0.00
OAB 1° e 2° fase

Pré-Prova sem estresse: Como o exercício físico pode ser seu melhor aliado

Veja os benefícios da prática de exercícios físicos na reta final de preparação para o Exame da OAB.

Última atualização em 10/04/2025
Compartilhar:

Você já parou pra pensar que seu desempenho nas provas pode ser influenciado não só pelos estudos, mas também pelo cuidado com o corpo e a mente? A fase pré-prova costuma ser carregada de estresse, ansiedade e noites mal dormidas — mas há uma ferramenta poderosa, acessível e 100% natural que pode transformar essa jornada: o exercício físico.

 

Além de melhorar sua saúde geral, mover o corpo regularmente traz uma série de benefícios físicos, mentais e cognitivos que impactam diretamente nos seus estudos e no seu desempenho no grande dia. Quer saber como? Vem comigo!

 

🌿 Benefícios Físicos


1. Redução do cortisol: A prática regular de exercícios ajuda a controlar os níveis desse hormônio ligado ao estresse, trazendo mais equilíbrio para o seu dia a dia.


2. Melhoria do sono: Dormir bem é essencial para consolidar a memória e recuperar as energias. E adivinha? O exercício físico melhora (e muito) a qualidade do sono.


3. Mais energia, menos fadiga: Um corpo ativo é um corpo com mais disposição. Mesmo que pareça contraditório, gastar energia nos exercícios faz com que você tenha mais energia para estudar.

 

🧠 Benefícios Mentais


1.  Redução da ansiedade: Atividades físicas liberam endorfina, o famoso “hormônio da felicidade”, ajudando você a se sentir mais calmo e focado.


2. Melhoria da concentração: A prática regular de exercícios contribui para manter a mente mais alerta e preparada para absorver conteúdos complexos.


3. Mais confiança e autoestima: Sentir-se bem com você mesmo(a) faz toda a diferença na hora de encarar desafios como uma prova. O exercício fortalece também essa parte emocional.

 

💡 Benefícios Cognitivos


1. Memória turbinada: Movimentar o corpo também estimula o cérebro, melhorando a retenção de informações e a capacidade de aprendizagem.


2. Criatividade em alta: Caminhar, correr ou fazer uma aula de dança pode ajudar a ter insights e novas formas de resolver problemas.


3. Decisões mais assertivas: Exercitar-se melhora a capacidade de tomar decisões e pensar criticamente, duas habilidades essenciais na hora da prova.

 

🔄 Como Incluir Exercícios na Rotina de Estudos


Sabemos que a vida de quem estuda para provas como a OAB já é corrida, mas com algumas pequenas adaptações, é possível incluir movimento no seu dia a dia:

 

Escolha algo que você goste: Caminhada, dança, natação, treino funcional... o importante é que seja prazeroso e encaixe no seu estilo de vida.


Reserve de 20 a 30 minutos por dia: Pode ser pela manhã para começar bem o dia, ou no fim da tarde como forma de relaxamento.
Inclua momentos de relaxamento: Yoga, meditação e respiração consciente são aliados poderosos para acalmar a mente.
Faça pausas ativas nos estudos: Levantar, alongar, dar uma voltinha no quarteirão... tudo isso já ajuda a recarregar as energias e manter o foco.

 

🧘 Equilíbrio é a Chave


Estudar com dedicação é fundamental, mas cuidar do corpo e da mente é o que vai te dar sustentação até o final da maratona. Não subestime o poder de uma boa caminhada, de um alongamento ou daquela aula de dança que você tanto gosta.

 

Na preparação para a prova, seu corpo é seu aliado. Cuide dele.


00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br