Como se preparar para a prova de redação em concursos?
Olá, pessoal! Eu sou a professora Luana Porto e hoje estou aqui para conversar com vocês sobre um tema muito importante para quem está se preparando para concursos públicos: REDAÇÃO!
Quando o edital indica que a prova de concurso exigirá redação, muitos candidatos entram em desespero. Afinal, a escrita é motivo de preocupação porque a redação pode deixar, de fato, um candidato bem classificado na prova objetiva sem a vaga se o texto receber nota baixa ou pouco competitiva. Ter essa consciência é um bom motivo não para ficar nervoso, mas para se preparar para a prova.
Considerando, então, a necessidade de os candidatos desenvolverem uma prática adequada para enfrentar a prova de redação, listamos aqui algumas ações necessárias para a redação em concurso e descrevemos na sequência cada uma delas.
Leia sobre temas da atualidade
As bancas tendem a abordar temas que fazem parte da vida social e que interessam à sociedade, seja para a discussão sobre dilemas e problemas que afetam a vida da população, seja para avaliar políticas públicas associadas a áreas fundamentais de uma nação, como educação, saúde, segurança, cultura, meio ambiente.
Para ter familiaridade com temas relacionados a isso, procure ler reportagens, notícias de jornais (impressos ou on-line de fonte confiável), livros tanto ficcionais quanto científicos. Certamente esses materiais apresentam dados e ideias sobre os mais variados assuntos que podem ser explorados na produção da redação.
Use recurso para anotações sobre temas
A memória é fundamental, pois ela garante que se possam acionar informações, ideias, citações armazenadas ao logo da vida. Mas é possível fortalecer a memória e criar mecanismos que ajudem a recuperar fonte de dados antes da prova. Para isso, ter um “lugar” de anotações é extremamente útil para registrar leituras, dados, citações sobre os mais diversos temas. Esse lugar pode ser:
- um arquivo no computador;
- um caderno;
- podcasts.
O importante é que o candidato anote – digitando, escrevendo ou falando – o que lê e que acesse essas anotações durante a preparação para a prova de redação. Isso contribui para a criação de um acervo de informações que vão não só dar condições para pensar sobre os temas no dia da prova, mas também promover uma certa tranquilidade para a escrita no dia da prova.
Conheça o estilo da prova de redação da banca do concurso
A prova de redação não é elaborada de forma igual por todas as bancas. Há diferenças na apresentação do tema, na extensão do texto cobrado e na forma de avaliação. Isso faz com que seja oportuno estudar o estilo da prova de redação do concurso para que haja uma familiaridade do candidato com o tipo de prova que irá desenvolver.
Se o concurso é executado pela FCC, qual o estudo da prova de redação? Se Cespe? Se FGV? Essas são perguntas que o candidato deve fazer ao se preparar para a prova.
Ao verificar o estilo da prova de redação da banca, veja:
- os temas mais recorrentes;
- a formulação do enunciado da proposta de escrita;
- o tipo de texto solicitado para redação (se dissertativo ou dissertativo-argumentativo, por exemplo);
- a quantidade mínima e máxima de linhas para o texto;
- os pesos de cada item de avaliação da redação.
Escreva textos
Escrever bem é uma questão de treino. Dessa forma, praticar a redação é imprescindível para se alcançar uma boa performance em redação. Escrever, analisar o texto produzido, ajustar o que não está adequado são ações fundamentais para perder o medo da redação, desenvolver a habilidade de expressão por meio da escrita e sentir-se mais seguro para enfrentar a prova.
Se a banca já estiver definida, a escrita sobre temas por ela já abordados é uma dica a seguir. O que você escreveria na redação se determinado tema fosse cobrado? Exercite o pensamento, treine a redação.
Boa prova de redação! Profa. Dra. Luana Porto
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br