0.00
OAB 1° e 2° fase

Como estudar para as três novas disciplinas exigidas na OAB?

Com a inclusão de três novas disciplinas na prova da OAB, é preciso adaptar a rotina de estudos. Confira neste artigo dicas para estudar para as matérias!

Última atualização em 19/02/2024
Compartilhar:

Direito Financeiro, Direito Eleitoral e Direito Previdenciário, são elas as novas disciplinas exigidas na 1ª fase da OAB. Saiba como se preparar para encará-las no seu exame. 

Para muitos examinandos, as novas disciplinas são uma completa novidade, não apenas por se tornarem uma exigência a partir do 38º Exame, mas também porque em muitos cursos de graduação em Direito elas não são disciplinas obrigatórias no conteúdo programático. Dessa forma, para muitos alunos, o momento de preparação para a OAB pode ser o primeiro contato com essas matérias, provocando insegurança e dúvidas sobre como estudá-las.  

O que já sabemos sobre as novas disciplinas? 

É importante reforçar que no 38º Exame, Direito Financeiro, Direito Eleitoral e Direito Previdenciário receberão duas questões cada. Entretanto, já foi confirmado que a prova continuará possuindo 80 questões, fazendo com que outras disciplinas, ainda não sabemos quais, tenham menos questões exigidas.  

Nessa lógica, podemos afirmar que as novas disciplinas se integram ao grupo das “disciplinas com duas questões”. Conjunto já formado por Filosofia do Direito, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, Direito Internacional e Direito Ambiental. Juntas elas representarão 18 questões da prova, ou seja, 45% do que você precisa acertar para ser aprovado na 1ª fase. O peso delas passa a representar uma grande diferencial para a aprovação, por isso é imprescindível que você esteja munido de boas ferramentas de estudo para enfrentá-las.  

Como o Ceisc se preparou para receber as novas disciplinas?  

Foram meses de preparação, que iniciaram com a contratação dos professores qualificados e com experiência de trabalho nas novas áreas, são eles: Guilherme Pedrozo, Alejandro Rayo e Guilherme Volpato. Além disso, realizamos o mapeamento de provas de Concurso em que as referidas disciplinas foram exigidas e que a banca responsável foi a FGV, sendo possível visualizar o perfil de exigência e os conteúdos mais cobrados pela banca da OAB.  

Com essas informações reunidas, o Ceisc disponibiliza em seus cursos de 1ª fase, materiais objetivos, videoaulas explicando passo a passo sobre a compreensão das matérias, além de questões autorais inéditas para que os examinandos possam unir o estudo teórico ao estudo prático. Ainda que você esteja iniciando do zero com essas áreas, o conteúdo disponibilizado permite que você construa uma base sólida de tudo que realmente importa.  

De forma a proporcionar um contato inicial com os conteúdos e professores novos, o Ceisc lançou o evento de Aulas inaugurais, de 1º a 9 de março de 2023, com aulas abertas das disciplinas novas e um e-book objetivo para quem estiver inscrito no evento.  Se você ainda não estiver inscrito, clica no link das Aulas Inaugurais e garanta o seu acesso aos materiais gratuitos.   

Como estudar para o 38° Exame?  

Antes de iniciar os estudos é imprescindível montar um planejamento de como a sua preparação ocorrerá, para que siga uma sequência eficaz e de acordo com o que será exigido de você no dia da prova. Além disso, é importante buscar aliar o estudo teórico ao estudo prático, para ter provas reais de como tem sido a sua retenção do conteúdo. 

Nossos cursos de 1ª fase seguem uma organização por cronogramas de estudo interativos, ferramenta que indica diariamente ao aluno quais atividades devem ser desempenhadas, possibilitando ao aluno concentrar-se apenas em estudar, poupando o tempo de se preocupar com o planejamento dia a dia.  

Todos os cronogramas oferecidos são apresentados sob a sequência dos grupos de estudo: A, B e C.  

- No grupo A encontram-se as disciplinas com mais questões na prova (Ética, Direito Constitucional, Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho). Para que o aluno inicie a sua preparação focando nas disciplinas que representam a maior parte da prova, garantindo desde logo uma base sólida nessas áreas.  

- No grupo B encontram-se as disciplinas com 5-6 questões na prova (Administrativo, Processo Penal, Processo do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Tributário) + 3 novas disciplinas (Direito Financeiro, Direito Eleitoral e Direito Previdenciário) para que o aluno possa na sequência, estudar disciplinas que também representam uma boa quantidade de questões na prova, além de ter mais cedo o contato com o que ainda é desconhecido para muitos examinandos, o conteúdo das novas disciplinas. 

- No grupo C se encontram as outras seis disciplinas com duas questões na prova (Filosofia do Direito, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, Direito Internacional e Direito Ambiental) elas ficam ao final do cronograma, pois ainda que o aluno não consiga concluir o seu estudo no período regular do curso, por serem disciplinas mais curtas, poderá estudá-las no decorrer da Revisão Turbo.  

Com essa lógica integrada aos cronogramas, ao aluno fica a tarefa de aplicar o Método Turbo de estudo, ou seja, a sequência de passos para tornar o aprendizado mais efetivo. O método compreende: 

1º - Leitura do assunto  

2° - Assistir à videoaula do assunto  

3° - Resolver questões do assunto estudado 

4° - Revisar o assunto estudado 

Com esse passo a passo, um formato de estudo complementa o outro e estimula uma retenção maior de informações estudadas. Por exemplo, ao realizar a leitura do material antes de acompanhar a aula, o aluno tem a possibilidade de se familiarizar com o conteúdo que será tratado pelo professor em aula, aumentando o seu aproveitamento dessas explicações, já que elas não serão uma novidade. 

Não existe fórmula mágica para ser aprovado. Planeje a sua rotina de estudos e se comprometa em segui-la, essa será a sua maior fonte de segurança no dia da prova! 

Acredito que esse material te traga uma boa base de como organizar o seu planejamento e da importância de estar atento às novidades do 38° Exame. Se esse conteúdo foi útil a você compartilhe com alguém a quem possa auxiliar.  

Abraço, 
Camila Martins  

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti