0.00
OAB 1° e 2° fase

Expectativas em relação a prova: o que devemos refletir

Expectativas em relação à prova: será que elas estão te atrapalhando? Reflita sobre isso e confira nossas dicas para se preparar melhor emocionalmente.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Hoje eu estou aqui para conversar com você sobre um tema que mobiliza muitos alunos: as expectativas que antecedem a prova. E, frente a este assunto, primeiramente, gostaria de lançar o seguinte questionamento:

Será que é possível não criar expectativas frente a prova?

Como podemos alinhar as expectativas com o real?

O que considero importante ressaltar é que as expectativas são um combustível importante da vida. Antes daquilo que se objetiva acontecer, faz parte deste processo imaginar, fantasiar e desejar. É isso afinal que nos move e impulsiona a viver. Então o grande desafio não é evitar as expectativas e a possibilidade de frustração, mas sim, poder refletir e entender que nem sempre tudo aquilo que se idealiza irá sair exatamente no tempo e de acordo em que se planeja.

A vida não cabe em roteiros. Vivemos em uma era, permeada por pouco espaço para frustrar-se diante da tentativa. As exigências sociais nos lançam um script social que por vezes causa insegurança, comparações e pressões internas para que consiga corresponder às normativas. Mas o que acontece quando esse script foge daquilo que foi previsto por você? Quantas vezes você se sente paralisado, pelo medo de criar expectativas e frustrar-se com o resultado final?

Por isso, lembre-se: respeitar o seu próprio tempo é primordial neste momento, principalmente, ao reconhecer que o seu caminho é único. Só você sabe das batalhas internas que vem enfrentando até aqui. Cada pessoa possui a sua história, a sua subjetividade e sua maneira de sentir. Quando você se permite tentar, uma porta pode se abrir e possibilidades poderão ser ampliadas, não o contrário.

Uma avaliação não define quem você é

O resultado de uma avaliação, seja ele diferente daquilo que você imaginava e desejava, não definirá quem você é e a sua capacidade intelectual, até porque conhecimento adquirido nunca é em vão ou perdido. É muito importante também você se questionar sobre como encara as avaliações em sua vida e como as enfrenta. O fato de já ter chegado até aqui e de ter dado esse primeiro passo, já significa uma tentativa em si mesmo. Por isso, mais do que um resultado em si, a prova significa uma possibilidade de testar os seus conhecimentos, bem como poder se desafiar e se conhecer.

Além disso, quanto mais você se pressiona em ter que atingir o resultado que deseja, mais paralisado você poderá se sentir. Neste momento, é muito importante respeitar o seu tempo, os seus limites e reconhecer que você vem entregando o seu melhor.

Por isso, cuidado para neste momento não alimentar pensamentos catastróficos em relação a prova, mas sim construir perspectivas. Pensamentos tais como “eu não vou conseguir passar”; “eu acho que a prova vai ser muito difícil”, gerará ainda mais ansiedade e medo frente a prova.

Deste modo, busque fortalecer a sua autoconfiança. Valide o quanto você vem se esforçando, se dedicando e se preparando para esse momento. Lembre-se do percurso árduo que você percorreu e que fizeram você chegar até aqui. Quando surgir a desmotivação, você deve fazer o seguinte questionamento: Por que você está estudando? Quais portas se abrirão, caso você venha atingir esse objetivo?

Criar perspectivas e alinhar as expectativas nos ajuda a visualizar um futuro. E o seu futuro depende de como você lida com as suas emoções no presente. Se a prova existe, é porque ela é superável e esse período é transitório. Por isso, resgate suas forças e construa as direções pelas quais você deseja seguir! Afinal, a graça em viver encontra-se nos caminhos que são construídos, criados e desbravados. Que não podem ser atalhados e que não vem pronto. E tão importante quanto a chegada, é aproveitar o processo de tornar-se quem você deseja ser.

Um abraço e estarei na torcida por você.

Com carinho, psicóloga Caroline Maria Nunes.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti