Guia para Professores de alunos com Necessidades Específicas de Aprendizagem | 2025
Cód.: 1945
ACESSIBILIDADE
Sobre o curso
Este curso é um guia essencial para professores, tutores do Ceisc e instituições parceiras que buscam apoiar efetivamente seus alunos com deficiência visual, TDAH e deficiência física, otimizando a inclusão e a acessibilidade no ensino a distância.
Abordando os desafios específicos de cada condição no ambiente online, o curso capacita os educadores com estratégias pedagógicas eficazes, ferramentas digitais acessíveis e técnicas para adaptar materiais e avaliações, promovendo um ambiente de aprendizado verdadeiramente inclusivo.
Aprenda a adaptar seu planejamento, orientar o uso de tecnologias assistivas e aplicar métodos de ensino que atendam às necessidades de organização, foco e acessibilidade de cada aluno, garantindo uma jornada de aprendizado mais autônoma, produtiva e motivadora.
O curso foi pensado para atender algumas especificidades do AVA (ambiente virtual de aprendizado) próprio do Ceisc. Mas, todas as demais orientações são valiosas para qualquer profissional na área da educação à distância.
Descubra como transformar os desafios da inclusão em oportunidades de inovação pedagógica e ajude seus alunos a alcançarem seu pleno potencial acadêmico com confiança.
Nesse curso você terá

Conteúdo Acessível
Aqui você encontra um conteúdo sem barreiras para o estudo. Nosso material foi produzido pensando na acessibilidade e interatividade com tecnologias assistivas.

Ferramentas Práticas
Dentro do curso você encontrará ferramentas que te auxiliarão de forma prática à ministrar aulas mais inclusivas e acessíveis. Desde apps a sites de controle de tempo, criação de cards de estudos, organização de rotina para seus discentes e muito mais!

Atendimento específico
Você terá um canal de atendimento voltado específicamente a acessibilidade: ao longo do curso, será divulgado o número de WhatsApp do setor de Diversidade, Acessibilidade e Inclusão, no qual você poderá solicitar auxilio, tirar suas dúvidas ou fazer sugestões de melhoria.

Aulas Objetivas
Todas as aulas do curso foram pensadas para trazer o máximo de aprendizado com dinamismo, num tempo acessível à sua rotina. É possível finalizar todo o material disponível em cerca de 30 minutos de estudo.
Conheça os professores
Psicopedagogia clínica e institucional |Especialista em Análise do comportamento aplicada ao autismo | Especialista em gestão escolar | Educadora parental pela PDA - EUA | Formação em transtornos do neurodesenvolvimento | Formação em psiquiatria infantil | @andreniseschaefer
Confira a introdução do primeiro módulo:
Conteúdo Programático
Módulo 1: Introdução à Inclusão e Acessibilidade no EAD
1.1. Desafios Comuns no Estudo Online
• Deficiência Visual: Dificuldade com materiais não formatados, leitura extensa, cansaço visual, dependência de recursos adaptativos.
• TDAH: Foco instável, procrastinação, desorganização, impulsividade, gestão de tempo.
• Deficiência Física: Dificuldade de digitação/manuseio do mouse, cansaço físico, necessidade de pausas, acesso limitado a ambientes não adaptados.
1.2. A Importância da Autonomia e Adaptação
• Como a adaptação e o uso de tecnologias assistivas transformam a experiência de aprendizado.
• O papel do planejamento e das estratégias personalizadas na conquista de objetivos acadêmicos.
Módulo 2: Estratégias de Estudo Eficientes e Ambiente Adaptado
2.1. Otimizando o Ambiente de Estudo
• Deficiência Visual: Iluminação adequada, suportes ergonômicos, ajuste de contraste/brilho de telas, recursos assistivos à mão.
• TDAH: Local silencioso e organizado, evitar excesso de estímulos, fones com música instrumental/ruído branco, manter apenas o necessário na mesa.
• Deficiência Física: Mesas e cadeiras adaptadas, suportes para notebook/monitor, almofadas de apoio, pausas frequentes.
2.2. Técnicas de Estudo e Revisão
• Deficiência Visual: Escuta de resumos em áudio, gravações próprias para revisão, repetição espaçada.
• TDAH: Método dos 5 minutos para combater a procrastinação, recompensas após tarefas, blocos curtos de estudo com pausas, checklists visuais.
• Deficiência Física: Mapas mentais, resumos visuais, uso de ferramentas de digitação por voz.
Módulo 3: Ferramentas Digitais para Acessibilidade e Produtividade
Módulo 4: Organização, Planejamento e Gestão do Tempo 4.1. Criando um Cronograma Realista
• Definição de metas alcançáveis, uso de agendas digitais (Google Agenda, Trello, Microsoft To Do).
• Classificação de atividades por cores, criação de rotinas com horários fixos de estudo.
• Planejamento antecipado com folgas para imprevistos.
4.2. Organização de Materiais e Tarefas • Utilização de calendários e planejadores digitais acessíveis.
• Organização de tarefas por prioridade, uso de voz ou lembretes visuais.
• Divisão de grandes tarefas em partes menores e gerenciáveis.
Módulo 5: Aproveitamento das Aulas Online e Avaliações
5.1. Participação em Aulas ao Vivo e Gravadas
• Deficiência Visual: Audiodescrição, materiais antecipados, gravação de aulas, legendas automáticas, ajuste de velocidade, pausas para descanso visual.
• TDAH: Anotar palavras-chave, interagir no chat, rever aulas, manter mãos ocupadas, utilizar materiais antecipados, ajustar velocidade de vídeo, usar legendas.
• Deficiência Física: Teclado/comando por voz para interação, câmera opcional, materiais de apoio próximos, recursos de velocidade/legenda, pausas para descanso.
5.2. Preparação para Provas e Trabalhos
• Deficiência Visual: Ditado por voz para produção de textos, planejamento de estrutura com tópicos falados/visuais.
• TDAH: Resumos curtos, repetição espaçada, associação de conteúdos, mnemônicos, divisão de tarefas, ditado por voz, prazos intermediários.
• Deficiência Física: Ferramentas de digitação por voz, conversar com tutores sobre adaptações/prazos estendidos, mapas mentais/resumos visuais.
Módulo 6: Motivação, Autonomia e Bem-Estar
6.1. Mantendo a Motivação e Lidando com Frustrações
• Definição de objetivos claros, celebração de conquistas, adaptação de métodos, busca de apoio.
• Evitar julgamento, mudar de abordagem, respeitar sinais de cansaço mental, buscar apoio profissional.
6.2. Respeitando o Ritmo Individual
• A importância de conhecer o próprio ritmo e adaptar métodos.
• O papel da tecnologia como aliada no foco e organização.
• Comunicação aberta com tutores para solicitar adaptações.