0.00
OAB 1° e 2° fase

Procrastinação: o que devemos pensar sobre esse assunto!

Procrastinação: um obstáculo comum nos estudos. Reflita sobre esse assunto e aprenda a lidar com ele de forma eficiente.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

A procrastinação nada mais é que o ato de adiar ou prolongar uma tarefa, criando obstáculos ao longo deste processo, até que ela seja concluída. A procrastinação, é um comportamento de evitação e que pode surgir diante de um esforço que gera ansiedade. No entanto, o aluno por vezes acaba procrastinando a atividade de estudar, pela dificuldade em conseguir gerenciar o seu tempo, principalmente por ter que conciliar outras atividades simultaneamente e tão importantes quanto os seus estudos (tais como trabalho, família, atividades domésticas, entre outros afazeres).

Frente à lógica produtivista que estamos vivendo, a procrastinação pode ser confundida com cansaço, visto que, quando o aluno se sente sobrecarregado frente às demandas que precisa administrar psiquicamente, se depara com a paralisação quando visualiza o todo que precisa dar conta, o que pode fazê-lo entrar em um ciclo vicioso: preciso estudar – ansiedade – procrastinação culpa – impotência – autocobrança – dificuldade em retomar e concluir o que se propôs a fazer.

Outro fator importante que merece ser ressaltado, é que geralmente a procrastinação tende a surgir em pessoas que se cobram demasiadamente por um ideal de perfeição e desempenho. Por isso, costumam adiar as tarefas por duvidarem de sua capacidade e não se sentirem satisfeitas quando as realiza. O sentimento de dívida constante diante das demandas internas e externas, pode ser um impeditivo para fazer aquilo que está dentro do seu alcance e descansar quando necessário, gerando ainda mais ansiedade e procrastinação.

Assim, devemos refletir que para evitar a procrastinação é importante:

Rever as prioridades e organizar-se em relação ao próprio tempo

Por isso, será importante elencar o que é prioridade e precisa ser feito neste momento e o que pode esperar. Além disso, evite as distrações. Sei que existe a presença constante de outros estímulos concorrentes no mesmo ambiente, se tornando mais difícil focar nos estudos. No entanto, é importante criar um espaço propício à aprendizagem, lembrando que deve ser um espaço no qual você se sinta confortável (preferencialmente distante de distrações externas). Lembre-se que não existe um espaço “ideal e perfeito”. Deste modo, comece organizando o seu local de estudos aos poucos, com os recursos que você já tem.

Lembrar que é impossível dar conta de tudo

Isso seria irreal e inumano. Por isso, dê um passo de cada vez e aprenda a dividir em partes as suas atividades. Quando se olha o todo, a tendência é aumentar a ansiedade e a procrastinação.

Lembrar que descansar é um ato revolucionário

Na sua agenda, precisa ter espaço para o seu cuidado. Descansar não é um luxo, mas sim, uma necessidade fundamental para que você consiga continuar investindo em seus estudos. Por isso, estou aqui para te lembrar sobre a importância de valorizar e priorizar o seu tempo de qualidade. Ser produtivo é também encontrar um tempo para cuidar da sua saúde mental e física. Não é sobre o quanto você produz, mas como e de que maneira isso acontece.

Cuidado

É preciso ter cuidado para que a lógica da produtividade máxima não ultrapasse os seus limites, o seu processo e o seu tempo.

Todas as vezes em que os seus limites são extrapolados, você irá produzir menos, se sentirá ansioso (a), estressado (a), irritado (a) e com baixa criatividade. Se você estiver exausto, você não conseguirá ser produtivo. Passar horas e horas trabalhando/estudando e cumprindo um cronograma de maneira mecanizada, sem a inserção de pausas, poderá provocar um desgaste emocional paralisante – o que ocasionará a procrastinação.

A privação de momentos em que você consiga se escutar para suprir suas necessidades (físicas e emocionais), fará com o que o seu co(r)po transborde, adoeça e peça por ajuda.

Refletir sobre os pensamentos ansiosos que podem fazer você procrastinar

Pensamentos tais como “eu não me sinto capaz de fazer isso”; “eu não vou conseguir passar”; “eu acho que a prova vai ser muito difícil”, podem paralisar você diante dos estudos. E eu venho fazer a você o seguinte questionamento: alimentar esses pensamentos irão de fato lhe ajudar ou somente irá aumentar a sua ansiedade? De tanto repetir e afirmar para si mesmo esses pensamentos, você irá se convencendo disso e tomando como uma verdade. Deste modo, alimente uma visão próspera do seu futuro. Você está estudando para construir uma trajetória profissional e para ampliar os seus conhecimentos e possibilidades. Quantas portas podem se abrir quando você se permite a arriscar?

Espero que essas dicas ajudem você a identificar os gatilhos que estão fazendo você procrastinar neste momento. Para que a procrastinação seja evitada, você deverá se questionar o porquê dessa procrastinação estar acontecendo e o que você ainda precisar escutar e saber sobre as suas emoções.

Toda procrastinação requer uma ação e essa ação vem de você. Então estude dentro do seu ritmo e do seu tempo, pois além do que você faz e produz, existe o que você sente e quem você é.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti