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OAB 1° e 2° fase

Concurso TRT 4ª Região e a prova de redação da FCC

Última atualização em 19/02/2024
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A redação, em provas de concurso público, pode ser requisitada em questões discursivas sobre o conteúdo programático ou próprio do cargo ou em prova de redação. A Fundação Carlos Chagas é uma banca que transita muito bem entre os dois tipos de prova. E, neste material, vamos focar no estilo de prova de redação, que implica abordagem de temas contemporâneos, observando-se o estilo da banca nos últimos certames.

No concurso do TRT da 4ª região, que vai ter as suas provas aplicadas em julho de 2022, vai haver prova de redação para cargos de nível médio (técnico) e superior (analista), e o foco é tema geral.

Vamos então apresentar um raio-x do estilo da banca FCC na prova de redação.

  1. Como são apresentadas as propostas de redação da banca?

A forma das propostas tem sido recorrente: apresentação de texto motivador (a quantidade varia, pode ser um texto ou mais) e a indicação de tema. Nesse caso, atenção: a FCC pode indicar claramente o tema ou propor que o candidato, com base nos textos, elabore uma redação, o que implica boa habilidade de leitura do(s) texto(s) motivador(es) para escrever um texto que esteja adequado ao padrão de resposta que a baca espera.

Dica: A realização de uma boa redação pressupõe, por parte do candidato, uma capacidade de leitura, que pode ser treinada. Analisar com atenção a proposta de redação é requisito para planejar bem a escrita.

  • Que tipo de texto é cobrado nas provas de redação da FCC?

Texto dissertativo-argumentativo, no qual o candidato precisa expor um ponto de vista sobre o tema e defendê-lo com o uso de diversos argumentos.

Dica: ler textos exemplares da tipologia argumentativa para se familiarizar com o tipo de escrita que deverá apresentar no texto no dia da prova.

  • Como estruturar o texto?

A redação dissertativo-argumentativa deve expor análise e interpretação de dados ou situações acerca de um tema e, ainda, posicionamento sobre o assunto, apresentando uma tese defendida com base em argumentos.

Para que a tese e os argumentos fiquem explicitados, a estrutura da redação dissertativo-argumentativa deve conter:

  • Introdução: um parágrafo, com apresentação do tema e da tese.
  • Desenvolvimento: dois ou três parágrafos, com desenvolvimento de argumentos para defesa da tese.
  • Conclusão: um parágrafo, com exposição de síntese do texto ou de reflexão sobre o tema o de proposta de solução para um problema (Caso seja esse o foco do tema).

Dica: A tese, em um texto dissertativo-argumentativo, deve ser explorada com base em argumentos. Estes podem ser eleitos conforme o tipo de informações sabidas sobre o tema. Veja quais são os tipos de argumentos mais explorados:

  1. Comparação ou contraste
  2. Exemplificação
  3. Causas e/ou efeito
  4. Testemunho de autoridade
  5. Alusão histórica
  6. Dados concretos
  • Colocar título na redação?

Inserir título apenas se o comando da prova de redação solicitá-lo.

  • Que tipo de linguagem adotar na escrita?

Ao escrever a redação, use a língua culta (obediência a normas gramaticias), clara e objetiva.

Você pode escrever o texto de forma pessoal (primeira pessoa) ou impessoal, e deve cuidar para não misturar esses dois registros. Ou seja, se adotar a linguagem impessoal, mantenha-a em todo o texto.

  •  O que não pode faltar na redação?

Além de atenção ao tema, a redação precisa de:

  1. Argumentos convincentes;
  2. Elementos coesivos;
  3. Marcadores de opinião.
  4. Coerência;
  5. Atenção à tipologia argumentativa;
  6. Correção gramatical.
  • Que temas estudar?

A banca FCC repete temas, e eles costumam transitar em alguns eixos:

  • Que temas já foram cobrados?

Veja alguns exemplos de prova de redação da FCC

Exemplo 01
FCC - 2019 - TRF - 4ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Área Administrativa

1

O que nossa época nos exige? Euforia, confiança, velocidade. Temos de ser proativos. O que ela nos promete? Se soubermos traçar nossas metas e construir nossa estratégia, atingiremos o sucesso. Se produzirmos e consumirmos, alcançaremos a felicidade. Ser feliz deixou de ser uma possibilidade esporádica para se tornar uma obrigação permanente. Para nós, seres desta época, nada menos que o gozo pleno. Fora disso, só o fracasso. E o fracasso, este é sempre pessoal. Se não alcançamos o que nos prometeram no final do arco-íris é porque cometemos algum erro no caminho. E fracassar, como sabemos, passou a ser não um fato inerente à vida, mas uma vergonha. (Adaptado de: BRUM, Eliane. Revista Época. Disponível em: revistaepoca.globo.com)

2

“Pessoas proativas buscam naturalmente novos desafios, procuram respostas diferentes para os problemas e engajam as pessoas. A proatividade está intimamente relacionada ao aumento de produtividade”, diz Glaucy Bocci, gerente e líder da prática de liderança e talento. Outro significado para proatividade diz respeito à capacidade de antever a mudança de contexto interno, ou o cenário de negócios, e agir. (Adaptado de: DE FRANÇA, Luiz. Revista Exame. Disponível em: exame.abril.com.br)

Baseando-se na relação entre as ideias presentes nos textos de apoio 1 e 2, e em seu conhecimento a respeito das questões suscitadas, redija uma dissertação de caráter argumentativo sobre o tema:

Proatividade − uma felicidade prometida

Exemplo 01

FCC - 2019 - TRT - 3ª REGIÃO - Técnico Judiciário Área Administrativa

Foi recentemente publicado no Americam Journal of Preventive Medicine um estudo com adultos jovens, de 19 a 32 anos de idade, apontando que quanto maior o tempo dispendido em mídias sociais de relacionamento, maior a sensação de solidão das pessoas. Além disso, esse estudo demonstrou também que quanto maior a frequência de uso, maior a sensação de isolamento social. (Adaptado de: ESCOBAR, Ana. Disponível em: http://g1.globo.com)

3
Com base nas ideias do texto acima, redija uma dissertação de caráter argumentativo sobre o tema:
Isolamento social na era da comunicação virtual

Exemplo 03

FCC - Analista Judiciário (Área Judiciária Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal) - Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região – 2016

Atente para o texto seguinte: Não é de hoje que se pergunta se a existência do museu ainda faz sentido, por mais que os antigos e tradicionais museus continuem atraindo um bom público, ao passo que novos espaços não deixam de ser construídos. Contudo, à medida que a própria arte se modifica, com os quadros tradicionais cada vez mais dando lugar a instalações, a performances e aos grafites, parece crescer o número daqueles para quem, segundo Hal Foster, no artigo “Museus sem fim” (revista Piauí, edição 105, Junho/2015), “a contemplação estética é tediosa, a compreensão histórica é elitista e, mais do que isso, o museu é um lugar morto, um mausoléu”. Foster discorda: “Quando bem projetados e dotados de programação inteligente, os museus admitem tanto entretenimento quanto contemplação, e nesse processo promovem também alguma compreensão.” Assim, em lugar de propor que os museus permaneçam intocados, o que o historiador e crítico norte-americano propõe é torná-los capazes de nos transportar “para diferentes períodos e culturas − para diversos modos de perceber, pensar, representar e ser −, a fim de que possamos testá-los em relação a nossas próprias época e cultura, e vice-versa, e, nesse processo, quem sabe transformarmo-nos um pouco.”

Escreva um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se em relação às diferentes ideias expostas no texto acima.

Exemplo 04

FCC- 2019 – TJ-MA – Técnico judiciário –Técnico e -edificações

I

Todo mundo sabe que a prática leva à perfeição. Cientistas conseguiram estimar o tempo necessário de estudo para alguém se destacar internacionalmente em alguma área: 10 mil horas. Foi a esse número que o especialista em sucesso Anders Ericsson chegou depois de observar os grandes talentos das mais diversas áreas. Todo mundo que foi alguém, ele concluiu, do campeão de xadrez Kasparov a Steve Jobs, ficou esse tempo todo aperfeiçoando seu ofício. O que realmente faz alguém ficar bom em algo é treino duro, dolorido, no limite do executável.

(Adaptado de: HUECK, Karin. O segredo do sucesso. Disponível em: https://super.abril.com.br, 21.05.2018)

II

É importante, para qualquer menino e para qualquer homem, aprender desde cedo que na vida há lugar para a dor e para o anonimato.

(NOGY, Gustavo. A ditadura do sucesso. Disponível em: www.gazetadopovo.com.br, 08.05.2018)

III

Poema em Linha Reta

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.

Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,

Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,

Indesculpavelmente sujo.

Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,

Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,

Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,

Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,

Que tenho sofrido enxovalhos e calado,

Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;

[...]

Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,

Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo

Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,

Nunca foi senão príncipe – todos eles príncipes – na vida...

[...]

Arre, estou farto de semideuses!

Onde é que há gente no mundo?

[...]

(CAMPOS, Álvaro de. Ficções do interlúdio – Poesias de Álvaro de Campos. In: PESSOA,

Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro, Editora Nova Aguilar, 1995, p. 418-19)

A partir das ideias expostas em I, II e III, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:

A relação entre sucesso e fracasso na sociedade atual

Dicas para preparação para prova de redação da FCC:

Para elaborar uma boa redação para a banca FCC, leia:

A) textos de grandes pensadores para explorar argumentos de citação e ter boas ideias;

B) textos de todas as áreas para nãos se sentir surpreendido no dia da prova por um tema sobre o qual você não conhece;

C) notícias e reportagens sobre temas variados e que estão em voga no contexto atual;

D) treine a escrita: quanto mais se escreve, maior é a chance de desenvolver a técnica de boa expressão e estruturação de texto.

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