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PRÁTICA JURÍDICA E ATUALIZAÇÃO

Orientações e Tutoriais para Alunos com Necessidades Específicas de Aprendizagem | 2025

Cód.: 1916

valores promocionais até dia 31/12/2026

ACESSIBILIDADE

Sobre o curso

Este curso é um guia essencial para alunos com deficiência visual, TDAH e deficiência física que buscam otimizar sua experiência de aprendizado no ensino a distância.


Abordando desafios comuns e oferecendo soluções práticas, o curso capacita os estudantes com estratégias eficazes de estudo, ferramentas digitais acessíveis e técnicas de organização e planejamento.


Aprenda a utilizar recursos tecnológicos, aprimorar a gestão do tempo e manter a motivação, garantindo um aprendizado mais autônomo, produtivo e confortável.


O curso foi pensado para atender algumas especificidades do AVA (ambiente virtual de aprendizado) do próprio do Ceisc. Mas, todas as demais orientações são valiosas para qualquer aluno na educação à distância.


Descubra como transformar os desafios em oportunidades e alcançar seus objetivos acadêmicos com confiança.

Nesse curso você terá

<p>Conteúdo Acessível</p>

Conteúdo Acessível

Aqui você encontra um conteúdo sem barreiras para o estudo. Nosso material foi produzido pensando na acessibilidade e interatividade com tecnologias assistivas. 

<p>Ferramentas Práticas&nbsp;</p>

Ferramentas Práticas 

Dentro do curso você encontrará ferramentas que te auxiliarão de forma prática durante os estudos. Desde controle de tempo, criação de cards de estudo, organização de rotina e muito mais! 

<p>Atendimento específico</p>

Atendimento específico

Você terá um canal de atendimento voltado específicamente a acessibilidade: ao longo do curso, será divulgado o número de WhatsApp do setor de Diversidade, Acessibilidade e Inclusão, no qual você poderá solicitar auxilio ou tirar suas dúvidas. 

<p>Aulas Objetivas</p>

Aulas Objetivas

Todas as aulas do curso foram pensadas para trazer o máximo de aprendizado com dinamismo, num tempo acessível à sua rotina. É possível finalizar todo o material disponível em cerca de 30 minutos de estudo. 

Conheça os professores

Psicopedagogia clínica e institucional |Especialista em Análise do comportamento aplicada ao autismo | Especialista em gestão escolar | Educadora parental pela PDA - EUA | Formação em transtornos do neurodesenvolvimento | Formação em psiquiatria infantil | @andreniseschaefer

Andrenise Schaefer

Andrenise Schaefer

Confira a introdução do primeiro módulo: 

Conteúdo Programático

​1.1. Desafios Comuns no Estudo Online


• Deficiência Visual: Dificuldade com materiais não formatados, leitura extensa, cansaço visual, dependência de recursos adaptativos.
• TDAH: Foco instável, procrastinação, desorganização, impulsividade, gestão de tempo.
• Deficiência Física: Dificuldade de digitação/manuseio do mouse, cansaço físico, necessidade de pausas, acesso limitado a ambientes não adaptados.

1.2. A Importância da Autonomia e Adaptação
• Como a adaptação e o uso de tecnologias assistivas transformam a experiência de aprendizado.
• O papel do planejamento e das estratégias personalizadas na conquista de objetivos acadêmicos.

• Deficiência Visual: Escuta de resumos em áudio, gravações próprias para revisão, repetição espaçada.

• TDAH: Método dos 5 minutos para combater a procrastinação, recompensas após tarefas, blocos curtos de estudo com pausas, checklists visuais.

• Deficiência Física: Mapas mentais, resumos visuais, uso de ferramentas de digitação por voz.

3.1. Aplicativos e Softwares Essenciais • Deficiência Visual: Voice Dream Reader, Seeing AI, Be My Eyes, ClaroSpeak, Google Lookout.

• TDAH: Freedom, Pomofocus, Notion, Otter.ai, Cold Turkey, Focus To-Do, Anki, Quizlet, Google Keep.

• Deficiência Física: Voice Access (Google), NVDA, Dictation.io, Google Docs (digitação por voz), SpeechTexter.

3.2. Utilizando Recursos da Plataforma EAD

• Aproveitamento de cronogramas de estudos, inteligência artificial para personalização e lembretes.

• Compatibilidade da plataforma com leitores de tela e ferramentas de acessibilidade.


• Definição de metas alcançáveis, uso de agendas digitais (Google Agenda, Trello, Microsoft To Do).

• Classificação de atividades por cores, criação de rotinas com horários fixos de estudo.

• Planejamento antecipado com folgas para imprevistos.

4.2. Organização de Materiais e Tarefas • Utilização de calendários e planejadores digitais acessíveis.

• Organização de tarefas por prioridade, uso de voz ou lembretes visuais.

• Divisão de grandes tarefas em partes menores e gerenciáveis.