0.00
OAB 1° e 2° fase

O que NÃO fazer na reta final de preparação para a OAB

Na reta final de preparação para a OAB, saiba o que não fazer para não comprometer seu desempenho na prova.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Com a aproximação da data da prova, controlar as emoções e manter uma rotina de estudo se torna um desafio ainda mais complexo. É importante saber como agir nesses dias que antecedem a OAB, para que todo o esforço e dedicação não resultem em “morrer na praia” e sim, em comemoração com caipirinha e água de coco à beira mar! Brincadeira à parte, esse texto trará algumas dicas para recuperar o fôlego e seguir firme em direção a sua aprovação.

Motivos para seguir

Não deixe de lembrar o que te faz lutar! Aproveite esse momento de leitura e pare alguns instantes relembrando o que te fez persistir até aqui. Se preferir, faça uma listinha simples dessas razões. Quais foram os motivos pelos quais eu me inscrevi na prova da OAB? Por que tenho me dedicado tanto?

Por vezes o misto de sentimentos e atividades realizadas no decorrer dessa preparação fazem com que esqueçamos os motivos para querer tanto a aprovação. Ter em mente o que te faz persistir é o elemento que faz a diferença nessa reta final. Quando o cansaço bater e o nervosismo virar companhia, relembre que há motivos para brigar, para usar um pouquinho mais de energia. Essa motivação é o seu guia.

Medo de tentar

Não permita que o medo de falhar te impeça de tentar. Primeiro que as suas experiências anteriores não definem o resultado nessa nova tentativa. O que interfere de fato, é saber utilizar essas experiências como aprendizado, para melhorar o que não foi bom nas outras vezes. Por exemplo, se o problema recorrente foi o nervosismo, foque em realizar mais simulados e se acostumar com essa condição de prova. Se prepare para o que você já sabe ser uma dificuldade.

Ter medo é uma condição normal, diante de um grande desafio ou da possibilidade de não atingir o que se pretende, o que não pode acontecer é deixar o medo te vencer. Apenas aqueles que tentam atingem a aprovação, essa é a maior certeza que você pode ter.

Direcionamento nos estudos

Não priorize somente as disciplinas que você gosta. Na primeira fase da OAB, você precisará de pelo menos 40 acertos para ser aprovado, o que indica ser importante manter um certo equilíbrio entre as disciplinas. Portanto, não é suficiente você gabaritar duas ou três disciplinas e ir extremamente mal no restante, até porque corre o risco de as disciplinas que você tem mais afinidade estarem com um nível de dificuldade mais elevado, complicando a chance de gabaritar essas matérias.

O mais indicado é manter um estudo equilibrado entre todas as disciplinas, seguindo o cronograma de estudos. Mas se o seu tempo de preparação diária for reduzido, priorize as disciplinas que você possui mais dificuldade, faça leituras atentas, assista às videoaulas e dê muita ênfase na resolução de questões, pois o treino vai te possibilitar aumentar o seu conhecimento sobre a matéria e ter uma familiaridade maior com o padrão de cobrança dela na prova.

Descanso

Você não só pode, como deve descansar. Não é porque a prova se aproxima que você deve deixar de viver para dedicar 100% do seu tempo aos estudos, até porque sabemos que seria impossível manter a concentração ativa por tanto tempo. Não se culpe por aproveitar momentos de descanso com a família e os amigos.

Ter momentos de lazer propiciam um aproveitamento melhor do seu período de estudos, já que seu cérebro estará mais predisposto a guardar informações e a se manter concentrado na leitura/videoaulas. Estudar diversas horas seguidas, não necessariamente significa que o estudante aprendeu tudo que estudou, pois o cansaço mental impede a compreensão de temas complexos e a retenção a longo prazo. Manter a mente saudável será mais proveitoso e eficiente para os seus estudos.

Revisão

Não abandone os conteúdos já estudados. A revisão é importante para reforçar o que já foi compreendido e reter o que ainda não havia sido aprendido. Pense quantas disciplinas você teve no decorrer da faculdade e o quanto você estudou ao longo da sua preparação, é importante separar um período para relembrar esses assuntos e chegar com eles fresquinhos no dia da prova.

Para isso, aproveito para convidá-los para o maior evento de revisão para a OAB do país: a Revisão Turbo Ceisc. Nessas duas semanas, os inscritos no evento terão aulas de questões, nas quais os professores especialistas resolvem questões ao vivo, explicando os tópicos abordados. Terão aulas de conteúdo, ministradas pelos professores, com explicação direta aos pontos com maior probabilidade de cair na sua prova. Além de muito conteúdo gratuito de qualidade, que inclui um simulado autoral inédito com posterior correção em vídeo.

Todo esse conteúdo é disponibilizado de forma gratuita! Para ter acesso às aulas e materiais, inscreva-se e fique ligado nas novidades!

Se você gostou das dicas trazidas nesta edição de Mentorias, não deixe de compartilhar com algum amigo a quem possa auxiliar.

Abração,  Camila Martins  

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti