BM-RS e Fundatec assinam contrato e novo edital para soldado é iminente
Extrato de contrato foi publicado na edição do Diário Oficial desta quarta (19). Edital pode ser publicado a qualquer momento.
A quarta-feira (19) começou agitada para os concurseiros atentos as oportunidades para as forças de segurança. Vem da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, a informação de que está assinado o contrato com a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) que irá organizar o novo edital que irá contemplar a carreira de soldado da BM-RS.
Veja o extrato de contrato abaixo
O extrato de contrato foi publicado na edição desta quarta (19) do Diário Oficial do Estado, e ratifica a escolha da banca, colocando assim o novo edital se soldado da BM-RS em estado de iminência, podendo ser publicado a qualquer momento. De acordo com o documento publicado nesta quarta (19),a futura seleção terá a oferta de 1,2 mil vagas para carreira de soldado.
Aguardado desde 2021, a nova seleção deverá vir com a oferta de 1,3 mil vagas, distribuídas entre soldados e oficiais da corporação. Nisso, somados todos os editais previstos, segundo o executivo gaúcho, serão preenchidas 2.774 vagas na Brigada Militar (BM), na Polícia Civil (PC), no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e no Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Último edital para BM foi publicado em 2021
Atualmente, o concurso para soldado exige altura mínima de 1m65cm para homens e 1m60cm para mulheres; idade máxima de 25 anos até a data da inscrição; entre outras questões.
Vale lembrar que o último edital para Brigada Militar, teve provas aplicadas em janeiro de 2022. Ofertando 4 mil vagas, o certame foi organizado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec. Ainda no seu prazo de validade, autualmente ainda há 1,8 mil aprovados aguardando chamamento, dos quais 400 devem ser convocados até agosto deste ano.
Ingresso na BM-RS terá a exigência de nível superior a partir de 2027
A partir de 2027, os concursos para ingresso de soldados na Brigada Militar (BM) vão exigir curso superior. A medida vai equiparar o nível de exigência de entrada na BM com o que se pede na Polícia Civil e na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio Feoli, confirmou que o prazo previsto em lei será implementado. Essa mudança no ingresso, conforme Feoli, deve qualificar o serviço prestado à comunidade.
No caso dos concursos para soldado, o pré-requisito será de formação superior em qualquer área. O nível de formação já é exigido nos concursos ao cargo de capitão — primeiro grau da carreira de oficial. Contudo, neste caso, somente o diploma de Direito é aceito.
A Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da BM (ASSTBM) acredita que, uma vez exigido o diploma para o cargo de soldado, este primeiro nível da BM deverá receber o subsídio básico previsto para os primeiros postos de outras carreiras da segurança pública.
Foco na sua nomeação em 2025!
Ficou claro que estudar, de forma séria e dedicada, envolve planejamento e muita força de vontade. Então, nada melhor do que escolher uma boa companhia para esse momento. Do novato ao mais experiente, o Ceisc está ao seu lado para lhe ajudar, se adaptando às suas necessidades.
Pensando nisso, e mesmo ainda a espera do tão aguardado edital, que o Ceisc preparou um curso específico para aqueles que sonham com uma vaga numa das principais corporações da polícia militar do país. Acesse já nosso site, e confira mais detalhes sobre o curso para soldado e capitão da BM-RS e comece hoje mesmo a sua preparação rumo a nomeação! Esperamos você lá!
Cursos relacionados

Concursos
BM-RS | Soldado
Cód.: 1353

Concursos
BM-RS | Capitão
Cód.: 1553
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br