Saiba como a FGV corrige a sua prova de 2ª Fase da OAB
A correção da 2ª Fase segue regras claras e, quando você as conhece, consegue direcionar melhor sua preparação
Entender como a FGV corrige a prova da 2ª Fase da OAB é um passo fundamental para quem busca a aprovação. Muitos candidatos estudam o conteúdo, treinam peças e revisam a legislação, mas acabam perdendo pontos por não compreenderem os critérios de correção da banca. A boa notícia é que a correção da 2ª Fase segue regras claras e, quando você as conhece, consegue direcionar melhor sua preparação e evitar erros desnecessários.
A correção é totalmente objetiva
Apesar de se tratar de uma prova discursiva, a correção da 2ª Fase da OAB não é subjetiva. A FGV utiliza um espelho de correção , previamente definido, com a pontuação distribuída item por item. Cada ponto relevante da resposta vale uma fração específica da nota. Se o examinando mencionar corretamente o item exigido, recebe a pontuação correspondente. Se não mencionar, simplesmente não pontua, independentemente de a resposta estar “bem escrita”.
O que a banca realmente avalia
Na correção da peça prático-profissional e das questões discursivas, a FGV analisa principalmente:
Identificação correta da peça;
Endereçamento adequado;
Exposição dos fatos relevantes;
Fundamentação jurídica correta (principalmente legal);
Pedidos compatíveis com a peça;
Uso adequado da técnica jurídica.
Não há exigência de textos longos ou linguagem rebuscada. O foco está na correção técnica .
Fundamentação legal vale mais do que opinião
Um erro comum é tentar “explicar demais” ou trazer argumentos genéricos. A FGV valoriza a fundamentação legal expressa , com indicação de artigos pertinentes da legislação. Quando cabível, também podem ser aceitas referências a súmulas ou entendimentos consolidados, mas a lei costuma ser o principal critério de pontuação.
Escrita clara pontua mais que textos extensos
A banca não atribui pontos por quantidade de linhas escritas. Respostas objetivas, bem organizadas e diretas tendem a facilitar a correção e evitam que o candidato se perca no raciocínio. Parágrafos longos, confusos ou com informações irrelevantes podem prejudicar a compreensão da resposta e não geram pontuação adicional.
Erros não anulam automaticamente a resposta
Outro ponto importante: um erro não “zera” toda a peça ou a questão. A correção é fracionada . Isso significa que, mesmo com falhas, é possível pontuar em outros itens corretamente desenvolvidos. Por isso, desistir da prova ou deixar respostas em branco nunca é uma boa escolha.
A correção ignora elementos fora do espelho
Outro ponto importante: um erro não “zera” toda a peça ou a questão automaticamente. A correção é fracionada . Isso significa que, mesmo com falhas, é possível pontuar em outros itens corretamente desenvolvidos. Por isso, desistir da prova ou deixar respostas em branco nunca é uma boa escolha. Contudo, você precisa ter cuidado para não desenvolver teses contraditórias entre si, pois nesse caso corre o risco de perder pontos. Isso acontece porque é necessário demostrar conhecimento jurídico sobre o assunto. Se não, o candidato poderia simplesmente desenvolver VÁRIAS respostas e, se uma delas estivesse certa ali no meio, iria pontuar. Não é essa a ideia, é necessário ser assertivo e demonstrar conhecimento jurídico sobre o assunto. Configura tese contraditória, por exemplo, dizer que uma mesma situação configura estado de necessidade E legítima defesa, quando na verdade não tem como ser as duas coisas ao mesmo tempo. Ou é um, ou é outro.
Ajuda nos estudos
Saber como a FGV corrige a prova da 2ª Fase da OAB muda completamente a forma de estudar. Quando você entende que a pontuação é objetiva, técnica e baseada em critérios claros, passa a estudar com mais foco, treinar melhor e escrever respostas mais eficientes. Quem conhece a banca, escreve para a banca, e aumenta, consideravelmente, as chances de aprovação.
Cursos relacionados
Cupom RECOMECE

1ª Fase OAB
1ª Fase | 46º Exame | Extensivo Premium
Cód.: 2063
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br