Orientações e Tutoriais para Alunos com Necessidades Específicas de Aprendizagem | 2025
Cód.: 1916
ACESSIBILIDADE
Sobre o curso
Este curso é um guia essencial para alunos com deficiência visual, TDAH e deficiência física que buscam otimizar sua experiência de aprendizado no ensino a distância.
Abordando desafios comuns e oferecendo soluções práticas, o curso capacita os estudantes com estratégias eficazes de estudo, ferramentas digitais acessíveis e técnicas de organização e planejamento.
Aprenda a utilizar recursos tecnológicos, aprimorar a gestão do tempo e manter a motivação, garantindo um aprendizado mais autônomo, produtivo e confortável.
O curso foi pensado para atender algumas especificidades do AVA (ambiente virtual de aprendizado) do próprio do Ceisc. Mas, todas as demais orientações são valiosas para qualquer aluno na educação à distância.
Descubra como transformar os desafios em oportunidades e alcançar seus objetivos acadêmicos com confiança.
Nesse curso você terá

Conteúdo Acessível
Aqui você encontra um conteúdo sem barreiras para o estudo. Nosso material foi produzido pensando na acessibilidade e interatividade com tecnologias assistivas.

Ferramentas Práticas
Dentro do curso você encontrará ferramentas que te auxiliarão de forma prática durante os estudos. Desde controle de tempo, criação de cards de estudo, organização de rotina e muito mais!

Atendimento específico
Você terá um canal de atendimento voltado específicamente a acessibilidade: ao longo do curso, será divulgado o número de WhatsApp do setor de Diversidade, Acessibilidade e Inclusão, no qual você poderá solicitar auxilio ou tirar suas dúvidas.

Aulas Objetivas
Todas as aulas do curso foram pensadas para trazer o máximo de aprendizado com dinamismo, num tempo acessível à sua rotina. É possível finalizar todo o material disponível em cerca de 30 minutos de estudo.
Conheça os professores
Psicopedagogia clínica e institucional |Especialista em Análise do comportamento aplicada ao autismo | Especialista em gestão escolar | Educadora parental pela PDA - EUA | Formação em transtornos do neurodesenvolvimento | Formação em psiquiatria infantil | @andreniseschaefer
Confira a introdução do primeiro módulo:
Conteúdo Programático
Módulo 1: Introdução à Inclusão e Acessibilidade no EAD
1.1. Desafios Comuns no Estudo Online
Módulo 2: Estratégias de Estudo Eficientes e Ambiente Adaptado
• Deficiência Visual: Escuta de resumos em áudio, gravações próprias para revisão, repetição espaçada.
• TDAH: Método dos 5 minutos para combater a procrastinação, recompensas após tarefas, blocos curtos de estudo com pausas, checklists visuais.
• Deficiência Física: Mapas mentais, resumos visuais, uso de ferramentas de digitação por voz.
Módulo 3: Ferramentas Digitais para Acessibilidade e Produtividade
3.1. Aplicativos e Softwares Essenciais • Deficiência Visual: Voice Dream Reader, Seeing AI, Be My Eyes, ClaroSpeak, Google Lookout.
• TDAH: Freedom, Pomofocus, Notion, Otter.ai, Cold Turkey, Focus To-Do, Anki, Quizlet, Google Keep.
• Deficiência Física: Voice Access (Google), NVDA, Dictation.io, Google Docs (digitação por voz), SpeechTexter.
3.2. Utilizando Recursos da Plataforma EAD
• Aproveitamento de cronogramas de estudos, inteligência artificial para personalização e lembretes.
• Compatibilidade da plataforma com leitores de tela e ferramentas de acessibilidade.
Módulo 4: Organização, Planejamento e Gestão do Tempo 4.1. Criando um Cronograma Realista
• Definição de metas alcançáveis, uso de agendas digitais (Google Agenda, Trello, Microsoft To Do).
• Classificação de atividades por cores, criação de rotinas com horários fixos de estudo.
• Planejamento antecipado com folgas para imprevistos.
4.2. Organização de Materiais e Tarefas • Utilização de calendários e planejadores digitais acessíveis.
• Organização de tarefas por prioridade, uso de voz ou lembretes visuais.
• Divisão de grandes tarefas em partes menores e gerenciáveis.
Módulo 5: Aproveitamento das Aulas Online e Avaliações
Módulo 6: Motivação, Autonomia e Bem-Estar