Comandante da PM-TO confirma edital em fase de análise pela Controladoria do Estado
Aprovação da controladoria do Estado é a última etapa antes da publicação do novo edital da PM-TO.
A última semana do mês de novembro começou com uma informação importante sobre mais um edital para as forças de segurança que está a caminho. Neste caso, falamos da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM-TO) que através do seu comandante-geral, coronel Márcio Barbosa, em resposta nas suas redes sociais, na última sexta-feira (22), que o novo edital para PM-TO foi encaminhado à Controladoria-Geral do Estado para análise.
Confira resposta abaixo
Vale lembrar que há uma autorização para realização de um novo concurso para PM-TO. A seleção deverá vir com a oferta de 660 vagas distribuídas entre os cargos de cadete, policial militar e músico, de níveis médio e superior de escolaridade. A confirmação das vagas foi publicada no termo de referência no último dia 19 de novembro.
Fundação Getúlio Vargas será a banca do novo concurso
Ocorrida no final do mês de outubro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi confirmada como banca do futuro concurso para Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM-TO). Na ocasião a informação foi repassada pelo comandante-geral da PM-TO, coronel Márcio Barbosa, durante entrevista à rádio 105 FM. Com a publicação do edital ocorrendo no final deste mês de novembro e as inscrições no início de dezembro, o que deve ser confirmado nos próximos dias.
Assembleia local enviou pedido de urgência para novo certame em fevereiro de 2023
Em sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins no último dia 14 de fevereiro de 2023, o deputado estadual, Moisemar Marinho apresentou um requerimento em regime de urgência solicitando ao governo estadual a realização do concurso público para as forças policiais.
Segundo o parlamentar, na época, era de suma importância fortalecer a segurança pública do Estado, o que se faz necessário abrir 1500 vagas para provimento imediato para suprir o déficit de pessoas na corporação, o que hoje inviabiliza a eficiência dos trabalhos de investigação e inteligência da polícia junto à população, justificou Marinho.
O deputado que é defensor da pauta da segurança pública, é oriundo da Polícia local, e desde a instituição da comissão responsável por adotar as providências necessárias para realização do certame, publicada por meio de portaria em maio de 2021, tem defendido que diversas cidades do Tocantins não contam com a presença de policiais civis, pois não existe efetivo suficiente para atender os 139 municípios, que foi um dos argumentos de Marinho usados na sessão em fevereiro de 2023.
Último concurso aconteceu em 2020
Ofertando mil vagas imediatas para praças, o último edital para PM-TO foi publicado em 2020. Com iniciais que variavam entre R$ 3.330,99 a R$ 4.499,52, o concurso foi prorrogado em 2022, sendo válido até março de 2024.
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br