0.00
OAB 1° e 2° fase

Retrospectiva 2022 - Brasil

Retrospectiva 2022 Brasil. Relembre os principais acontecimentos políticos, econômicos e sociais do ano que passou.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

2022 foi intenso para os brasileiros: inflação, Covid-19, enchentes, eleições, Copa do Mundo etc. Foram muitos os eventos que marcaram o ano por aqui e que podem aparecer na sua prova de Atualidades. Para te ajudar a relembrar os eventos importantes de 2022 no Brasil, nós preparamos a retrospectiva abaixo. Acompanha aqui!

Covid-19 adiou o Carnaval

Ainda que a vacinação tenha reduzido a mortalidade, no início do ano o Brasil viveu um surto de covid-19 em pleno verão. Como resposta, as autoridades determinaram a suspensão dos cruzeiros e o adiantamento do carnaval. Como se não bastasse isso, o Brasil ainda registrou mais de 10 mil casos de varíola dos macacos!

Brasileiros foram às urnas

Em meio a um clima de polarização acirrada, os brasileiros foram às urnas para eleger presidente, governadores, deputados e senadores. Com 50,90% dos votos válidos, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva derrotou Jair Messias Bolsonaro no segundo turno. Lula foi vitorioso em todos os estados da região Nordeste, enquanto Bolsonaro venceu em todos os estados das regiões Sul e Centro-Oeste. 

A margem pequena se verificou também na eleição no exterior: 51,28% dos votos optaram pelo petista, enquanto 48,72% preferiram o atual presidente. Lula venceu em 58 países, enquanto Bolsonaro em 40. Em linhas gerais, Bolsonaro foi mais votado nas Américas e Lula venceu na Europa. Bolsonaro teve maioria nos Estados Unidos, no Japão e em Israel. Lula, por sua vez, obteve maioria em países como África do Sul, Argentina, Austrália, China e Egito. 

Chuvas, chuvas e mais chuvas 

Em 2022, as enchentes assolaram quase todas as regiões do Brasil. Nos primeiros meses do ano, a região Sudeste foi duramente atingida, sobretudo a região serrana do Rio de Janeiro (Petrópolis). Nos últimos meses do ano foi a vez de Santa Catarina sofrer com as chuvas excessivas, que geraram desabamentos de encostas e o trancamento de rodovias.

O caso mais emblemático, no entanto, ocorreu em Capitólio (MG), onde uma rocha desabou sobre o Lago de Furnas e atingiu uma lancha com turistas. O desprendimento ocorreu por causa da erosão gerada pelos ventos e as chuvas. Em Ouro Preto (MG) um casarão histórico do século XIX desabou com o desmoronamento de um barranco durante as chuvaradas.

Efemérides importantes

Dois eventos importantes fizeram "aniversário" em 2022. O Brasil completou 200 anos de independência em relação a Portugal. Várias festividades foram realizadas pelo país, que recebeu a "visita" do coração de Dom Pedro I. O principal presente que os brasileiros receberam foi a reinauguração do Museu do Ipiranga, em São Paulo, após quase nove anos fechado para reformas. Também celebramos os 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo, um evento singular na nossa história cultural.

Também tivemos perdas

Infelizmente, muitas pessoas nos deixaram neste ano que passou. Foi ocaso do apresentador e humorista Jô Soares e da cantora Elza Soares. Também tivemos vítimas da violência que podem aparecer na sua prova, como a do imigrante Moïse Kabagambe (congolês espancado no Rio de Janeiro), do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips (mortos em uma expedição pelo Vale do Jaguari, AM).

Na trave de novo!

 Em 2022, dois eventos esportivos globais chamaram a atenção: os Jogos Olímpicos de Inverno, ocorridos na China, e a Copa do Mundo de Futebol, ocorrida no Qatar. A participação do Brasil no evento olímpico foi reduzida, mas muitos viam a seleção brasileira de futebol como favorita para a Copa do Qatar. Infelizmente, ficamos pelo caminho derrotados pela Croácia e vimos os vizinhos argentinos erguerem a taça pela terceira vez.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti