Confira o gabarito extraoficial de Escrevente do TJ-SP para comarca da capital
Prova foi aplicada no último domingo (24) apenas para candidatos concorrentes a vagas na capital paulista.
**Versão da Prova: Versão Imprensa (disponibilizada publicamente no site da Banca Vunesp). Para consultar a sua versão individual, acesse seu login no site e confira as questões abaixo.
QUESTÃO 01: Na perspectiva do personagem, ficar desempregado é visto como algo
GABARITO: (A) possível, o que decorre do perigo de ter emprego.
COMENTÁRIO: O texto apresenta um personagem refletindo sobre possível situação de desemprego, a qual só existe se o sujeito estiver com um contrato de trabalho e deste é desligado. Logo, “Na perspectiva do personagem, ficar desempregado é visto como algo” é algo possível, o que decorre do perigo de ter emprego.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 02: A relação de sentido estabelecida entre as expressões “Ter um emprego” e “ficar desempregado” também ocorre entre os termos destacados em:
GABARITO: (C) A vítima citou traços genéricos da compleição física do bandido, enquanto alguns transeuntes, menos abalados, fizeram uma descrição minuciosa.
COMENTÁRIO: A relação de sentido estabelecida entre as expressões
“Ter um emprego” e “ficar desempregado” é de contraste, tal como ocorre com “genérico/minucioso”.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 03: O narrador da história deixa claro que
GABARITO: (A) o sentimento que a pequena Rita nutria pelos sinos da igreja era motivo para ela estar nos cuidados deles junto de seu amado avô.
COMENTÁRIO: O narrador da história deixa claro que o sentimento que a pequena Rita nutria pelos sinos da igreja era motivo para ela estar nos cuidados deles junto de seu amado avô, pois, conforme o texto ela adorava tanto os sinos como também gostava de seu avô: “Mas como havia de ser se ela amava perdidamente os seus sinos e o seu avô?... Achava os sinos frios demais e pachorrentos como uns homens de idade, mas, em compensação, admirava-os, quando vovô Emílio despertava-lhes a sanha e os fazia pularem, voltearem como clowns*, precipitarem-se no espaço como se fossem desabar e ressurgirem para o alto, com a boca largamente aberta, como um sorriso de gigante satisfeito.”
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 04: Considere as passagens:
• ... o serviço da torre da Igreja de X estava confiado ao velho Emílio... (1o parágrafo)
• ... sob a cúpula enorme do sino grande... (2o parágrafo)
• ... sem dar atenção ao burburinho da cidade... (2o parágrafo)
GABARITO: (C) entregue; cobertura abobadada; tumulto.
COMENTÁRIO: No contexto, os termos em destaque assumem, respectivamente, os sentidos de: entregue; cobertura abobadada; tumulto.
_________________________________________________________________________________
*QUESTÃO 05: Identifica-se emprego de termo(s) em sentido figurado na passagem:
GABARITO: (B) ... davam a ela doces e beijos que não havia mãos a medir... (4o parágrafo)(E) ... os interstícios dos relevos que os enfeitavam... (6o parágrafo)
COMENTÁRIO: B
... davam a ela doces e beijos que não havia mãos a medir... (4o parágrafo)
A ideia de medir aqui apresenta-se em forma de metonímia (figura de linguagem), um sentido de caráter mais subjetivo (próprio do sentido figurado).
A expressão “Não haver mãos a medir” significa “Não ter mãos a medir; ser quase impossível atender a todos e a tudo”, conforme indica dissertação de mestrado sobre léxico da língua portuguesa. No contexto do texto literário, marcado por muitas expressões subjetivas, pode ser identificado com a ideia de quase impossível contar/medir, quantificar de forma precisa. A menina recebia muitos doces e afagos.
Fonte: dissertação de mestrado (https://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/api/core/bitstreams/07a70b24-742e-42a4-8495-c81b355a2ce7/content)
E
No sentido figurado, “relevo” transcende seu significado literal de saliência ou elevação física para expressar algo que se destaca, ganha importância ou sobressai em determinado contexto. Assim, “relevo” é associado a elementos que chamam a atenção por sua singularidade, significado ou impacto.
Por exemplo, em um texto literário, “relevo” pode simbolizar aspectos marcantes ou notáveis de uma situação, objeto ou personagem. Ele carrega a ideia de algo que se diferencia do comum, que deixa uma impressão ou ocupa um lugar de destaque, seja no âmbito visual, emocional ou simbólico.
Nesse contexto, no fragmento analisado, “os relevos que os enfeitavam” (referindo-se aos sinos) não apenas descrevem os ornamentos físicos, mas também sugerem os detalhes que tornam os sinos únicos e fascinantes para a pequena Rita. Em sentido figurado, o “relevo” pode evocar algo digno de ser admirado, cuidado e explorado com atenção, como Rita faz ao “esgravatar-lhes os interstícios”.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 06: Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho – Festejavam muito aquela criança, davam a ela doces e beijos... (4o parágrafo) – está em conformidade com a norma-padrão.
GABARITO: (E) Festejavam-na muito, davam-lhe doces e beijos...
COMENTÁRIO: "Festejavam-na" está correto porque "festejar" exige complemento direto (OD), e o pronome "na" cumpre essa função. Em razão do som nasal do verbo (festejavam) se justifica o uso de "na" e não "a"
"Davam-lhe" está correto porque "dar" exige complemento indireto (OI), e "lhe" refere-se a "aquela criança".
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 07: Na passagem – ... sentiam só que ela fugisse tanto a meter-se na torre com o avô e esquecesse pelos velhos amigos de bronze que moravam lá no alto as pessoas da cidade que tanto a queriam. (4o parágrafo), as preposições que iniciam as expressões destacadas estabelecem, correta e respectivamente, relações de sentido de
GABARITO: (B) finalidade, companhia e causa.
COMENTÁRIO: Na passagem – ... sentiam só que ela fugisse tanto a meter-se (com a finalidade de meter-se) na torre com o avô (na companhia do avô) e esquecesse pelos velhos amigos de bronze que moravam lá no alto (EM RAZÃO DOS AMIGOS DE BRONZE QUE MORAVAL NO ALTO DA TORRE) as pessoas da cidade que tanto a queriam. (4o parágrafo), as preposições que iniciam as expressões destacadas estabelecem,
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 08: O conto, escrito no século XIX, apresenta colocação pronominal desabonada pela norma-padrão atual. Isso se evidencia na passagem:
GABARITO: (A) ... era aquele velho que via-se de tarde, à janela da torre sob a cúpula enorme do sino grande... (2o parágrafo)
COMENTÁRIO: O pronome relativo QUE é palavra atrativa. Portanto, deveria ter sido utilizada a próclise.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 09: Leia as passagens:
• Era aquele homem de barbas longas e brancas, espécie dessas figuras com que se costuma fazer a imagem mítica dos grandes rios... (2o parágrafo)
• Por aqueles cinco quarteirões em volta não havia quem não gostasse da andorinha da torre. (4o parágrafo)
GABARITO: (D) a que se recorre para fazer; simpatizasse com a.
COMENTÁRIO: : "a que se recorre para fazer" está em conformidade com a norma-padrão, pois o verbo "recorrer" exige a preposição "a".
"simpatizasse com a" está correto, pois o verbo "simpatizar" exige a preposição "com".
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 10: Predominam, no texto, as formas verbais do
GABARITO: (C) Pretérito Imperfeito do Modo Indicativo, em função dos aspectos descritivos que contextualizam a rotina do sineiro e de sua neta.
COMENTÁRIO: Predominam as formas verbais conjugadas no pretérito imperfeito do modo indicativo. Observa-se a presença das desinências modo-temporais que indicam esse tempo: -VA, -IA. EX.: estava, havia, circulava, despertava, dava etc.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 11: Conforme os sentidos expressos no texto e a norma-padrão de pontuação, a passagem – Achava os sinos frios demais e pachorrentos como uns homens de idade, mas, em compensação, admirava-os, quando vovô Emílio despertava-lhes a sanha e os fazia pularem... (5o parágrafo) – está adequadamente reescrita em
GABARITO: (E) Achava os sinos frios demais e calmos como uns homens de idade; em compensação, admirava-os, no entanto, quando a sanha deles era despertada por vovô Emílio, que os fazia pularem. E
COMENTÁRIO: "Achava os sinos frios demais e calmos como uns homens de idade; em compensação, admirava-os, no entanto, quando a sanha deles era despertada por vovô Emílio, que os fazia pularem."
As vírgulas foram empregadas corretamente para:
Isolar a locução adverbial deslocada ("em compensação");
Separar a conjunção adversativa intercalada ("no entanto");
Destacar a oração subordinada adverbial temporal ("quando a sanha deles era despertada");
Introduzir a oração subordinada adjetiva explicativa ("que os fazia pularem").
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 12: O efeito de humor da tira decorre
GABARITO: (A) da interpretação equivocada que os personagens fazem dos termos “mão” e “filha”.
COMENTÁRIO: O humor do texto decorre do duplo sentido das palavras: “mão” é empregado no sentido conotativo e personagem entende como literal.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 13: Na opinião do autor, a situação ambiental do país
GABARITO: (D) vem superando os cenários mais negativos previstos, intensificados pela crescente destruição a que estão expostas as cidades nos últimos meses
COMENTÁRIO: O texto indica, ao citar livro lançado em 2017 com previsão pessimista acerca das mudanças climáticas, que o cenário é ainda mais preocupante.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 14: O autor usa a referência ao livro bíblico Apocalipse, ao livro A Terra Inabitável e ao artigo do cientista Carlos Nobre com a intenção de
GABARITO: (B) ratificar seu ponto de vista sobre os desastres ambientais.
COMENTÁRIO: A referência ao texto bíblico conforma a visão mais pessimista, hoje, associada a mudanças climáticas.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 15: Nas passagens –... mas quando se impõe para valer... (1o parágrafo) – e – As metrópoles estrebucham entre dois extremos... (4o parágrafo) –, as expressões destacadas significam, respectivamente:
GABARITO: (C) de verdade; afligem-se.
COMENTÁRIO: No contexto, “para ver”, expressão popular, indica algo que passa a ser mais frequente, real, verdadeiro. E “estrebuchar” indica sentido de apresentar aflição, agitar-se.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 16: Na frase final do texto – Para onde quer que se olhe, proliferam os sinais de esfacelamento generalizado. –, a informação destacada permite inferir corretamente que
GABARITO: (D) a ruína é uma realidade incontestável.
COMENTÁRIO: Oração destacada acentua a realidade mais dura do que se imaginava antes em relação a questões climáticas.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 17: Considere as passagens:
• Não respeita nada, cobre até os astros no céu. (1o parágrafo)
• Seu alerta de que o descongelamento do solo... (3o parágrafo)
• ... ele retomou o adjetivo... (4o parágrafo)
GABARITO: (A) A Lua; O livro; inabitável.
COMENTÁRIO: “Astros” remete a “Lua”, como exemplo de astro (coesão catafórica).
“Seu” remete ao livro “A Terra inabitável”, como exemplo de astro (coesão anafórica).
“o adjetivo” remete ao adjetivo do título do livro “inabitável (coesão anafórica).
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 18: A concordância verbal e a concordância nominal estão em conformidade com a norma-padrão na seguinte reescrita de informações do texto:
GABARITO: (E) No Rio Solimões, faltam condições de sobrevivência aos peixes, pois as águas abundantes foram reduzidas a um riacho fantasma.
COMENTÁRIO: O verbo "faltam" está no plural, concordando corretamente com "condições" (núcleo do sujeito).
"As águas abundantes foram reduzidas" está em conformidade com a norma-padrão, pois o verbo concorda com o sujeito "As águas abundantes”.
"Um riacho fantasma" concorda corretamente no singular.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 19: Considere as passagens:
• ... uma foto mostra Brasília submersa em fumaça densa... (1o parágrafo)
• ... que castiga antes os de baixo... (1o parágrafo)
• Sobem os óbitos por problemas respiratórios. (2o parágrafo)
• ... a seca ameaça matar de sede os moradores. (4o parágrafo)
GABARITO: (D) Brasília sob fumaça densa; preferencialmente; causa; causa.
COMENTÁRIO: "Sob fumaça densa" é um sinônimo adequado para "submersa em fumaça densa", pois "sob" implica algo coberto ou envolto.
"Preferencialmente" corresponde ao sentido de "antes", que indica prioridade ou preferência no texto.
A preposição "por" estabelece uma relação de causa (em razão de): os óbitos sobem por problemas respiratórios.
A preposição "de" também indica causa (em razão de): a seca ameaça matar de sede.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 20: Agora, o quadro se agravou. Os fatos nos põem frente (...)
GABARITO: (E) a ... a ... às
COMENTÁRIO: Agora, o quadro se agravou. Os fatos nos põem frente A frente (não se usa crase entre palavras repetidas) com o exaurimento não dos impérios, não da humanidade, mas do planeta Terra. Estamos presenciando A fadiga (não há exigência de preposição) do material e do imaterial: fadiga da natureza e das narrativas sobre a natureza, fadiga do Corpo de Bombeiros e dos métodos incorpóreos de combate ÀS queimadas (preposição A exigida por COMBATE + artigo definido AS admitido pelo nome feminino QUEIMADAS). Fadiga da fadiga.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 21: Com a frase do personagem no 2o quadro, conclui-se corretamente que ele decidiu (...)
GABARITO: (D) assumir humildemente sua inépcia nas redes sociais.
COMENTÁRIO: Personagem, no segundo quadrinho, compreende que precisa usar redes social, pede ajuda, garantindo assim compreensão do “conselho” recebido.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 22: O termo obsoleto (1o quadro) é antônimo de
GABARITO: (B) hodierno.
COMENTÁRIO: Antônimo de obsoleto (arcaico, em desuso) é hodierno (atual, moderno).
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 23: Conforme os sentidos expostos no 1o quadro e o respeito à norma-padrão, a frase do personagem admite a versão:
GABARITO: (A) Tornar-se-á obsoleto quem não atuar nas redes sociais. Portanto, o senhor precisa agir nelas.
COMENTÁRIO: A frase está conforme a norma-padrão da língua portuguesa. O verbo "tornar-se" está corretamente conjugado no futuro do presente na forma pronominal "tornar-se-á" (uso da mesóclise), e a regência verbal e nominal está correta. Além disso, há coerência lógica e semântica entre as orações.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 24: A regência nominal atende à norma-padrão em:
GABARITO: (E) O rapaz mostrava-se cioso da atuação do chefe nas redes sociais, razão pela qual lhe deu o conselho.
COMENTÁRIO: O adjetivo "cioso" exige a preposição "de", como está na frase: "... cioso da atuação...". Não há erro de regência ou construção.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 25: Tendo em conta as condutas criminalizadas no artigo 296, caput e parágrafos, do Código Penal (crime de falsificação de selo ou sinal público), é correto afirmar:
GABARITO: (D) a modalidade de utilizar, prevista no inciso II, do parágrafo 1o , tem por objeto material selo ou sinal público verdadeiros.
COMENTÁRIO: (A) todas as modalidades previstas são crimes próprios de funcionários públicos.
Errada, pois se trata de crime comum, não sendo exigido qualidade especial do sujeito ativo para configurar o tipo penal.
(B) todas as modalidades previstas exigem elemento subjetivo especial, consistente na finalidade de prejudicar terceiros, em benefício próprio ou alheio.
Errada, pois basta o dolo, consistente na vontade e consciência das condutas previstas no tipo penal. Apenas a conduta descrita no artigo 269, § 1º, II, exige elemento subjetivo específico consistente em utilizar indevidamente o selo ou sinal verdadeiro em prejuízo de outrem ou em proveito próprio ou alheio.
(C) a modalidade de falsificar, prevista no caput, tem por objeto material selo para autenticação de ato oficial da União e dos Estados, excluídos os Municípios.
Errada, pois, conforme o artigo 296, I, do CP, o crime consiste em falsificar, fabricando-os ou alterando-os selo público destinado a autenticar atos oficiais da União, de Estado ou de Município;
(D) a modalidade de utilizar, prevista no inciso II, do parágrafo 1o , tem por objeto material selo ou sinal público verdadeiros.
Certo, pois, conforme o artigo 296, § 1º, II, do CP, incorre nas mesmas penas do caput quem utiliza indevidamente o selo ou sinal verdadeiro em prejuízo de outrem ou em proveito próprio ou alheio.
(E) todas as modalidades previstas são crime de perigo abstrato, não se exigindo resultado naturalístico diverso da conduta realizada
Errada. Trata-se de crime formal, de consumação antecipada ou de conteúdo recortado, atingindo a consumação no momento da falsificação, mediante a fabricação ou alteração do selo ou sinal público, independentemente da obtenção de vantagem indevida ou de provocação de prejuízo a outrem.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 26: Caio, comerciante, contratou Mévia para trabalhar como recepcionista na loja de sua propriedade (...)
GABARITO: (E) Tício, em tese, incorreu no crime de falsidade de documento público.
COMENTÁRIO: (A) Seprônia, em tese, incorreu no crime de falsidade de documento público.
Errado; primeiro, porque, em tese, a conduta poderia ser enquadrada no crime de falsidade ideológica, e não em falsidade documental, já que não há alteração material no documento, mas a inserção de declaração falsa; 2º, porque, ainda que se cogitasse a incidência do artigo 299 do CP, conforme o STF, o fato seria atípico, porque a declaração passível de averiguação ulterior não constitui documento hábil para fins penais”.
(B) Mévia, em tese, ao permitir a anotação de informação não verdadeira em sua carteira profissional, incorreu no crime de falsidade ideológica, em coautoria com Caio.
Errada; primeiro, porque Mévia não teria praticado a ação nuclear do tipo, razão pela qual não poderia figurar como autora, podendo, no máximo, atuar como partícipe; segundo, porque, em tese, o fato não se enquadraria no crime de falsidade ideológica, mas no crime de falsidade de documento público, nos termos do artigo 297, §3º, II, do CP.
(C) Caio, em tese, incorreu no crime de falsidade de documento particular, na modalidade omissiva, já que deixou de anotar a correta remuneração de Mévia.
Errada; primeiro, porque Caio teria atuado de forma comissiva, ao ter procedido à anotação do contrato de trabalho remuneração menor à efetivamente paga; segundo, porque, em tese, o fato não se enquadraria no crime de falsidade ideológica, mas no crime de falsidade de documento público, nos termos do artigo 297, §3º, II, do CP.
(D) Mévio, em tese, incorreu no crime de falsidade de documento particular.
Errado; primeiro, porque, em tese, a conduta poderia ser enquadrada no crime de falsidade ideológica, e não em falsidade documental, já que não há alteração material no documento, mas a inserção de declaração falsa; 2º, porque, ainda que se cogitasse a incidência do artigo 299 do CP, conforme o STF, o fato seria atípico, porque a declaração passível de averiguação ulterior não constitui documento hábil para fins penais”.
(E) Tício, em tese, incorreu no crime de falsidade de documento público.
Certa, pois a conduta de Tício recaiu na alteração do número do chassi constante do documento de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, e não no próprio chassi do veículo, não sendo, por isso, adequada a aplicação, no caso, do artigo 311 do CP.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 27: Caio, após finalizar e resolver prova para seleção em exame público, ao deixar o local, através de equipamento eletrônico (...)
GABARITO: (B) Caio e Mévia incorreram no crime de fraude em certame de interesse público; ele, por divulgar conteúdo sigiloso de certame público, e ela, por utilizar esse conteúdo.
COMENTÁRIO: (A) Caio e Mévia não incorreram no crime de fraude em certame de interesse público, que, para se caracterizar, exige o recebimento de vantagem patrimonial indevida.
Errado. O tipo penal não exige, para a sua consumação, efetiva obtenção de vantagem patrimonial, nem mesmo que resulte dano à administração. Se resultar dano, incide a qualificadora do artigo 311-A, § 2º, do CP.
(B) Caio e Mévia incorreram no crime de fraude em certame de interesse público; ele, por divulgar conteúdo sigiloso de certame público, e ela, por utilizar esse conteúdo.
Correto. Caio incorreu na conduta de divulgar indevidamente conteúdo sigiloso de exame público, ao passo que Mévia fez uso, ou seja, utilizou esse conteúdo.
(C) Caio e Mévia não incorreram no crime de fraude em certame de interesse público, que, para se caracterizar, exige a ocorrência de prejuízo à administração pública, o que inexistiu.
Errado. O tipo penal não exige, para a sua consumação, efetiva obtenção de vantagem patrimonial, nem mesmo que resulte dano à administração. Se resultar dano, incide a qualificadora do artigo 311-A, § 2º, do CP.
(D) Caio incorreu no crime de fraude em certame de interesse público, pois divulgou conteúdo sigiloso de certame público. Mévia, contudo, não incorreu nesse crime, pela atipicidade da conduta de utilizar conteúdo sigiloso em certame público.
Errado. Caio incorreu na conduta de divulgar indevidamente conteúdo sigiloso de exame público, ao passo que Mévia fez uso, ou seja, utilizou esse conteúdo. O tipo penal prevê a conduta “utilizar”.
(E) Caio e Mévia não incorreram no crime de fraude em certame de interesse público, que tem por objeto material apenas concurso público e processo seletivo para ingresso no ensino superior.
Errado, pois o artigo 311-A, II, do CP, prevê a possibilidade de exame público.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 28: Considerando os crimes de concussão e de excesso de exação (...)
GABARITO: (C) o crime de concussão, previsto no caput, é formal, mas a figura qualificada, do crime de excesso de exação, previsto no parágrafo 2º , é material
COMENTÁRIO:
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 29: Caio, em aplicativo de namoro, apresenta-se como delegado de polícia, sem ser, ostentando foto de distintivo da Polícia Civil (...)
GABARITO: (A) Tício praticou o crime de inutilização de edital ou sinal (artigo 336 do CP).
COMENTÁRIO:
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 30: A respeito dos crimes contra a administração da justiça, assinale a alternativa correta (...)
GABARITO: (D) O crime de fraude processual, para se caracterizar, exige o elemento subjetivo especial, consistente no especial fim de induzir a erro o juiz ou o perito.
COMENTÁRIO:
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 31: Tendo em vista as causas de impedimento, suspeição e incompatibilidade previstas no Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta.
GABARITO: (E) O desembargador do Tribunal não poderá atuar em julgamento de recurso contra decisão proferida em processo em que ele próprio, atuando como juiz de primeiro grau, tenha se pronunciado sobre questão de fato ou de direito.
COMENTÁRIO: A) ERRADA. CPP, Art. 258. Os órgãos do Ministério Público não funcionarão nos processos em que o juiz ou qualquer das partes for seu cônjuge, ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, e a eles se estendem, no que Ihes for aplicável, as prescrições relativas à suspeição e aos impedimentos dos juízes.
B) ERRADA. CPP, Art. 252. O juiz não poderá exercer jurisdição no processo em que: II - ele próprio houver desempenhado qualquer dessas funções ou servido como testemunha.
C) ERRADA. CPP, Art. 253. Nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes, consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive.
D) ERRADA. CPP, Art. 255. O impedimento ou suspeição decorrente de parentesco por afinidade cessará pela dissolução do casamento que Ihe tiver dado causa, salvo sobrevindo descendentes; mas, ainda que dissolvido o casamento sem descendentes, não funcionará como juiz o sogro, o padrasto, o cunhado, o genro ou enteado de quem for parte no processo.
E) CERTA. CPP, Art. 252, III - tiver funcionado como juiz de outra instância, pronunciando-se, de fato ou de direito, sobre a questão;
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 32: A respeito da figura do acusado e do defensor, é correto afirmar:
GABARITO: (D) em caso de abandono do processo pelo defensor, em não sendo localizado o acusado para constituir um novo, o juiz nomeará defensor público ou advogado dativo para a sua defesa.
COMENTÁRIO: A) ERRADO. CPP, Art. 265. O defensor não poderá abandonar o processo sem justo motivo, previamente comunicado ao juiz, sob pena de responder por infração disciplinar perante o órgão correicional competente.
§ 1o A audiência poderá ser adiada se, por motivo justificado, o defensor não puder comparecer.
B) ERRADO. CPP, Art. 252. O juiz não poderá exercer jurisdição no processo em que:
I - tiver funcionado seu cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, órgão do Ministério Público, autoridade policial, auxiliar da justiça ou perito.
C) ERRADO. CPP, Art. 265. O defensor não poderá abandonar o processo sem justo motivo, previamente comunicado ao juiz, sob pena de responder por infração disciplinar perante o órgão correicional competente.
D) CERTO. CPP, Art. 265. O defensor não poderá abandonar o processo sem justo motivo, previamente comunicado ao juiz, sob pena de responder por infração disciplinar perante o órgão correicional competente. § 3º Em caso de abandono do processo pelo defensor, o acusado será intimado para constituir novo defensor, se assim o quiser, e, na hipótese de não ser localizado, deverá ser nomeado defensor público ou advogado dativo para a sua defesa.
E) ERRADO. CPP, Art. 261. Nenhum acusado, ainda que ausente ou foragido, será processado ou julgado sem defensor.
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 33: Nos termos do Código de Processo Penal, Tício, diretor do cartório da 1a Vara Criminal da Comarca X, sendo amigo íntimo de Caio, réu em processo penal que tramita na respectiva Vara,
GABARITO: (B) não poderá atuar no feito, em razão de se tratar de causa de suspeição de juiz, extensiva aos serventuários e funcionários da Justiça.
COMENTÁRIO: CPP, Art. 274. As prescrições sobre suspeição dos juízes estendem-se aos serventuários e funcionários da justiça, no que Ihes for aplicável.
CPP, Art. 254. O juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qualquer das partes:
I - se for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer deles;
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 34: Caio teve recebida, pelo juiz, a denúncia ofertada pelo Ministério Público. Determinada sua citação pessoal, o oficial de justiça esteve, por diversas vezes, no endereço constante dos autos e, desconfiando de que Caio estava se ocultando para não receber a citação, citou-o por hora certa.
GABARITO: (A) A citação por hora certa, embora ficta, não autoriza a suspensão do processo, devendo o juiz, na hipótese de não comparecimento do acusado, nomear defensor dativo, prosseguindo-se o processo.
COMENTÁRIO: A) CERTO. CPP, Art. 362. Verificando que o réu se oculta para não ser citado, o oficial de justiça certificará a ocorrência e procederá à citação com hora certa, na forma estabelecida nos arts. 227 a 229 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 – Código de Processo Civil.
Parágrafo único. Completada a citação com hora certa, se o acusado não comparecer, ser-lhe-á nomeado defensor dativo.
B) ERRADO. Tem previsão expressamente no Código de Processo Penal, art. 362.
C) ERRADO. Não há previsão da suspensão da prescrição e nem do processo quando se tratar de citação por hora certa.
Art. 362. Verificando que o réu se oculta para não ser citado, o oficial de justiça certificará a ocorrência e procederá à citação com hora certa, na forma estabelecida nos arts. 227 a 229 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 – Código de Processo Civil.
Parágrafo único. Completada a citação com hora certa, se o acusado não comparecer, ser-lhe-á nomeado defensor dativo.
D) vide letra C
E) vide letra C
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 35: Mévio foi denunciado por crime apenado com pena máxima privativa de liberdade de 3 anos (...)
GABARITO: (A) o sumário e, tendo o acusado não comparecido a ato do qual foi devidamente intimado, ainda que se trate do interrogatório, é possível a decretação da revelia, prosseguindo-se o feito sem sua presença.
COMENTÁRIO: A) CERTO. CPP, Art. 367. O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo
B e D) ERRADAS. Trata-se de crime que deve ser processado mediante o rito sumário, tendo em vista a pena máxima de 3 anos ao crime praticado por Mévio, consoante previsão do art. 394, §1º, II, CPP. Por essa razão as assertivas B e D estão erradas.
Art. 394. O procedimento será comum ou especial.
§ 1o O procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo:
I - ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade;
II - sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade
III - sumaríssimo, para as infrações penais de menor potencial ofensivo, na forma da lei.
E) ERRADO. CPP, Art. 394, § 5o Aplicam-se subsidiariamente aos procedimentos especial, sumário e sumaríssimo as disposições do procedimento ordinário.
CPP, Art. 403. Não havendo requerimento de diligências, ou sendo indeferido, serão oferecidas alegações finais orais por 20 (vinte) minutos, respectivamente, pela acusação e pela defesa, prorrogáveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentença.
§ 3o O juiz poderá, considerada a complexidade do caso ou o número de acusados, conceder às partes o prazo de 5 (cinco) dias sucessivamente para a apresentação de memoriais. Nesse caso, terá o prazo de 10 (dez) dias para proferir a sentença.
C) ERRADA. A absolvição sumária é prevista para o rito sumário, conforme arts. 396, 396-A e 397, todos do CPP.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 36: Mévia foi denunciada pela prática do crime de homicídio simples, tentado (...)
GABARITO: (C) Embora seja possível alterar a pronúncia, ainda que preclusa a impugnação, por fato superveniente, não cabe ao juiz proceder, de ofício, devendo abrir vista ao Ministério Público para aditamento da denúncia.
COMENTÁRIO: A) ERRADO. Art. 420. A intimação da decisão de pronúncia será feita:
I – pessoalmente ao acusado, ao defensor nomeado e ao Ministério Público;
B) ERRADO. Art. 420. A intimação da decisão de pronúncia será feita:
I – pessoalmente ao acusado, ao defensor nomeado e ao Ministério Público;
II – ao defensor constituído, ao querelante e ao assistente do Ministério Público, na forma do disposto no § 1o do art. 370 deste Código.
Parágrafo único. Será intimado por edital o acusado solto que não for encontrado.
Art. 370. Nas intimações dos acusados, das testemunhas e demais pessoas que devam tomar conhecimento de qualquer ato, será observado, no que for aplicável, o disposto no Capítulo anterior. (Redação dada pela Lei nº 9.271, de 17.4.1996)
§ 1o A intimação do defensor constituído, do advogado do querelante e do assistente far-se-á por publicação no órgão incumbido da publicidade dos atos judiciais da comarca, incluindo, sob pena de nulidade, o nome do acusado.
C) CERTO. Art. 421. Preclusa a decisão de pronúncia, os autos serão encaminhados ao juiz presidente do Tribunal do Júri
§ 1o Ainda que preclusa a decisão de pronúncia, havendo circunstância superveniente que altere a classificação do crime, o juiz ordenará a remessa dos autos ao Ministério Público.
D) ERRADO. Vide assertiva C
E) ERRADO. CPP, Art. 581, IV: Art. 581. Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença: IV – que pronunciar o réu;
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 37: Tendo em vista a Lei no 9.099/95, na parte correspondente ao Juizado Especial Criminal, é correto afirmar:
GABARITO: (E) as obrigações a que ficará sujeito o acusado, em eventual acordo de suspensão condicional do processo, não se restringem às citadas na lei, podendo o juiz fixar outras, desde que adequadas ao fato e à condição pessoal do acusado.
COMENTÁRIO: A) ERRADA. Art. 74. A composição dos danos civis será reduzida a escrito e, homologada pelo Juiz mediante sentença irrecorrível, terá eficácia de título a ser executado no juízo civil competente.
Parágrafo único. Tratando-se de ação penal de iniciativa privada ou de ação penal pública condicionada à representação, o acordo homologado acarreta a renúncia ao direito de queixa ou representação.
B) ERRADA. Cabe tanto nas ações penais pública incondicionadas quanto nas condicionadas, conforme art. 76, da Lei nº 9.099/1995
C) ERRADA. Lei nº 9.099/1995, Art. 76, § 4º Acolhendo a proposta do Ministério Público aceita pelo autor da infração, o Juiz aplicará a pena restritiva de direitos ou multa, que não importará em reincidência, sendo registrada apenas para impedir novamente o mesmo benefício no prazo de cinco anos.
D) ERRADA. Lei nº 9.099/1995, Art. 76, § 5º Da sentença prevista no parágrafo anterior caberá a apelação referida no art. 82 desta Lei.
E) CERTA.
Lei nº 9.099/1995Art. 89. Nos crimes em que a pena mínima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou não por esta Lei, o Ministério Público, ao oferecer a denúncia, poderá propor a suspensão do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspensão condicional da pena (art. 77 do Código Penal).
§ 1º Aceita a proposta pelo acusado e seu defensor, na presença do Juiz, este, recebendo a denúncia, poderá suspender o processo, submetendo o acusado a período de prova, sob as seguintes condições:
I - reparação do dano, salvo impossibilidade de fazê-lo;
II - proibição de freqüentar determinados lugares;
III - proibição de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorização do Juiz;
IV - comparecimento pessoal e obrigatório a juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades.
§ 2º O Juiz poderá especificar outras condições a que fica subordinada a suspensão, desde que adequadas ao fato e à situação pessoal do acusado.
§ 3º A suspensão será revogada se, no curso do prazo, o beneficiário vier a ser processado por outro crime ou não efetuar, sem motivo justificado, a reparação do dano.
§ 4º A suspensão poderá ser revogada se o acusado vier a ser processado, no curso do prazo, por contravenção, ou descumprir qualquer outra condição imposta.
§ 5º Expirado o prazo sem revogação, o Juiz declarará extinta a punibilidade.
§ 6º Não correrá a prescrição durante o prazo de suspensão do processo.
§ 7º Se o acusado não aceitar a proposta prevista neste artigo, o processo prosseguirá em seus ulteriores termos.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 38: Na 2ª Vara Cível da Comarca de São Bartolomeu, o juiz titular encaminha dois despachos, em dois processos diferentes (...)
GABARITO: (B) Se for constatada a preterição de João, o juiz determinará o imediato cumprimento do ato e a instauração de processo administrativo disciplinar contra Marcelo.
COMENTÁRIO: Artigo 12, inciso IX e artigo 153, paragrafo 5º do CPC.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 39: Na 1ª Vara Cível da Comarca X, tramita uma ação de cobrança movida por Carlos contra a fictícia empresa ABC (...)
GABARITO: (D) Caso o juiz intimado a prolatar a sentença mantenha-se inerte, os autos serão remetidos ao seu substituto legal para decisão em 10 (dez) dias
COMENTÁRIO: Artigo 143, inciso II, paragrafo único.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 40: Na Vara Cível de Montanha Verde, Mariana move uma ação de cobrança contra João pelo não pagamento (...)
GABARITO: (A) da evidência.
COMENTÁRIO: Artigo 311, inciso IV do CPC.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 41: Na 1ª Vara Cível de Nova Esperança, Pedro move uma ação contra a fictícia construtora Move Ltda (...)
GABARITO: (A) A decisão do juiz é impugnável por meio de agravo de instrumento.
COMENTÁRIO: Artigo 1015, inciso II e artigo 356, paragrafo 5º.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 42: Em uma ação de indenização movida por Cleide contra o Banco X, na qual Cleide pagou as custas processuais (...)
GABARITO: (E) deverá ser condenada ao pagamento da multa fixada entre 1% e 5% por cento do valor atualizado da causa, que poderá ser paga ao final do processo.
COMENTÁRIO: Artigo 1021, paragrafo 4º do CPC.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 43: Com base nas situações hipotéticas apresentadas a seguir, acerca das partes no Juizado Especial Cível (...)
GABARITO: (E) Teresa decide propor ação contra Elis por danos morais em razão de uma publicação ofensiva em suas redes sociais. Para tanto, contrata advogado e concede a ele um mandato verbal com poderes gerais.
COMENTÁRIO: Lei 9099/95, artigo 3º, paragrafo 3º.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 44: Acerca do pedido de uniformização de interpretação de lei quando houver divergência entre decisões proferidas por Turmas Recursais nos Juizados Especiais da Fazenda Pública, assinale a alternativa correta
GABARITO: (C) O pedido fundado em divergência entre Turmas do mesmo Estado será julgado em reunião conjunta das Turmas em conflito, sob a presidência de desembargador indicado pelo Tribunal de Justiça.
COMENTÁRIO: Artigo 18, paragrafo 1º Lei 12.153/2009.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 45: No tocante aos direitos e deveres individuais e coletivos, a Constituição Federal estabelece que
GABARITO: (B) o preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial.
COMENTÁRIO: A) Errado – Art. 5º XXXVIII soberania dos veredictos; sigilo é das votações
B) Certo – Art. 5º, LXIV
C) Errado – Art. 5º, XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;
D) Errado – Art. 5º, XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;
E) Errado - Art. 5º, XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 46: A Constituição Federal estabelece que ficará o seu autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência, quando da propositura da seguinte ação judicial:
GABARITO: (A) ação popular.
COMENTÁRIO: Art. 5º, LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 47: Conforme o disposto expressamente na Constituição Federal, o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado, entre outros, por
GABARITO: (D) partido político com representação no Congresso Nacional e por associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros.
COMENTÁRIO: LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:
a) partido político com representação no Congresso Nacional;
b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 48: Sumaia, de 18 anos de idade, foi contratada para trabalhar em uma empresa, em função considerada insalubre, durante o horário noturno.
GABARITO: (D) terá direito à irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo, e ao adicional de remuneração para a atividade insalubre.
COMENTÁRIO: Art. 7º, VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo; e
Art. 7º, XXIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;
A) Errada - XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;
B) Errada - IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno; (não menciona o %)
C) Errada - IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno; e XXIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; (não menciona o %)
E) Errada – é maior de 18 anos, então pode exercer atividade noturna e insalubre
XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 49: A Constituição Federal dispõe, sobre a administração pública, que
GABARITO: (A) os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, e, para efeito de remuneração de pessoal do serviço público, é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias.
COMENTÁRIO: A) Correta – Art. 37, XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;
XIII - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;
B) Errada – Art. 37, § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
C) Errada – Art. 37, XXII - as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras específicas, terão recursos prioritários para a realização de suas atividades e atuarão de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais, na forma da lei ou convênio.
D) Errada – Art. 37, § 5º A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.
E) Errada – Art. 37, X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 50: José Inocêncio trabalha para uma empresa de direito privado, que presta serviço público (...)
GABARITO: (E) deverá responder em ação regressiva, no caso de ter agido com dolo ou culpa, se a empresa for responsabilizada pelos danos causados a Maria.
COMENTÁRIO: Art. 37, § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 51: Ester é professora universitária ativa em Universidade Estadual (...)
GABARITO: (C) não tem direito à aposentadoria por redução da idade mínima, mas Hermes poderá ter direito à aposentadoria por critérios diferenciados por meio de lei complementar estadual.
COMENTÁRIO: Art. 40, § 4º-B. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de ocupantes do cargo de agente penitenciário, de agente socioeducativo ou de policial dos órgãos de que tratam o inciso IV do caput do art. 51, o inciso XIII do caput do art. 52 e os incisos I a IV do caput do art. 144.
Art. 40, § 5º Os ocupantes do cargo de professor terão idade mínima reduzida em 5 (cinco) anos em relação às idades decorrentes da aplicação do disposto no inciso III do § 1º, desde que comprovem tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio fixado em lei complementar do respectivo ente federativo.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 52: Segundo o disposto na Lei no 10.261/68, verificada a ocorrência de faltas ao serviço que caracterizem inassiduidade do funcionário público, é correto afirmar que (...)
GABARITO: (E) a defesa do funcionário no processo somente poderá versar sobre força maior, coação ilegal ou motivo legalmente justificável que impeça o comparecimento ao trabalho.
COMENTÁRIO: Artigo 311 - A defesa somente poderá versar sobre força maior, coação ilegal ou motivo legalmente justificável que impeça o comparecimento ao trabalho.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 53: O processo administrativo, regido pela Lei no 10.261/68, estabelece que, encerrada a fase probatória, dar-se-á vista dos autos à defesa (...)
GABARITO: (C) o presidente designará advogado dativo, assinando-lhe novo prazo.
COMENTÁRIO: Art. 292, Parágrafo único - Não apresentadas no prazo as alegações finais, o presidente designará advogado dativo, assinando-lhe novo prazo.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 54: Virgílio é funcionário público estadual e, sem justa causa, deixou de atender a uma exigência para cujo cumprimento havia sido marcado prazo certo (...)
GABARITO: (B) terá suspenso o pagamento de seu vencimento ou remuneração, até que satisfaça a exigência, ainda que aposentado ou em disponibilidade.
COMENTÁRIO: Artigo 262 - O funcionário que, sem justa causa, deixar de atender a qualquer exigência para cujo cumprimento seja marcado prazo certo, terá suspenso o pagamento de seu vencimento ou remuneração até que satisfaça essa exigência. Parágrafo único - Aplica-se aos aposentados ou em disponibilidade o disposto neste artigo.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 55: Considerando o disposto na Lei no 10.261/68, assinale a alternativa correta a respeito da revisão da punição disciplinar do servidor público estadual (...)
GABARITO: (D) Ela caberá se surgirem fatos ou circunstâncias ainda não apreciados ou vícios insanáveis de procedimento, que possam justificar redução ou anulação da pena aplicada.
COMENTÁRIO: Artigo 315 - Admitir-se-á, a qualquer tempo, a revisão de punição disciplinar de que não caiba mais recurso, se surgirem fatos ou circunstâncias ainda não apreciados, ou vícios insanáveis de procedimento, que possam justificar redução ou anulação da pena aplicada
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 56: No tocante às disposições sobre o processo administrativo, em havendo denunciante, a Lei no 10.261/68 estabelece que
GABARITO: (A) a oitiva do denunciante deverá ser acompanhada pelo advogado do acusado, próprio ou dativo.
COMENTÁRIO: Artigo 279 - Havendo denunciante, este deverá prestar declarações, no interregno entre a data da citação e a fixada para o interrogatório do acusado, sendo notificado para tal fim. § 1º - A oitiva do denunciante deverá ser acompanhada pelo advogado do acusado, próprio ou dativo.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 57: Suponha que Arquibaldo, funcionário público estadual, no exercício da função pública, tenha dolosamente deixado de prestar contas quando estava obrigado a fazê-lo (...)
GABARITO: (A) cometeu ato de improbidade administrativa, que exige lesividade relevante ao bem jurídico tutelado para ser passível de sancionamento.
COMENTÁRIO: Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas: VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo, desde que disponha das condições para isso, com vistas a ocultar irregularidades; § 4º Os atos de improbidade de que trata este artigo exigem lesividade relevante ao bem jurídico tutelado para serem passíveis de sancionamento e independem do reconhecimento da produção de danos ao erário e de enriquecimento ilícito dos agentes públicos.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 58: A Lei no 8.429/92 estabelece que, da decisão do juiz que determinar a indisponibilidade de bens do réu (...)
GABARITO: (E) caberá agravo de instrumento.
COMENTÁRIO: Art. 16, § 9º Da decisão que deferir ou indeferir a medida relativa à indisponibilidade de bens caberá agravo de instrumento, nos termos da Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil).
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 59: Assinale a alternativa que está em conformidade com a Lei no 8.429/92.
GABARITO: (D) A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.
COMENTÁRIO: Art. 12, § 9º As sanções previstas neste artigo somente poderão ser executadas após o trânsito em julgado da sentença condenatória.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 60: João foi recentemente empossado no cargo de escrevente judiciário e, em conversa com colegas de trabalho (...)
GABARITO: (B) se trate de unidade responsável pelo recolhimento de pessoas, João pode concluir que visitas dessa natureza podem ser realizadas mensalmente.
COMENTÁRIO: Art. 13. Os estabelecimentos prisionais e outros destinados ao recolhimento de pessoas, sujeitos à atividade correcional do juízo, serão visitados uma vez por mês
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 61: A respeito da atividade de escrituração, com base nas Normas da Corregedoria Geral de Justiça, assinale a alternativa correta.
GABARITO: (C) Na escrituração de atos processuais é vedada a utilização de chancela ou de qualquer recurso que propicie a reprodução mecânica da assinatura do juiz.
COMENTÁRIO: Art. 82. Na escrituração é vedada: IV - a utilização de chancela, ou de qualquer recurso que propicie a reprodução mecânica da assinatura do juiz
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 62: A respeito do protocolo de petições intermediárias em processos eletrônicos, com base nas Normas da Corregedoria Geral de Justiça, assinale a alternativa correta
GABARITO: (E) Caso haja materialização do processo, cuja tramitação era em meio eletrônico, passarão a ser admitidas petições em meio físico. Retomada a tramitação no meio eletrônico, não mais serão admitidas petições em meio físico.
COMENTÁRIO: Art. 1.220. As petições intermediárias serão apresentadas pelo peticionamento eletrônico e encaminhadas diretamente ao ofício de justiça correspondente. Parágrafo único. Na hipótese de materialização do processo, cuja tramitação era em meio eletrônico, passarão a ser admitidas petições em meio físico. Retomada a tramitação no meio eletrônico, não mais serão admitidas petições em meio físico.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 63: Considere que Maria propôs uma ação de reparação de danos em face de duas empresas, localizadas em cidades distintas, e que o processo tramitou perante a comarca de Várzea Paulista/SP (...)
GABARITO: (C) caso o processo tenha tramitado em segredo de justiça, após o seu desarquivamento, Maria somente poderá extrair cópia reprográfica com autorização do juiz competente, por despacho.
COMENTÁRIO: Art. 182. É expressamente vedado o manuseio de autos processados em segredo de justiça, exceção feita às partes e aos advogados por elas constituídos, ou mediante ordem judicial expressa.8 Parágrafo único. A extração de cópia reprográfica ou certidão de processos com segredo de justiça, bem como o desentranhamento de documentos, dependerão de despacho do juiz competente.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 64: A respeito do Sistema Informatizado Oficial, com base nas Normas da Corregedoria Geral de Justiça, assinale a alternativa correta.
GABARITO: (D) É vedado ao funcionário credenciado para operação do SAJ/PG ceder a respectiva senha ou permitir que outrem, ainda que funcionário do mesmo setor, use-a para acessar indevidamente o sistema informatizado. Além disso, a inserção de dados no sistema informatizado oficial será a mais completa e abrangente possível, de modo que todas as ocorrências do processo físico constem do ambiente virtual, formando banco de dados que servirá de memória permanente.
COMENTÁRIO: Art. 49, § 1º É vedado ao funcionário credenciado ceder a respectiva senha ou permitir que outrem, funcionário ou não, use-a para acessar indevidamente o sistema informatizado. Art. 53. A inserção de dados no sistema informatizado oficial será a mais completa e abrangente possível, de modo que todas as ocorrências do processo físico constem do ambiente virtual, formando banco de dados que servirá de memória permanente
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 65: De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro de 2024, aconteceu o maior abalo sísmico já registrado no Brasil (...)
GABARITO: (B) na Amazônia.
COMENTÁRIO: Notícia de maio de 2024 comentando o maior terremoto já sentido no Brasil. Com 6,6 graus na Escala Richter, o maior tremor de terra da história do Brasil foi registrado neste sábado, 20. O abalo sísmico, de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos, ocorreu às 16h31 no horário local – 18h31 de Brasília – e foi percebido nos estados do Acre e do Amazonas. Os tremores de terra sentidos no Brasil geralmente decorrem de movimentos das placas tectônicas localizadas na Costa do Pacífico, como Peru e Chile. Nesse sentido, a letra b) Amazônia é a região mais próxima e, portanto, mais propensa a ter abalos mais fortes do que as demais áreas mencionadas.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 66: O Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, em 13.03.2024, que a mãe não gestante em união homoafetiva também tem direito a uma licença em decorrência do parto (...)
GABARITO: (A) deve ser concedida à mãe não gestante licença pelo período equivalente ao da licença-paternidade.
COMENTÁRIO: Notícia de março de 2024 abordando a decisão do STF de garantir que mães não gestantes em união homoafetiva também tenham direito a licença em decorrência do parto. A proposta de tese – que será aplicada em outros casos semelhantes – foi aprovada por maioria. E diz que: "A mãe servidora ou trabalhadora não gestante em união homoafetiva tem direito ao gozo de licença-maternidade. Caso a companheira tenha utilizado o benefício, fará jus à licença pelo período equivalente ao da licença-paternidade".
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 67: No dia 25 de junho de 2024, uma normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (...)
GABARITO: (C) fenol.
COMENTÁRIO: Notícia de junho de 2024 em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou uma resolução que proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. Segundo a Anvisa, a medida cautelar tem o objetivo de "zelar pela saúde e integridade física da população brasileira, uma vez que, até a presente data, não foram apresentados à Agência estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos".
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 68: No dia 14 de agosto de 2024, a Organização Mundial de Saúde (OMS) (...)
GABARITO: (B) África.
COMENTÁRIO: Notícia de agosto sobre novos surtos de mpox (“varíola dos macacos”) circulando entre países da África. “Agora a preocupação é com a rápida propagação da mpox - numa variante nova - que vem acontecendo no continente africano, em especial na República Democrática do Congo (RDC), país que vem registrando somente este ano quase 14 mil casos, incluindo 450 mortes, segundo o último relatório do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças, o Africa CDC. Fora da África, até o momento, "o surto continua com um baixo nível de transmissão", afirmou a OMS.”
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 69: Simplício, que é pessoa com deficiência, e Maria Auxiliadora, sua regular acompanhante (...)
GABARITO: (D) bem como à prioridade processual, podendo o funcionário exigir documento comprobatório da deficiência, tendo Maria direito ao atendimento prioritário, mas não à prioridade processual.
COMENTÁRIO: Art. 9°. PCD e acompanhante têm prioridade de atendimento, mas só PCDs têm prioridade na tramitação processual.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 70: Considerando o disposto na Lei no 13.146/2015, assinale a alternativa correta no tocante ao direito à vida.
GABARITO: (E) O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável, entre outros casos, para a realização de pesquisa científica.
COMENTÁRIO: Art. 12. O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 71: Uma sala possui uma lâmpada que, após ser ligada, alterna entre as cores azul, amarela e vermelha (...)
GABARITO: (C) 39.
COMENTÁRIO: De acordo com o enunciado temos que as luzes ficam na cor azul, amarela ou vermelha de acordo com as regras:
•caso o tempo decorrido seja múltiplo de 3 e de 4 (ou seja,de 12) , a cor emitida é a azul;
•caso o tempo decorrido seja múltiplo de 3, mas não de 4, a cor emitida é a amarela;
•caso o tempo decorrido seja múltiplo de 4, mas não de 3, a cor emitida é a vermelha.
Assim iniciando no tempo 0:00 temos que de 0 mi a 3 min a luz é azul.
De 3 min a 4 min fica amarela pois 3 é múltiplo de 3.
De 4min a 6 min fica vermelha pois 4 é múltiplo de 4 e 6 é múltiplo de 3.
De 6 min a 8 min fica amarela novamente , de 8 min a 9 min fica vermelha, de 9 min a 12 min fica amarela .
Seguindo a mesma logica teremos que :
Do minuto 12 ao 15 a lâmpada fica azul, do minuto 15 ao 16 fica amarela, do minutos 16 ao 18 fica vermelha. Do minuto 18 ao 20 fica amarela. Do minuto 20 ao 21 fica vermelha de do minuto 21 ao 24 fica amarela.
Assim num ciclo de 12 minutos a lâmpada fica 3 minutos azul, 3 minutos vermelha e 6 minutos amarela.
Como a questão fala num tempo de 2h e 43 minutos são 163 minutos o que contempla (se dividido por ciclos de 12 minutos) 13 ciclos completos e 7 minutos restantes.
Nos 13 ciclos teremos : Luz amarela em 78 minutos, luz em vermelho 39 minutos e em azul também 39 minutos.
Nos 7 minutos restante de um novo ciclo teremos luz amarela por 2 minutos, vermelha em 2 minutos e azul em 3 minutos.
Totalizando :
Amarela : 80 minutos e vermelha 41 minutos cuja diferença é de 39 minutos.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 72: Trabalhavam em uma empresa 1250 funcionários, sendo que a razão entre o número de homens e o número (...)
GABARITO: (B) 2/3
COMENTÁRIO: A razão inicial é de : H/M = 7 / 3 num total de 1250 pessoas , logo são grupos de 10 pessoas com 7 homens e 3 mulheres , logo são 125 grupos de 10 pessoas com essa configuração totalizando 875 homens e 375 mulheres.
Após as demissões de homens e contratação de mulheres mantendo o mesmo numero de pessoas temos que :
H/M = 1/4 ou seja, 250 homens e 1000 mulheres.
Como é dito que são 5 meses e que o numero de contratações /admissões é o mesmo a cada mês temos que a cada mês 125 homens (875 – 250 dividido em 5) são demitidos e 125 mulheres contratadas.
Assim após o processo do 3° mês teremos 875 - 375 = 500 homens e 750 mulheres
Dai a razão H/M = 500/750 = 2/3
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 73: Os funcionários de uma empresa votaram para escolher seus representantes junto à diretoria (...)
GABARITO: (C) 44%
COMENTÁRIO: interpretando o enunciado , temos :
- primeiro horário: 15% dos funcionários votaram.
- segundo horário, 20% daqueles que ainda não haviam votado, ou seja, 20% de 85% que resulta em 17%. Totalizando 15% + 17% = 32% do total.
- terceiro horário, votaram 6 em cada 17 daqueles que ainda não havia votado, ou seja, 6/17 de 68% (100% - 32% que já votaram) que resulta em 24% do total.
Assim temos um total de 15% + 17% + 24% = 56% já votaram e com isso 44% ainda não votaram.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 74: Uma fábrica de elementos de fixação produz parafusos de alta qualidade (...)
GABARITO: (A) 11 dias
COMENTÁRIO: Montando a regra de tres composta com as peças já montadas e as que faltam montar e sando que as peças são p PRODUTO da questão, temos:
Peças maquinas H/D t(d)
22295 13 5 7
38808 9 8 x
Assim os times são : 22295.9.8.x e 38808.13.5.7
Logo x = 38808.13.5.7/22295.9.8
x = 11
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 75: Quatro amigos foram ao mesmo supermercado e compraram (...)
GABARITO: (D) R$ 77,80
COMENTÁRIO: Interpretando, chamando o peço unitário do pote de molho de tomate de P, o valor da dúzia de ovos de O, e do pacote de macarrão de M, temos:
5P + 3O + 1M = 76,60
1P + 5O + 1M = 79,00
2P + 1O + 3M = 63,60
Uma das possíveis resoluções é isolar M na 1° equação e substituir nas outras duas e resolvendo o sistema de 2 equaçoes e 2 variáveis teremos :
P=R$ 5,4
O= R$12
M = R$ 13,6
Logo Tiago ira gastar 3(5,4 )+ 4(12 ) + 1(13,6 ) = R$ 77,80
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 76: A figura a seguir representa um terreno no qual será construído um depósito (...)
GABARITO: (B) 3141 m2
COMENTÁRIO: Analisando a figura temos que no triangulo retângulo ABE:
AB² + AE² = BE² (Pitágoras)
X² + (x+21)² = 2601
Observe que a hipotenusa é o próprio lado do quadrado portanto a hipotenusa ao quadrado é area desse quadrado.
Seguindo temos :
X² +x² +42x +441 = 2601
2x² +42x -2160 = 0
X² + 21x – 1080=0
E resolvendo por baskara temos x= 24 ou x =-45 (descartado por ser negativo)
Assim a área total sera dada pela área do quadrado somada a área do triangulo retângulo.
A total = (24.45)/2 + 2601 = 540 + 2601 = 3141
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 77: Um usuário de um computador com o sistema operacional Windows 11 (...)
GABARITO: (E) o atalho não funcionará mais até o arquivo dados.docx ser restaurado no mesmo local em que foi excluído.
COMENTÁRIO: Ao excluir o destino, o atalho não é alterado, permanecendo no seu local.
Contudo, não irá funcionar normalmente. Caso seja executado, um alerta é exibido ao usuário.
Essa situação, seria compatível com o gabarito C, mas a mensagem informada na alternativa não condiz com o que é exibido pelo Windows.
Caso o documento seja restaurado, o atalho voltará ao seu funcionamento normal.
Logo, o gabarito da banca tende a ser letra E.
_______________________________________________________________________________
QUESTÃO 78: Um usuário de um computador com o sistema operacional Windows 11 (...)
GABARITO: (D) a Visão de Tarefas
COMENTÁRIO: A visão de tarefas permite gerenciar múltiplas áreas de trabalho.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 79: Um usuário do MS-Word, aplicativo presente no Microsoft 365 (...)
GABARITO: (A) permanecerá com o estilo de fonte Sublinhado e ficará sem o efeito Tachado.
COMENTÁRIO: O atalho CTRL+Z é usado para desfaZer a última ação realizada.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 80: Um usuário do MS-Word do Microsoft 365, em português e em sua configuração padrão (...)
GABARITO: (C) rotacioná-la no sentido horário ou anti-horário.
COMENTÁRIO: O Word permite rotacionar caixas de texto no sentido horário ou anti-horário ao selecioná-las e usar a opção de rotação, que aparece na guia Formato (ou Ferramentas de Desenho) ou com o círculo de rotação ao clicar na borda da caixa.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 81: Foi criada a seguinte planilha, no MS-Excel presente no Microsoft-365 (...)
GABARITO: (D) 25
COMENTÁRIO: Vamos resolver a função por partes.
=MAIOR(A1:C3;8)+SOMA(A2:C2)+1
Primeiro a função MAIOR. Ela retornará o 8º maior valor de A1 até C3. Isto é, 1. Ficando:
1+SOMA(A2:C2)+1
Agora vamos somar A2 até C2, totalizando 23. Temos, então:
1+23+1
Assim, a resposta é 25.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 82: No MS-Excel, presente no Microsoft-365 (tendo como referência a versão 2016) (...)
GABARITO: (B) ABCabc
COMENTÁRIO: A função MAIÚSCULA coloca todas as letras do texto em caixa alta e a MINÚSCULA, em caixa baixa.
A função CONCATENAR une os textos.
Ficando ABCabc.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 83: Uma mensagem de e-mail teve seus destinatários especificados da seguinte maneira:
GABARITO: (C) c@c.com.br recebe a mensagem e consegue visualizar que b@b.com.br também era um destinatário.
COMENTÁRIO: Lembre-se! Cco é cópia oculta e CC é cópia aberta.
Logo, os destinatários em cópia oculta recebem a mensagem e podem visualizar quem está em cópia aberta.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 84: Quando uma mensagem de e-mail é recebida, os aplicativos de e-mail permitem a execução de diversas ações (...)
GABARITO: (B) Na ação “encaminhar”, os anexos incluídos na mensagem original são incluídos automaticamente, por padrão, na nova mensagem.
COMENTÁRIO: ao responder uma mensagem os anexos originais não são inseridos. Contudo, ao encaminhar, serão inseridos automaticamente.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 85: Analise a seguinte URL (Uniform Resource Locator) (...)
GABARITO: (E) section1 é o fragmento, e www.site.com é o nome do domínio.
COMENTÁRIO: A letra A está parcialmente correta.
Correto: "8080" é, de fato, a porta no servidor que o navegador utiliza para se conectar.
Errado: "id=123" é um parâmetro de consulta (query parameter) e não uma palavra-passe. Parâmetros de consulta são usados para enviar dados ao servidor, e não para autenticação diretamente.
Na letra B, "id=123" é o parâmetro de consulta (query parameter), usado para passar informações adicionais ao servidor. Contudo, "section1" não é um número de sessão, mas um fragmento da URL, que indica uma posição ou seção específica dentro da página.
Na letra C, “https" não é um programa, mas sim o protocolo utilizado para a comunicação segura entre cliente e servidor.
E "/pasta/arquivo.html" é o caminho que aponta para o recurso ou arquivo no servidor, e não apenas o arquivo em si.
Na letra D, "https" é o protocolo. E "www.site.com" é o nome do domínio, que identifica o servidor na internet. O caminho seria "/pasta/arquivo.html".
A letra E possui a descrição correta. "section1" é o fragmento, usado para direcionar a navegação para uma parte específica da página.
"www.site.com" é o domínio, que identifica o servidor onde o recurso está hospedado.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 86: Um desenvolvedor deseja criar um site para uma empresa e precisa decidir se o site a ser criado deve ser estático ou dinâmico (...)
GABARITO: (C) um site dinâmico gera o conteúdo das páginas em tempo real, com base nas interações do usuário e em dados armazenados em um banco de dados.
COMENTÁRIO: Site Estático
Um site estático é composto por páginas com conteúdo fixo, geralmente criadas com HTML, CSS e, em alguns casos, JavaScript. O conteúdo não muda dinamicamente e é o mesmo para todos os visitantes, a menos que o código seja manualmente alterado. Exemplos incluem portfólios simples ou landing pages. Eles são rápidos, fáceis de hospedar e não dependem de banco de dados.
Site Dinâmico
Um site dinâmico, por outro lado, gera o conteúdo em tempo real com base nas interações do usuário, dados armazenados em um banco de dados ou outras condições. Linguagens como PHP, Python ou JavaScript (do lado do servidor) são frequentemente usadas. Exemplos incluem redes sociais, sites de e-commerce ou plataformas de notícias, onde o conteúdo varia para cada usuário ou situação.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 87: A realização de reuniões no Microsoft Teams é feita por meio de uma tela, na qual há diversos ícones em sua barra de ferramentas (...)
GABARITO: D
COMENTÁRIO: No ícone Exibição, encontramos as opções: Galeria, Locutor, Modo Juntos, Galeria Grande, Foco no conteúdo.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 88: O Microsoft Teams apresenta os seguintes tipos de canais: padrão, privado e compartilhado (...)
GABARITO: A
COMENTÁRIO: Se a moderação estiver configurada, os proprietários e membros da equipe poderão ter recursos de moderador para um canal. Os moderadores podem iniciar novas postagens no canal e controlar se os membros da equipe podem responder às mensagens existentes do canal. Os proprietários da equipe podem atribuir moderadores em um canal. (Os proprietários da equipe têm recursos de moderador por padrão.) Os moderadores em um canal podem adicionar ou remover outros moderadores nesse canal.
A moderação do canal está disponível para canais padrão no Teams para área de trabalho ou Web. Ele não está disponível para o canal geral ou canais privados.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 89: Na tela “Sincronizar e fazer backup” do Microsoft OneDrive (...)
GABARITO: E
COMENTÁRIO: Na tela de "Sincronizar e fazer backup" do OneDrive, as Configurações Avançadas permitem:
Limitar a taxa de upload (carregamento): controla a velocidade com que os arquivos são enviados para a nuvem.
Limitar a taxa de download: controla a velocidade de download dos arquivos da nuvem para o dispositivo.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 90: O Microsoft OneDrive conta com uma pasta denominada Cofre Pessoal (...)
GABARITO: B
COMENTÁRIO: O Cofre Pessoal no OneDrive é projetado para armazenar arquivos com maior segurança. Suas principais características incluem:
Proteção extra com autenticação multifator (como PIN, biometria ou códigos de segurança).
Armazenamento de qualquer tipo de arquivo, como documentos e imagens.
Sincronização segura com criptografia ponta a ponta.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 91: Uma empresa presenteou os cinco atendentes mais bem avaliados com uma viagem de fim de semana com tudo (...)
GABARITO: (D) Pedro vai para Maceió.
COMENTÁRIO: A questão está toda baseada da negação do “ou”. (A negação do “ou” é o “e” e nega todo mundo).
Felipe achava que Juliana iria para Natal ou Maceió. (F)
Juliana não foi para Natal
Juliana não foi para Maceió.
Pedro disse que Rafaela viajaria para Fortaleza ou Recife.
Rafaela não foi para Fortaleza.
Rafaela não foi para Recife.
Rafaela não foi para Natal.
Manuela falou que para Maceió iria o Felipe ou ela mesma;
Felipe não foi para Maceió.
Manuela não foi para Maceió.
e, por fim, Juliana prognosticou:
“acho que para Salvador vai o Felipe, ou que Rafaela vai para Maceió, ou que Manuela vai para Natal, ou que eu vou para Fortaleza”.
Felipe não foi para Salvador.
Rafaela não foi para Maceió.
Manuela não foi para Natal.
Juliana não foi para Fortaleza.
Pedro vai para Maceió.
Rafaela vai para Salvador.
Juliana vai para Recife.
Manuela vai para Fortaleza.
Felipe vai para Natal.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 92: O padrão lógico de formação de uma sequência de números inteiros (...)
GABARITO: (E) 41.
COMENTÁRIO: O padrão lógico de formação de uma sequência de números inteiros, cujo primeiro elemento é um inteiro aleatório, é definido por uma regra específica, aplicada a todos os seus termos, para a determinação do termo seguinte. Essa regra estabelece, conforme sua satisfação ou violação, qual operação deve ser realizada no termo atual para determinar o termo seguinte. Os primeiros 11 termos de uma sequência, que possui 21 termos e que segue esse padrão, são:
1° = 400002 : 6 = 66667
2° =66667 – 1 = 66666
3° =66666 : 6 = 11111
4° =11111 – 1 = 11110
5° =11110 – 1 = 11109
6° =11109 – 1 = 11108
7° =11108 – 1 = 11107
8° =11107 – 1 = 11106
9° =11106 : 6 = 1851
10° =1851 – 1 = 1850
11° =1850 – 1 = 1849
12° =1849 – 1 = 1848
13° =1848 : 6 = 308
14° =308 – 1 = 307
15° =307 – 1 = 306
16° =306 : 6 = 51
17° =51 – 1 = 50
18° = 50 – 1 = 49
19° = 49 – 1 = 48
20° = 48: 6 = 8
21° = 8
49 – 8 = 41, 66667, 66666, 11111, 11110, 11109, 11108, 11107, 11106, 1851, 1850, …
Nessa sequência, a diferença entre o antepenúltimo e o último termos é igual a
(A) 38.
(B) 39.
(C) 40.
(D) 42.
(E) 41.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 93: Em uma comunidade, todas as pessoas foram identificadas como possuindo uma ou mais que uma dentre as características A, B, C ou D (...)
GABARITO: (E) há quem possua a A e não possua a C.
COMENTÁRIO:
A ilustração mostra a situação. A única alternativa correta é a letra E.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 94: Considere a sequência de números racionais criada com um padrão lógico:
GABARITO: (A) 15ª
COMENTÁRIO: Fazendo o mmc (28) das frações, podemos escrever as seguintes frações equivalentes:
16/28
23/28
30/28
37/28
44/28
51/28
58/28
65/28
72/28
79/28
86/28
93/28
100/28
107/28
114/28 (maior que 4 = 112/28)
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 95: Considere a afirmação: Os garfos têm quatro pontas ou as facas não são afiadas. Uma afirmação logicamente equivalente a essa é:
GABARITO: (A) Se os garfos não têm quatro pontas, então as facas não são afiadas.
COMENTÁRIO: Equivalência do condicional (regra do neymar)
(p → q) = (~p ou q)
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 96: No diagrama lógico a seguir, há elementos em todos os subconjuntos.
GABARITO: (B) algum elemento de C que é elemento de D não é elemento de A e de B.
COMENTÁRIO: A ilustração mostra a situação. A única alternativa correta é a letra B.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 97: A gerência de uma loja quer planejar a distribuição das férias de seis de seus funcionários (...)
GABARITO: (D) 2.
COMENTÁRIO: VI. Enzo está interessado. FALSIDADE.
I. Bianca está interessada ou Enzo está interessado. VERDADE.
Bianca está interessada = V
IV. Aline está interessada e Bianca está interessada. FALSIDADE.
Aline está interessada = F
V. Ou Carolina está interessada ou Bianca está interessada. VERDADE.
Carolina está interessada = F
III. Carolina está interessada se, e somente se, Davi está interessado. VERDADE.
Davi está interessado = F
II. Fernando está interessado ou Aline está interessada. VERDADE.
Fernando está interessado = V
Os funcionários interessados:
Bianca e Fernando.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 98: A negação lógica da afirmação “A isca é boa ou se a pesca não aconteceu, então não tinha peixe.” é:
GABARITO: (C) A isca não é boa e a pesca não aconteceu e tinha peixe.
COMENTÁRIO: A estrutura da frase: “A isca é boa ou se a pesca não aconteceu, então não tinha peixe.” é:
p ou (q →r)
A negação do “ou” é o “e” e nega todo mundo:
~p e ~(q →r) A negação do condicional é a regra do MANÉ.
q e ~r
Assim, a resposta é: A isca não é boa e a pesca não aconteceu e tinha peixe.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 99: Uma enquete realizada com 39 pessoas, todas leitoras dos blogs A ou B ou C, mostrou os seguintes dados:
GABARITO: (E) se os leitores do blog C são 17, então os leitores do blog B são 25.
COMENTÁRIO: interpretando e montando o diagrama de Veen , temos:
Assim :
X+y+15+8+4+7= 39
X + y = 39 – 34
x+y = 5 e com isso :?
se os leitores do blog C são 17, então os leitores do blog B são 25.
Pois a causa : os leitores do blog C são 17 é falsa logo toda a afirmativas será verdadeira.
_________________________________________________________________________________
QUESTÃO 100: Considere a sequência de letras, criada com cinco letras e um único padrão lógico: J K L N J K M N J L M N K L M J K L N J K M N J L M N K L M J K L N...
GABARITO: (D) 12.
COMENTÁRIO: Repare que a sequência repete de 30 em 30 letras:
J K L N J K M N J L M N K L M J K L N J K M N J L M N K L M
J K L N...
Bloco 1 - J K L N J K M N J L M N K L M J K L N J K M N J L M N K L M (até 30ª letra)
Bloco 2 - J K L N J K M N J L M N K L M J K L N J K M N J L M N K L M (até 60ª letra)
Bloco 3 - J K L N J K M N J L M N K L M J K L N J K M N J L M N K L M (até 90ª letra)
A 99ª letra é o J.
Bloco 4 - J K L N J K M N J L M N K L M J K L N J K M N J L M N K L M (até 120ª letra)
Bloco 5 - J K L N J K M N J L M N K L M J K L N J K M N J L M N K L M (até 150ª letra)
A 158ª letra é o N.
Bloco 6 - J K L N J K M N J L M N K L M J K L N J K M N J L M N K L M (até 180ª letra)
Da 99 até a 158ª, temos:
M M M M M M M M M M M M = 12
_________________________________________________________________________________
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br