Prepare-se para a
Black Week
Uma semana com preços imperdíveis.
COMEÇA EM
...

Dúvidas frequentes sobre os recursos da 1ª Fase

PUBLICADO EM 23/10/2019

No dia 20 de outubro foi divulgado o gabarito preliminar da prova de primeira fase do XXX Exame de Ordem. O post de hoje é para quem não alcançou os 40 pontos, mas ficou pertinho da aprovação, compilamos todas as informações sobre os recursos e os prazos de interposição. 

Está enfrentando esta situação ou conhece alguém que está passando por isso? Então continue lendo esse artigo e tire todas as suas dúvidas!


Qual o prazo para eu entrar com os recursos?

Muita atenção aqui! Você poderá protocolar o seu recurso no site da FGV http://oab.fgv.br a partir das 12h (horário de Brasília) do dia 30/10 até às 12h do dia 02/11. Dica da equipe, ok? Nada de interpor o seu recurso no último dia, faça isso o quanto antes. 


Quando sai o resultado do meu recurso?

No dia do resultado definitivo, dia 08/11, você saberá se seu recurso foi deferido ou não. Neste mesmo dia, a FGV irá publicar o gabarito oficial e definitivo da prova. 


Por onde envio o meu recurso?

Para interposição do recurso, você deve acessar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, neste link, e seguir as instruções ali contidas, sob pena de não conhecimento do recurso. Após a interposição, você recebe um número de protocolo que confirma a interposição do recurso.


O que eu preciso saber para criar o meu recurso?

Antes de qualquer outra coisa, saiba que o edital veda qualquer forma de identificação, portanto, no momento de redigir o seu recurso, evite se identificar, sob pena de indeferimento sumário do seu pedido. 

Além disso, é importante respeitar o limite de caracteres, cujo o limite é de 5.000 (cinco mil). 


Posso copiar o recurso dos professores?

NÃO! Nada de “Ctrl C + Ctrl V”. É sempre válido se inspirar nas fundamentações e argumentações dos professores e outros colegas, mas não copie um recurso pronto, pois uma vez que a banca identifique essa atitude, o seu recurso será indeferido sumariamente.


E aí, existe a possibilidade de anulação?

Falar sobre anulações é sempre delicado, a FGV é imprevisível quanto a análise de recursos. Acreditamos que os alunos que estão entre 38 e 39 pontos podem sempre aguardar de forma mais esperançosa as eventuais anulações. De qualquer forma, aguarde com os pés no chão, sabendo que a boa notícia pode não chegar. 

Pelo histórico que a FGV vem demonstrando, é muito difícil que as anulações se concretizem, mas a nossa equipe de professores está se posicionando sobre os recursos pertinentes na tentativa de auxiliá-los. 


Se a banca anular uma questão que eu acertei, serei beneficiado ou prejudicado?

No caso de anulações de questões que você tenha acertado, a sua pontuação permanece a mesma, então você não será prejudicado. 


Para receber uma pontuação de eventual anulação preciso recorrer?

O item 5.9.1 do edital deixa bem claro: “No caso de anulação de questão integrante da prova objetiva, a pontuação correspondente será atribuída a todos os examinandos indistintamente, inclusive aos que não tenham interposto recurso. ” Portanto, não é necessário que você recorra para receber eventual pontuação.


Existe a possibilidade de retificação de gabarito?

Segundo o edital, retificações podem ser comunicadas pela banca até o dia do resultado definitivo. Normalmente, elas são divulgadas de forma imediata, mas sempre há a possibilidade de serem comunicadas depois.


Serei prejudicado se a banca retificar alguma questão?

Se você errou a questão alterada, você perde esse ponto. Se você acertou, ganha. 


Quando será divulgada a resposta dos recursos?

O gabarito oficial e o resultado final serão divulgados no dia 08/11/2019.


O nosso time de professores já está estudando e reavaliando todas as questões da prova e em breve vamos publicar quais as questões que podem ser ser passíveis de recursos. Continue nos acompanhando por aqui e pelas nossas redes sociais.

Central de Atendimento
(51) 3937-7742 ou pelo Whatsapp (51) 99355-0330