IBGE anuncia Instituto Selecom como banca de concurso para 7,8mil vagas!
Edital temporário irá contemplar cargos de agente e supervisor em atividades relacionadas ao Censo Demográfico de 2022.
Mais novidades sobre a definição da banca que será responsável pelos demais cargos que serão oferecidos no novo concurso para servidores temporários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (13) o extrato de dispensa de licitação que confirma o Instituto Selecom como banca contratada que irá comandar o certame que terá 7,8 mil vagas na sua oferta. Veja a publicação na íntegra aqui.
Confira a publicação do Diário Oficial da União

Ao todo, segundo o órgão o quantitativo de vagas temporárias na seleção deve contemplar as seguintes funções:
- Agente de Pesquisas e Mapeamento (6.742)
- Supervisor de Coleta e Qualidade (806)
- Agente de Pesquisa por Telefone: (276)
- Supervisor de Pesquisas por Telefone (49)
Vale ressaltar que o Instituto Selecom também foi a empresa escolhida como banca contratada para o concurso que irá ofertar 148 vagas temporárias para o cargo de Agente Censitário de Mapeamento, confirmado via Diário Oficial na última segunda-feira (12). Com isso, a expectativa é que a produção e a publicação dos editais ocorram nos próximos meses. Por fim, os aprovados na seleção do IBGE desenvolverão atividades relacionadas ao Censo Demográfico 2022. O contrato será de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
IBGE tem 8 mil vagas autorizadas pelo Governo Federal
Na manhã do último dia 17 de maio, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorizou um novo concurso IBGE 2023. A seleção, que será destinada às atividades relacionadas ao Censo Demográfico de 2022 e a coleta de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, terá no seu próximo edital 8.141 vagas temporárias.
A partir dessa autorização, que foi celebrada nas redes sociais pela ministra, o edital terá que ser publicado no prazo máximo de até seis meses, a contar a partir da data de hoje. Desta forma, a divulgação do novo certame deve ocorrer até novembro deste ano. O prazo de duração dos contratos será de até um ano, cabendo prorrogação. Conforme a portaria, o IBGE definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados.
Vale lembrar que o edital deve integrar o segundo pacote de concursos a ser anunciado pelo Governo Federal. Sem data prevista para esse aval, considerando que o anúncio do primeiro pacote ainda está em curso e foi anunciado no mês de abril, estima-se que o novo pacote seja divulgado em julho.
Concursos que podem ser autorizados ainda em 2023
A partir dos movimentos dos ministérios da Gestão, Meio Ambiente e Previdência Social, existe a expectativa de que alguns órgãos federais devem receber o aval para novos concursos públicos. São eles:
- Polícia Federal
- INSS
- Ibama
- Agências Reguladoras
Vale lembrar, que os possíveis certames previstos, precisam receber o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta do governo ainda não informou quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos, mas que após o primeiro pacote de concursos federais, divulgado no último dia 10 de abril, mais outros dois blocos de autorizações devem ser disponibilizados até o final deste ano.
Mais concursos a vista!
Com uma série de concursos previstos para este ano e a possibilidade de novos concursos para cargos federais, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br