, conversamos sobre as outras questões polêmicas deste exame com nossos professores, tiramos todas as dúvidas sobre prazos e interposição, além de tirar dúvidas sobre os murmurinhos das novas questões na OAB e o Garantia CEISC.


Central de Atendimento
(51) 3937-7742 ou (51) 99355-0330
Central de Vendas (Whatsapp)
(51) 9 9445-7732 , (51) 9 9357-6845 , (51) 9 9705-8682