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OAB 1° e 2° fase

Está ansioso pelo resultado da prova da OAB? Veja como lidar com a ansiedade pós-prova

A ansiedade pós-prova da OAB é comum, mas é possível lidar com ela. Saiba como se cuidar após o exame!

Última atualização em 20/02/2024
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A ansiedade é um sentimento muito presente desde a preparação para a prova, sua realização até finalmente o resultado final. A espera pelo resultado pode suscitar tensão e nervosismo, uma vez que este é um momento decisivo que simboliza a possibilidade do fechamento de um ciclo para que outro se inicie. A espera de um desejo que pode vir a ser concretizado.

Por ser um momento em que muitas expectativas (internas e externas) são geradas, pode suscitar no aluno/estudante o sentimento de autocobrança e pressão em ter que corresponder tais expectativas, o que pode ser fonte de sofrimento mental e trazer consequências negativas a saúde emocional.

E por isso, se faz importante neste momento o aluno se questionar:

O resultado final da prova define quem você é? Seu valor e sua capacidade intelectual estão representados em um prova?

Embora seja um momento de transição muito importante, se faz necessário poder questionar sobre como você encara as avaliações em sua vida e que independente do resultado final, reflita sobre o que você pode construir e evoluir internamente durante esse percurso.

Para lidar com a ansiedade pelo resultado da prova, lembre-se:

O resultado final não define quem você é: embora você deseje a aprovação que representa um marco importante em sua trajetória profissional, saiba que essa prova não será a primeira e nem a última avaliação que você terá que enfrentar em sua vida e que o resultado final mesmo não correspondendo o que você esperava, não é capaz de definir a sua capacidade intelectual.

Respire fundo e mantenha a calma: sofrer por antecipação com algo que você ainda não sabe, pode suscitar ainda mais ansiedade. Por isso, viva suas emoções de acordo com cada etapa.

Acolha a sua ansiedade: é parte deste momento você se permitir a viver emoções tais como essa, embora traga desconforto. Quanto mais você se impede de sentir ansiedade ao tentar controla-lá, mais você se sente ansioso por negar a possibilidade de apenas sentir. Os sintomas de ansiedade estão comunicando o que você precisa reaver em sua vida e sua relação com as avaliações.

Foque naquilo que você possui controle e está ao seu alcance: você vem entregando o que é possível e este é o momento de refletir sobre o que depende de você. Você não tem como presumir o resultado da prova, mas você pode encara-lo de uma maneira mais realista. Faz parte se permitir a se frustrar, mas lembre-se que toda frustração traz um ensinamento.

Com carinho, psicóloga Caroline Maria Nunes 💙

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