Brigada Militar do RS tem comissão formada para novo edital
Portaria que oficializa comissão organizadora foi publicada no último sábado (11). Grupo deve anunciar a escolha da banca em breve.
Para os concurseiros atentos aos editais para as forças de segurança tem concurso novo ganhando forma. Vem da Brigada Miltar do Estado do Rio Grande do Sul (BM-RS) a informação de que está formada a comissão organizadora para o novo edital de servidores da BM-RS, autorizado pelo Governador do Estado, Eduardo Leite, em novembro de 2024. A portaria, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado no último sábado (11).
Veja a portaria abaixo
Vale lembrar que o grupo formado será responsável por viablizar a definição da banca organizadora do futuro edital. Aguardado desde 2021, a nova seleção deverá vir com a oferta de 1,3 mil vagas, distribuídas entre soldados e oficiais da corporação. Nisso, somados todos os editais previstos, segundo o executivo gaúcho, serão preenchidas 2.774 vagas na Brigada Militar (BM), na Polícia Civil (PC), no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e no Instituto-Geral de Perícias (IGP). Num recorte apenas para BM-RS, estima-se que serão 1.200 vagas distribuídas para carreira de soldado e mais 150 oportunidades para carreira de oficial.
Último edital para BM foi publicado em 2021
Atualmente, o concurso para soldado exige altura mínima de 1m65cm para homens e 1m60cm para mulheres; idade máxima de 25 anos até a data da inscrição; entre outras questões.
Vale lembrar que o último edital para Brigada Militar, teve provas aplicadas em janeiro de 2022. Ofertando 4 mil vagas, o certame foi organizado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec. Ainda no seu prazo de validade, autualmente ainda há 1,8 mil aprovados aguardando chamamento, dos quais 400 devem ser convocados até agosto deste ano.
Ingresso na BM-RS terá a exigência de nível superior a partir de 2027
A partir de 2027, os concursos para ingresso de soldados na Brigada Militar (BM) vão exigir curso superior. A medida vai equiparar o nível de exigência de entrada na BM com o que se pede na Polícia Civil e na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio Feoli, confirmou que o prazo previsto em lei será implementado. Essa mudança no ingresso, conforme Feoli, deve qualificar o serviço prestado à comunidade.
No caso dos concursos para soldado, o pré-requisito será de formação superior em qualquer área. O nível de formação já é exigido nos concursos ao cargo de capitão — primeiro grau da carreira de oficial. Contudo, neste caso, somente o diploma de Direito é aceito.
A Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da BM (ASSTBM) acredita que, uma vez exigido o diploma para o cargo de soldado, este primeiro nível da BM deverá receber o subsídio básico previsto para os primeiros postos de outras carreiras da segurança pública.
Foco na sua nomeação em 2024!
Ficou claro que estudar, de forma séria e dedicada, envolve planejamento e muita força de vontade. Então, nada melhor do que escolher uma boa companhia para esse momento. Do novato ao mais experiente, o Ceisc está ao seu lado para lhe ajudar, se adaptando às suas necessidades.
Pensando nisso, e mesmo ainda a espera do tão aguardado edital, que o Ceisc preparou um curso específico para aqueles que sonham com uma vaga numa das principais corporações da polícia militar do país. Acesse já nosso site, e confira mais detalhes sobre o curso para soldado da BM-RS e comece hoje mesmo a sua preparação rumo a nomeação! Esperamos você lá!
Cursos relacionados
Concursos
BM-RS | Soldado
Cód.: 1353
Concursos
BM-RS | Capitão
Cód.: 1553
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br