Concurso PC-BA: Secretário de Segurança Pública garante novo edital em janeiro
Por meio das redes sociais, secretário de segurança Marcelo Werner garantiu o início da seleção nos primeiros dias de 2026.
O último dia de 2025 começou com boas novas para os concurseiros atentos as oportunidades para segurança pública pensando no próximo ano que chegará em algumas horas. Vem do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, a informação de que um novo edital para Polícia Civil local, chegará nos primeiros dias de 2026. A informação foi confirmada nas suas redes sociais no último dia 28 de dezembro. Confira a publicação na íntegra aqui.
Futura seleção conta com comissão formada
A Polícia Civil do Estado do Bahia (PC-BA), desde o último dia 4 de dezembro, está com uma comissão organizadora formada, e que será responsável por viabilizar uma nova seleção para PC-BA. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado, e ratificado pelo delegado geral, dando inicio aos trabalhos do certame aguardado para os primeiros meses de 2026.
Veja a portaria abaixo
Vale ressaltar que o grupo de trabalho instituído terá a missão de avaliar os critérios técnicos e os conteúdos programáticos que irá compor o edital. Esse movimento é mais um desdobramento direto do anúncio feito pelo Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, no último dia 4 de novembro, quando foi confirmada a realização de um edital que terá a oferta de 750 vagas. De acordo com o governador, a seleção irá distribuir 500 vagas para Investigadores; 150 vagas para Escrivães; e 100 vagas para Delegados.
As inscrições para o certame devem ser anunciadas posteriormente pelo governo da Bahia após a publicação do edital em Diário Oficial (DOE) e a confirmação da empresa que será contratada para ser a banca organizadora da seleção. Vale lembrar que o anúncio faz parte do pacote de medidas voltados para a segurança pública, conforme definido pelo governador e integra uma série de editais anunciados no último dia 28 de outubro.
Na ocasião, o governador autorizou a realização de oito novos concursos públicos que irão viabilizar o provimento de 890 vagas em 16 diferentes carreiras da administração pública estadual durante cerimônia em celebração ao Dia do Servidor Público, em Salvador. A medida irá possibilitar a renovação de quadros efetivos essenciais para o funcionamento da máquina pública em áreas do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Obras Públicas, Fisco, Regulação, Políticas Públicas e Gestão Governamental, Procuradoria e Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais.
Nomeações devem ocorrer a partir de 2027
Com previsão de contratações a partir de janeiro de 2027, os novos concursos visam, principalmente, a recomposição de carreiras típicas do Estado, como Auditor Fiscal e Procurador, cujas atribuições não podem ser exercidas por trabalhadores terceirizados ou servidores contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Além disso, a iniciativa atende a demandas específicas de órgãos que não passaram por renovação em seus quadros de efetivos ao longo dos últimos anos.
Vagas abrangem diversos órgãos
A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) terá 100 oportunidades para o cargo de Auditor Fiscal e outras 100 para o cargo de Agente de Tributos. Para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o planejamento é de um concurso com 135 vagas, contemplando os cargos de procurador (20), assistente (50) e analista de procuradoria (65).
Um total de 110 técnicos e especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos serão selecionados por meio de certame para atuação na Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Outras 120 vagas para os cargos de Especialista e Técnico em Obras Públicas estão sendo criadas para atuação nas secretarias da Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) conta com a oferta de 160 vagas para Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para o cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária.
Em paralelo, serão abertos concursos para os cargos de Especialista e Técnico em Regulação (40 vagas), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (50) e Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais (35). Os selecionados serão absorvidos pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) e pelas secretarias da Administração (Saeb) e Planejamento (Seplan) e irão recompor os quadros de servidores efetivos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Por fim, ainda de acordo com representantes do governo baiano, o edital deverá lançado até o mês de janeiro, com as provas aplicadas ainda no primeiro semestre de 2026. A meta do executivo local é concluir as nomeações até o mês de julho. Na sequencia, outros concursos, também deverão ser anunciados em outro bloco temático.
Último edital para PC-BA foi publicado em 2022
Sob a organização do IBFC, o último edital para Polícia Civil do Estado da Bahia foi publicado em 2022. Na época, a seleção contou com a oferta de 1 mil vagas imediatas e outras 2 mil oportunidades para formação de um cadastro reserva para os cargos de Delegado, Investigador e Escrivão da PC-BA.
Governo da Bahia reforçou intenção por novo edital no mês de maio de 2023
Em entrevista para imprensa local, no último dia 16 de maio, o Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues reforçou a intenção de novos editais e a convocação de excedentes dos últimos concursos para a Polícia Civil e Polícia Militar do estado. Além disso, através das suas redes sociais, o mandatário baiano destacou o interesse em realizar mais certames para a recomposição de servidores da Segurança Pública.
Vale lembrar que os editais mais recentes para provimento de servidores da Segurança Pública da Bahia foram dos concursos PC-BA e PM-BA, foram publicados em 2022, com provas aplicadas para Polícia militar em janeiro deste ano. Confira aqui o trecho da entrevista.
Comece hoje mesmo a sua preparação!
Ficou claro que estudar, de forma séria e dedicada, envolve planejamento e muita força de vontade. Então, nada melhor do que escolher uma boa companhia para esse momento. Do novato ao mais experiente, o Ceisc está ao seu lado para lhe ajudar, se adaptando às suas necessidades.
Pensando nisso, com a espera do tão aguardado edital perto do fim, o Ceisc preparou um curso específico para aqueles que sonham com uma vaga numa das principais corporações da Polícia Civil do país. Acesse já nosso site, e confira mais detalhes sobre o cursos para Escrivão, Inspetor e Delegado da PC-BA e comece hoje mesmo a sua preparação rumo a nomeação! Esperamos você lá!
Cursos relacionados

Concursos
PC-BA Intensivo Pro | Delegado de Polícia Civil
Cód.: 1991

Concursos
PC-BA Intensivo Premium | Delegado de Polícia Civil
Cód.: 1992

Concursos
PC-BA Club | Escrivão e Investigador de Polícia
Cód.: 2000
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br