0.00
Concursos

Concursos para Delegado no Sul do Brasil

Série atualiza andamento de status dos concursos para delegado nas cinco regiões do Brasil

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Continuando a série que atualiza o certame para delegado nas cinco regiões do Brasil, o Ceisc retoma os status dos concursos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Neste resgate, chegou a vez da Região Sul e a situação dos últimos concursos realizados para delegado e seu andamento.

Rio Grande do Sul

Publicado em dezembro de 2021 no Diário Oficial do Estado a prorrogação do contrato do governo gaúcho com a banca Fundatec por 12 meses, prazo que passou a contar em 29 de janeiro.

A estimativa inicial era concluir a convocação dos aprovados no final de março, mas por conta do alto número de excedentes, uma nova prorrogação, agora por mais dois anos, foi publicada no Diário Oficial em 18 de julho.

Como foi o último concurso?

O certame foi dividido em três fases: preliminar, intermediária e final. A primeira foi realizada em duas partes, através uma prova preambular com questões objetivas em Língua Portuguesa (40 questões) e conhecimentos jurídicos.

A fase intermediária, por sua vez, aplicou prova discursiva que foi dividida em duas partes: uma, constituída por Direito Penal (5) e Direito Administrativo (5), e outra por Direito Processual Penal (5) e Direito Constitucional (5). Nesta etapa, foi considerado o mínimo de 40% de aproveitamento em cada uma das quatro disciplinas.

Por último, a fase final consistiu em prova oral sobre tópicos de Direito Penal e Direito Processual Penal, avaliada de 0 a 10 pontos.

Encerradas as fases referentes ao teste de capacidade teórica dos candidatos, deu-se início às etapas de: capacitação física, sindicância sobre vida pregressa e atual, exames de saúde e avaliação de aptidão psicológica. Após a confirmação da aptidão do candidato nessas fases, foi realizada a chamada posterior para a matrícula no curso de formação profissional, no qual o candidato deve atingir o mínimo de 70% de aproveitamento em cada disciplina cursada.

O edital ainda aponta que o Delegado investido no cargo deve fazê-lo com dedicação exclusiva, e vencimento no valor de R$ 20.353,06.

Por fim, estima-se que até o final do ano, com a conclusão das convocações dos aprovados excedentes, será possível a abertura de um novo edital para 2023.

Santa Catarina

Realizado em 2014, o último concurso para o cargo de Delegado da Polícia Civil em Santa Catarina contou com a abertura de 66 vagas imediatas. No último dia 15 de setembro de 2022, foi formada a lista com os membros da comissão organizadora do novo edital. Ao todo, serão 29 vagas para o cargo de Delegado conforme portaria abaixo:

Como foi o último concurso?

O último concurso para o cargo de Delegado da Polícia Civil de Santa Catarina foi realizado em 2014, com o edital apontando para 66 vagas imediatas. O certame foi dividido em oito fases:

  • Prova objetiva;

  • Prova dissertativa;

  • Prova de capacidade física;

  • Avaliação da aptidão psicológica vocacionada;

  • Investigação social;

  • Prova oral;

  • Exame toxicológico;

  • Avaliação de títulos.

A primeira, segunda, terceira, quarta e oitava fases foram de responsabilidade da banca ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) e as restantes foram avaliadas pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) através de comissão pré-estabelecida.

Ao fim das etapas, foram selecionados 165 candidatos e, como destacado anteriormente pela Diretoria de Administração e Finanças da DGPC-SC, todos os listados foram chamados.

Paraná

A Polícia Civil do Paraná teve edital publicado em abril de 2020, destinou 50 vagas para Delegado no interior do Estado. O concurso teve seis fases ao todo, sendo elas: prova preambular objetiva, de conhecimentos específicos, de títulos, testes de higidez e aptidão física e investigação de conduta.

No mês de julho, o certame tornou público a ampliação de mais 100 vagas para o cargo de delegado.

A autorização para o aumento de vagas, foi concedida pelo Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior que, segundo o edital, atende as necessidades emergenciais da PC-PR contida no planejamento estratégico 2019/2023 da Polícia Civil do Paraná, além da própria logística de formação dos futuros policiais.


Você já conhece os nossos cursos?

Se o seu projeto profissional está mirando uma carreira na área de segurança pública, nós estamos aqui para te ajudar! Conheça os nossos cursos e conteúdos exclusivos, focados em agilidade e fácil aprendizado.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti