Buscando o equilíbrio entre a temporada de fim de ano com os estudos
Psicólogo do Ceisc, Vitor Mueller, aponta como manter o equilíbrio entre as festividades de final de ano, com a rotina de estudos.
O fim de ano de 2025 está entre nós, e traz uma experiência inédita para você, estudante da OAB. O calendário provocou uma reorganização complexa: uma prova iminente às festividades, seguida pelo início dos estudos para a próxima etapa, tudo isso somado às celebrações de Natal e Ano Novo. Sabemos que a sazonalidade e seus eventos — férias, lazer e descanso — parecem, no senso comum, colidir com o que o imaginário dos alunos crê ser necessário para a aprovação: uma dedicação plena e absoluta, acompanhada de preparo físico e mental contínuo. Essa percepção, ainda que relativamente intuitiva, cria uma perigosa dicotomia, colocando a produtividade e a seriedade dos estudos em antagonismo com o bom aproveitamento das comemorações.
Esse cenário nos acende um alerta, pois potencialmente tem poder de influência sobre a forma como nos percebemos nesse momento de vida, especialmente levando em consideração todos sonhos e propósitos por trás da aprovação no exame da OAB, e, consequentemente, influência sobre nossa conduta e forma de (re)agir a partir disso. Abre-se margem para cobiçarmos adotar estratégias pouco calculadas ou exageradas, desalinhadas com uma filosofia que dignifique ambos os universos. Arriscamos cair no pensamento do “tudo ou nada”, quando poderíamos encontrar um equilíbrio saudável. A ideia de que devemos “aproveitar absolutamente tudo”, isolando os estudos e o descanso em esferas que não se comunicam, torna-se sedutora, mas equivocada.
É fundamental relembrar que a aprovação na OAB não exige o sacrifício da vida pessoal ou do prazer; pelo contrário, ela depende de um planejamento estratégico que valorize a existência e manutenção desses elementos. Honrar o compromisso com o processo de estudos significa honrar também com o compromisso da existência própria da vida. Na prática, isso se traduz em estar presente no que a realidade oferece, tomando decisões alinhadas aos nossos valores e sensações. Embora a natureza humana nos impeça de estudar e festejar simultaneamente, ou de reter todo o conteúdo de forma perfeita, somos resilientes e capazes de trilhar um caminho suficiente para a aprovação — sem a necessidade de perfeccionismo ou sacrifícios sufocantes.
Para alcançar esse equilíbrio, convido você, perspicaz OABeiro, a considerar as seguintes estratégias:
- Praticar a presença plena no que faz (“estar mindful” ): esteja de corpo e mente presente tanto nos estudos quanto nas festas, com a tranquilidade de quem planejou seu tempo e, consequentemente, poderá aproveitá-lo de forma despreocupada.
- Estabelecer limites saudáveis: defina horários claros para estudar e descansar, utilizando alarmes para auxiliar a se orientar. Desta forma, você terá um melhor delineamento de quando é o momento próprio para estudar, e para descansar.
- Exercitar a coexistência dos dois mundos : compreenda que é possível executar ambos estudos e descansos, mas em momentos distintos. O equilíbrio potencializa o aproveitamento de cada uma dessas atividades.
- Comunique-se com sua rede de apoio: busque informar às pessoas próximas que seu processo de aprovação continuará. Isso as sensibiliza a respeitar seus momentos de foco e a colaborar com sua jornada.
Por fim, desejo a você uma boa continuidade na sua trilha de estudos. Lembre-se que nossos propósitos se traduzem em ações, portanto são encontrados e atingidos da mesma forma. Com carinho e desejando boas festas, do psicólogo Vitor Mueller.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br