0.00
OAB 1° e 2° fase

Os segredos que ninguém conta sobre seguir um cronograma de estudos na preparação para OAB

Seguir um cronograma de estudos na preparação para a OAB pode ser desafiador. Descubra os segredos que ninguém conta para facilitar essa tarefa!

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Muito se fala sobre a importância de utilizar um cronograma durante a preparação, mas poucos sabem como aplicá-lo no dia a dia, para torná-lo de fato um aliado nos estudos. Um cronograma estrategicamente montado pode ser responsável pela motivação nos estudos e pela construção gradual de uma base sólida de conhecimento. Saber utilizar essa ferramenta pode mudar a sua percepção de que estudar é um processo doloroso e demorado.

O segredo inicial é que os benefícios do cronograma aparecem quando você se compromete a segui-lo com seriedade. Se a cada duas semanas o aluno troca de cronograma por estar com muitas atividades atrasadas, é indicativo de que o cronograma não está sendo propriamente utilizado, mas apenas servindo de prova que a organização nos estudos não tem sido efetiva. É um alerta a ser atendido.

Mas então, como utilizar o cronograma apropriadamente?

Primeiramente, defina quanto tempo do seu dia você designará a sua preparação, sem desculpas, sem promessas vazias, com base na sua realidade e possibilidade, quanto tempo você de fato consegue destinar para o estudo? Definido esse tempo, determine em que momento do dia ele ocorrerá. Deixe essas duas informações anotadas em um local visível, para que se torne um comprometimento e um objetivo a ser seguido.

Além disso, é fundamental que você deixe o seu ambiente de estudos previamente preparado. Organize os materiais que você precisará utilizar, deixe um copo d’água por perto e retire do ambiente objetos que podem te distrair da atividade principal de estudar. Utilize seu tempo de estudo com sabedoria, evite ficar saindo do espaço de estudo para buscar materiais que você já sabia serem indispensáveis, isso evita a dispersão e procrastinação do aluno.

Posteriormente a essa organização, entra em campo a utilização do cronograma. A cada dia de estudos inicie lendo todas as atividades que você precisará realizar, enumere-as, para que a cada atividade realizada você saiba quantas faltam para cumprir a meta diária. Fazer essa análise inicial te dará mais gás para completar todas as atividades, você sabe por onde começa e sabe como termina.

Siga as atividades do cronograma na ordem apresentada, elas não são dispostas naquele formato por acaso. Por trás de toda montagem de cronograma existe uma equipe pensando na melhor forma de construção de uma base sólida de conteúdos até à progressão para um assunto mais complexo. Alterando essa ordem, o aluno perde a fixação do básico e deixa de compreender assuntos topos na cadeia de cobrança.

E no caso de atraso nas atividades do cronograma, o que fazer?

Não seja rude consigo mesmo a ponto de se martirizar ao atrasar um dia de atividades do cronograma. É evidente que ninguém gostaria de atrasar atividades, mas acontece e faz parte do processo saber lidar com esse atraso. O que não pode ser feito é tornar o atraso uma constante e a regularidade uma exceção. Sabendo disso, basta organizar-se para recuperar o que ficou para trás e seguir em frente, sempre em frente.

Figura de exemplo: Cronograma gratuito 45 dias Ceisc

Utilizarei como exemplo a semana dois do cronograma gratuito de 45 dias, na hipótese de atraso das atividades do dia 10 do referido cronograma. Para esse dia, temos a indicação de estudo de três assuntos e da realização de questões sobre eles, para quem é aluno Ceisc, há a vinculação das 9 questões a serem realizadas desses tópicos:

  1. Organização da Administração Pública
  2. Agentes Públicos
  3. Atos Administrativos

Tendo essas informações em mãos, podemos começar a organizar o desmembramento delas, um pouco a cada dia. Portanto, no dia 11 do cronograma, além dos assuntos já indicados para o dia, deve ser estudado o tópico 1- Organização da Administração Pública e a realização de três questões. No dia 12 do cronograma, além dos assuntos já indicados para o dia, deve ser estudado o tópico 2- Agentes Públicos e a realização de três questões e por fim, no dia 13 do cronograma, além dos assuntos já indicados para o dia, deve ser estudado o tópico 3 - Atos Administrativos e a realização das últimas três questões.

Esse sistema de “recuperação” serve para mais dias de atraso também, mantendo a mesma lógica de recuperar um pouco a cada dia, sem sobrecarregar os dias posteriores de estudo e sem abandonar o que ficou para trás. O importante é se organizar e retomar o controle dos estudos.

Dica de milhões

Se você se interessou pelas dicas e gostaria de colocá-las em prática, mas não possui um cronograma de estudos, indico a sua inscrição no Desafio Cronograma 30 dias. A partir da sua inscrição você terá acesso a um gostinho da plataforma Ceisc de estudos, com a disponibilização de um cronograma de questões mapeadas, a serem realizadas de forma online no Banco de Questões e TODAS elas com vídeo de correção feitas pelos professores especialistas em OAB.

É um cronograma com a indicação de questões para todos os dias até o início da Revisão Turbo, para que você possa ir se preparando pouco a pouco para esse grande evento, repleto de conteúdo gratuito de qualidade!

Independente do cronograma que você utilize na sua preparação, procure segui-lo com a maior seriedade e comprometimento. O cronograma é o seu melhor amigo durante os estudos: ele te dá conselhos valiosos todos os dias, te indicando estrategicamente o que estudar. Ele estará do teu lado durante toda a preparação, um fiel companheiro que não abandona nos momentos de nervosismo pré-prova. E ainda que você atrase com ele, não o abandone! Se com amigos reais, quando atrasamos tentamos compensar o atraso, faça o mesmo com o seu aliado cronograma.

Se você gostou das dicas trazidas nesta edição de Mentorias, não deixe de compartilhar com algum amigo a quem possa auxiliar. Conhecimento bom é conhecimento compartilhado!

Abração,  

Camila Martins  

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti