Acessibilidade garantida no 45º Exame de Ordem: OAB e FGV oferecem atendimento especializado
O edital do Exame de Ordem prevê atendimento inclusivo e especializada para os oabeiros que, por ventura, precisarem.
O edital de abertura do 45º Exame de Ordem Unificado (EOU) traz um importante destaque para a inclusão, garantindo atendimento especializado para candidatos com deficiência (PCD) ou que necessitem de condições especiais para a realização das provas. Essa medida reforça o compromisso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com a acessibilidade e a igualdade de oportunidades.
Quem pode solicitar?
Pessoas com baixa visão, visão monocular, cegueira, deficiência física,surdez, deficiência auditiva, deficiência intelectual, surdo cegueira, déficit de atenção, discalculia e autismo, bem como as demais condições previstas na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, além de gestantes, lactantes e idosos.
Como funciona?
No atendimento especializado, você pode solicitar: provas em braile, ledor e/ou transcritor, exame com letras ampliadas, guia-intérprete,intérprete/tradutor de Libras, local de fácil acesso, realização de prova em meio eletrônico, tempo adicional, entre outros recursos.
Como solicitar?
Você vai seguir à risca o item 2.7 do edital da OAB – FGV. Já no formulário de inscrição, você deverá indicar os recursos necessários para realizar cada Fase do Exame. Além disso, precisará enviar laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) para justificar sua solicitação.
ATENÇÃO AO PRAZO
No edital do 45º Exame, o prazo estipulado para realizar a solicitação é até o dia 13/10.
Vale lembrar que: você poderá requerer fora desse prazo caso o tenhaperdido por força maior. Para isso, será necessário enviar asolicitação para o e-mail examedeordem@fgv.br, incluindo o laudomédico original e/ou cópia autenticada em cartório, evidenciandoquais os recursos necessários.
Depois, basta aguardar a análise da FGV!
As modalidades de atendimento
As condições especiais de atendimento podem incluir, por exemplo:
- Tempo adicional para a realização da prova;
- Intérprete de Libras para candidatos com deficiência auditiva;
- Acesso a salas com adaptações específicas;
- Uso de tecnologia assistiva, conforme a necessidade.
Direito à participação plena
O Exame de Ordem é uma etapa fundamental na trajetória de futuros advogados e a garantia de atendimento especializado assegura que todos os candidatos, independentemente de suas condições, possam participar do processo de forma equitativa. Ao assegurar essas condições, a OAB e a FGV promovem a inclusão e reforçam os princípios de igualdade e respeito, tão caros ao universo jurídico.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br