Cinco dicas para aumentar a concentração nos estudos
Manter a concentração nos estudos é um desafio para muitos estudantes. Confira cinco dicas práticas para melhorar sua concentração e produtividade nos estudos.
Manter a concentração nos estudos não é uma tarefa fácil, mais ainda quando a data da prova se aproxima e o nervosismo vira um fator predominante. É nesse momento que o examinando precisa parar e reorganizar as suas estratégias de estudo, pois nada adianta ter tempo disponível para a preparação, se esse período não for eficientemente aproveitado. Eficiência é usar o seu tempo com sabedoria. E aí, você tem sido sábio ao estudar?
Ter uma boa concentração nas atividades não é um poder especial ou um dom mágico concedido a poucos. A boa concentração pode ser desenvolvida e fortalecida a partir das ações e escolhas tomadas pelo estudante. Ainda que você não tenha se empenhado nesse requisito durante a sua vida escolar, sempre há tempo para melhorar.
Nesse texto eu vou te trazer dicas do que fazer antes, durante e depois dos estudos para te ajudar a manter a concentração nos estudos. Então bora passar as 5 dicas para que você possa colocá-las em prática e facilitar a sua preparação! Depois me conte nos comentários o que você achou desse conteúdo e se ele te ajudou nesse processo.
Antes
1) Determinar previamente o que será estudado
Não deixe para decidir o assunto a ser aprendido ao sentar-se para estudar, dando brechas para desperdícios de tempo escolhendo os tópicos de estudo. Tenha pré-definido também os materiais que você utilizará, como livros, cadernos ou equipamentos eletrônicos, para evitar as escapadas durante o estudo.
Para esse ponto, reforço a importância da utilização de um cronograma de estudos, no qual você apenas segue a organização montada de forma estratégica para o seu estudo diário.
A regra é: definir antes, para não perder tempo durante.
2) Retirar itens que te distraiam
Um dos inimigos principais do estudo é aquela olhadinha rápida no celular, porque sabemos que ela acaba se estendendo por vários minutos ou até horas de distração.
Para evitar esse tipo de dispersão do estudo, deixe distante todos os aparelhos eletrônicos que atrapalhem a sua concentração. Teste colocá-los em outro cômodo, pois assim você não terá aquela curiosidade de mexer no celular a cada notificação e será menos provável que você saia do seu ambiente de estudos para dar uma olhadinha rápida nas redes sociais.
Durante
3) Escrever pensamentos intrusivos
Sempre que você sentir dificuldades em se concentrar porque a sua mente está viajando em outras informações, lembretes e histórias, tente despejar esses pensamentos intrusivos em alguma folha ou bloco de notas.
Colocar essas informações em outro local que não seja a sua mente trará esse espaço para que outras informações entrem. Após os estudos você pode tranquilamente retornar a essas anotações para resolver as pendências normais da vida.
4) Anotar principais apontamentos
Ao fazer a leitura de um material ou ao acompanhar a uma videoaula, busque sempre sintetizar os pontos principais do que foi aprendido. Isso te trará mais atenção ao estudo e também será um indicativo se você de fato compreendeu o que foi explicado, já que para resumir um conteúdo, é imperioso que você tenha entendido o contexto geral do que foi abordado.
E é resumir mesmo, com poucas palavras ou esquemas. O importante é que faça sentido para você!
Após
5) Recompensar o cumprimento das metas
Para estimular o seu comprometimento em manter o foco nos estudos, recompense o seu esforço! Não precisa ser uma recompensa cara ou extremamente difícil de alcançar. É mais interessante que ela seja algo que te anime a persistir e que seja atribuído a pequenas conquistas.
Uma dica é se presentear com alguma sobremesa ou o direito de assistir a um filme/série nova sempre que você concluir a meta semanal de estudo. Assim você estará se estimulando para que na próxima semana você siga o mesmo ritmo de concentração ao seu objetivo.
- E uma dica extra: Descanse após os estudos!
Cabeça cansada não concentra. Tenha momentos de lazer com as pessoas que você gosta para distrair a sua mente da obrigação do estudo ou de outras atividades que te demandem energia.
Recupere o seu fôlego mental para adquirir novos conhecimentos, por isso priorize o seu tempo de sono para que o fator sono não apareça no momento dos estudos.
São pontos simples e que parecem óbvios, mas que quando são seguidos fazem toda a diferença.
Analise quais dessas dicas fazem mais sentido para o seu perfil e busque colocar em prática na sua rotina de preparação. Lembre-se de que o esforço de hoje é o resultado desejado de amanhã e que a eficiência no seu estudo, reduz a quantidade de tempo que você precisará investir para alcançar o seu objetivo.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br