0.00
Concursos

Confira o gabarito extraoficial do Concurso Nacional Unificado!

Prova foi aplicada em todo o Brasil no último domingo, dia 18 de agosto.

Última atualização em 21/08/2024
Compartilhar:

O último domingo (18) foi de mobilização para milhares de concurseiros em todo o Brasil. Tudo porque foram aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado, já conhecido como o ‘Enem dos Concursos’. Nisso, os candidatos que compareceram aos locais de prova realizaram questões de múltipla escolha e redação/prova discursiva, em dois turnos de aplicação, manhã (9h às 11h30) e tarde (14h30 às 18h).

Assim, o time de professores do Ceisc já está analisando as questões dos blocos 4, 7 e 8, trazendo o gabarito extraoficial destes blocos. Vale lembrar que de acordo com o cronograma de atividades do CNU, os gabaritos preliminares serão divulgados na próxima terça-feira (20).


Bloco 4

Prova do Bloco 4 (MANHÃ)

Prova do Bloco 4 (TARDE)


Confira o Gabarito Extraoficial do Bloco 4

PROVA 12 – GABARITO 01 

 

QUESTÃO 01: Em pesquisa para avaliar os fatores de motivação para novos funcionários do setor público [...] 

GABARITO: (E) de segurança 

COMENTÁRIO:  
A frase “mais estável, e segurança para família, fruto da estabilidade do meio público” revela a necessidade de segurança associada à estabilidade, proteção e benefícios. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 02: Considere um líder de uma organização que opera num ambiente institucional [...] 

GABARITO: (B) identificação 

COMENTÁRIO:  
Há 3 tipos de confiança, conforme Hobbins: baseada na intimidação, no reconhecimento e na identificação. A questão aborda a confiança baseada na identificação, que se dá por conexão emocional e compreensão mútua, a ponto de uma parte poder agir em nome da outra (ex: um casamento). 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 03: Um gerente está associado a um grupo de referência (grupo de pessoas que influencia significativamente o seu comportamento) [...] 

GABARITO: (A) negação 

COMENTÁRIO: 
Grupo de referência: a pessoa pode conviver diretamente com eles (estar associada) ou não; e podem ter influência positiva ou negativa. A questão aborda um grupo com influência negativa (a pessoa rejeita suas atitudes e valores), mas ao qual a pessoa está associada. Essa é a definição de grupo de negação.  
Se ela não estivesse associada seria prevenção.  

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 04: Com o objetivo de enriquecer o trabalho de um funcionário [...] 

GABARITO: (B) significância da atividade 

COMENTÁRIO:  
As 5 dimensões essenciais para gerar motivação no trabalho, conforme Robbins, são: Variedade de habilidades, Identidade da tarefa, Significância da tarefa, Autonomia e Feedback. 

O autor propõe um modelo que associa essas dimensões a ações específicas.  

A questão descreve que o chefe conta "histórias de clientes que se beneficiaram dos produtos e serviços da organização". Isso dá aos funcionários "um lembrete poderoso do impacto de seu trabalho." 

Essa é a definição da dimensão "Significância da Tarefa": grau em que o trabalho possui um impacto  

substancial sobre a vida ou sobre o trabalho de outras pessoas. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 05: Na gestão de projetos, é recomendável que haja um processo para identificar e analisar [...] 

GABARITO: (E) podem ser um indivíduo, um grupo ou uma organização que possa afetar, ser afetado, ou sentir-se afetado por uma decisão, atividade ou resultado de um projeto, programa ou portfólio. 

COMENTÁRIO:  
Definição de partes interessadas (stakeholders) copiada do Guia PMKBOK. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 06: No gerenciamento de projetos, é necessário planejar as respostas aos riscos [...] 

GABARITO: (D) estabelecer uma reserva de contingência, incluindo valores para tempo, dinheiro ou recursos para cuidar da ameaça, caso esta ocorra. 

COMENTÁRIO:  
Aceitar um risco é não fazer nada em relação a sua probabilidade ou seu impacto. É aguardar que ele aconteça e agir na consequência (no incidente concreto), ou seja “cuidar da ameaça, caso ela ocorra”.  
A e C transferem o risco; B mitiga; E elimina. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 07: Pode-se dizer que, desde 2011, as práticas de transparência da administração pública evoluíram “do que está divulgado” [...] 

GABARITO: (D) I, II e IV 

COMENTÁRIO:  
A Lei de Acesso versa sobre informações de interesse público. O item III é o único que aborda uma informação privada, ou seja, que não é de interesse público. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 08: O governo de uma capital brasileira detém o controle de uma área de vegetação na zona norte da cidade [...] 

GABARITO: (A) realização de audiências públicas.  

COMENTÁRIO:  
Comentários sobre as alternativas: 

(A) Realização de audiências públicas - Essa alternativa está correta. As audiências públicas são um mecanismo adequado para possibilitar a participação da sociedade local e fomentar o exercício da cidadania na discussão de projetos de políticas públicas, como o apresentado pelo prefeito para a criação de um parque na área de vegetação. 

(B) Criação de um conselho gestor de parques públicos - Essa alternativa está incorreta. Embora a criação de um conselho gestor possa ser uma alternativa, não é a mais adequada nesse contexto, pois o foco é na participação da sociedade local específica, e não na gestão geral dos parques públicos. 

(C) Abertura de canal específico na ouvidoria municipal - Essa alternativa está incorreta. A ouvidoria municipal, embora importante, não é o mecanismo mais adequado para fomentar a participação da sociedade local na discussão do projeto apresentado. 

(D) Promoção de uma conferência temática de meio ambiente - Essa alternativa está incorreta. Uma conferência temática de meio ambiente não é o mecanismo mais adequado para a participação da sociedade local específica nesse projeto. 

(E) Estruturação de um serviço local de informação ao cidadão - Essa alternativa está incorreta. Embora um serviço de informação ao cidadão seja importante, não é o mecanismo mais adequado para fomentar a participação da sociedade local na discussão do projeto. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 09: A universalização da saúde no Brasil afere um conjunto de ações e serviços intergovernamentais [...] 

GABARITO: (B) complementar 

COMENTÁRIO:  
Base legal: art. 4º, lei 8080/90. 

Art. 4º O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS). 

§ 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar. 

  

Comentários sobre as alternativas: 

(A) estrutural - Essa alternativa não está correta, pois o papel da iniciativa privada na universalização da saúde no Brasil não é estrutural, mas sim complementar ao sistema público. 

(B) complementar - Essa é a alternativa correta. O papel da iniciativa privada na saúde é complementar ao sistema público, atuando de forma suplementar e não como parte estrutural do sistema. 

(C) especial - Essa alternativa não está correta, pois o caráter da iniciativa privada na saúde não é especial, mas sim complementar ao sistema público. 

(D) funcional - Essa alternativa não está correta, pois o caráter da iniciativa privada na saúde não é funcional, mas sim complementar ao sistema público. 

(E) elementar - Essa alternativa não está correta, pois o caráter da iniciativa privada na saúde não é elementar, mas sim complementar ao sistema público. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 10: Durante a campanha de vacinação contra a gripe, o Governo Federal realizou intensa campanha publicitária [...] 

GABARITO: (D) informação  

COMENTÁRIO:  
Comentários sobre as alternativas: 

(A) decisão - Essa alternativa não está correta, pois a comunicação descrita não se refere a um fluxo de decisão entre o governo e o cidadão, mas sim de informação. 

(B) consulta - Essa alternativa não está correta, pois a comunicação descrita não se refere a um fluxo de consulta entre o governo e o cidadão, mas sim de informação. 

(C) integração - Essa alternativa não está correta, pois a comunicação descrita não se refere a um fluxo de integração entre o governo e o cidadão, mas sim de informação. 

(D) informação - Essa é a alternativa correta. A comunicação descrita se refere a um fluxo de informação do governo para o cidadão, com o governo atuando como emissor e o cidadão como receptor. 

(E) "participação ativa" - Essa alternativa não está correta, pois a comunicação descrita não se refere a um fluxo de participação ativa entre o governo e o cidadão, mas sim de informação. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 11: Vacinação é a administração de micro-organismos infecciosos mortos, vivo-atenuados [...] 

GABARITO: (E) quando ocorre um surto de uma doença, com o objetivo de proteger do surgimento de novos casos. 

COMENTÁRIO:  
A questão está abordando o conceito de "vacinação de bloqueio", que é uma estratégia utilizada em situações epidemiológicas específicas.  

(A) quando algumas pessoas não vacinadas são indiretamente protegidas pela vacinação da maioria da população. 

Essa alternativa descreve o conceito de imunidade de grupo ou de rebanho, e não a vacinação de bloqueio. A imunidade de grupo ocorre quando uma alta proporção da população é vacinada, reduzindo a propagação da doença e protegendo aqueles que não estão vacinados. 

(B) quando se imuniza para bloquear o adoecimento de uma pessoa já infectada, cuja data do contágio é sabida, e com tempo suficiente para a vacina estimular a proteção. 

Essa alternativa se refere à vacinação pós-exposição, que é usada para prevenir o desenvolvimento da doença após a exposição ao patógeno. No entanto, a vacinação de bloqueio é mais amplamente utilizada em contextos de surto para interromper a transmissão, e não especificamente para indivíduos já infectados. 

(C) quando se utiliza estratégia de administração de anticorpos (imunoglobulinas) para indivíduos expostos não imunizados. 

Essa alternativa descreve a profilaxia pós-exposição com imunoglobulinas, não a vacinação de bloqueio. As imunoglobulinas são anticorpos administrados para conferir proteção imediata, mas não é o mesmo que a vacinação de bloqueio. 

(D) quando se utiliza a administração de quimioterápicos para indivíduos expostos não imunizados. 

Aqui, a alternativa está falando sobre o uso de quimioterápicos, que são medicamentos utilizados para tratar ou prevenir doenças infecciosas, e não a vacinação de bloqueio. A vacinação de bloqueio envolve a administração de vacinas, não quimioterápicos. 

(E) quando ocorre um surto de uma doença, com o objetivo de proteger do surgimento de novos casos. 

Essa alternativa é a correta. A vacinação de bloqueio é uma estratégia utilizada durante surtos para interromper a propagação da doença e prevenir novos casos na população. Ela visa vacinar rapidamente os indivíduos em áreas afetadas ou em risco para controlar o surto. 

Resposta correta: (E) quando ocorre um surto de uma doença, com o objetivo de proteger do surgimento de novos casos. 
 
FONTE: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/resposta-a-emergencias/sala-de-situacao-de-saude/sarampo/publicacoes-tecnicas/fluxo-de-bloqueio-vacinal#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20o%20bloqueio,exantem%C3%A1tica%20(sarampo%20ou%20rub%C3%A9ola) 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 12: Promoção da Saúde, de acordo com o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS) [...] 

GABARITO: (C) a reorientação do cuidado na perspectiva do respeito à autonomia e à cultura, numa interação do cuidar/ser cuidado, ensinar/aprender. 

COMENTÁRIO:  
No tópico da PNPS, intitulado Estratégias e linhas de ação, o documento aponta que os desafios da sociedade humana transitam por alguns elementos que precisam ser considerados, entre eles: a questão de “fortalecer o direito à autonomia que se expressa nas escolhas, no julgamento e nas resoluções de vida e de trabalho das pessoas, das famílias e das comunidades e tem uma dimensão valorativa-afetiva”. Para isso, estabelece-se que a atuação sobre os objetivos da PNPS se dará pelo estímulo, fortalecimento e consolidação de algumas estratégias; entre elas, o processo de reorientação do cuidado com reverência à autonomia e à cultura, numa interação do cuidar/ser cuidado, ensinar/aprender, aceitando outras práticas e racionalidades. 

Fonte: https://www.redalyc.org/journal/408/40849609014/html/#redalyc_40849609014_ref16 

Comentários sobre as alternativas: 

(A) o reforço às transformações das práticas dos serviços de saúde para a prevenção e proteção de doenças - Essa alternativa não está correta, pois não representa uma estratégia para impulsionar a Política Nacional de Promoção da Saúde, mas sim uma ação de prevenção e proteção de doenças. 

(B) a capacidade de regulação estatal a partir do ente federal agindo sobre os fatores de proteção e promoção da saúde - Essa alternativa não está correta, pois não representa uma estratégia para impulsionar a Política Nacional de Promoção da Saúde, mas sim uma ação de regulação estatal. 

(C) a reorientação do cuidado na perspectiva do respeito à autonomia e à cultura, numa interação do cuidar/ser cuidado, ensinar/aprender - Essa é a alternativa correta, pois representa uma estratégia para impulsionar a Política Nacional de Promoção da Saúde, com foco no respeito à autonomia e à cultura, e na interação entre cuidar e ser cuidado, ensinar e aprender. 

(D) a gestão intrassetorial (do setor saúde) dos recursos na abordagem dos problemas e potencialidades em saúde - Essa alternativa não está correta, pois não representa uma estratégia para impulsionar a Política Nacional de Promoção da Saúde, mas sim uma ação de gestão intrassetorial. 

(E) o enfoque verticalizado das políticas, programas, projetos e ações, com prioridade para a atenção básica - Essa alternativa não está correta, pois não representa uma estratégia para impulsionar a Política Nacional de Promoção da Saúde, mas sim uma ação de enfoque verticalizado. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 13: A Política Nacional de Saúde, expressa na Lei no 8.080/1990 e suas alterações e atualizações, dispõe sobre as condições para a promoção [...] 
 

GABARITO: (D) atendimento e interação domiciliar; acompanhamento a mulher nos serviços de saúde.  

COMENTÁRIO:  
Base legal: arts. 19-I e art.19-J, lei 8.080/90. 

CAPÍTULO VI 

DO SUBSISTEMA DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR 

Art. 19-I. São estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar.          

CAPÍTULO VII 

DO SUBSISTEMA DE ACOMPANHAMENTO À MULHER NOS SERVIÇOS DE SAÚDE 

Art. 19-J. Em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas, toda mulher tem o direito de fazer-se acompanhar por pessoa maior de idade, durante todo o período do atendimento, independentemente de notificação prévia.     

 

Comentários sobre as alternativas: 

(A) acompanhamento a mulher nos serviços de saúde; atenção à saúde do idoso - Essa alternativa não está correta, pois atenção à saúde do idoso não representa um subsistema definido na Lei nº 8.080/1990. 

(B) atenção à saúde do idoso; atenção à saúde indígena - Essa alternativa não está correta, pois atenção à saúde do idoso não representa um subsistema definido na Lei nº 8.080/1990. 

(C) atenção à criança e ao adolescente; atenção à saúde indígena - Essa alternativa não está correta, pois atenção à criança e ao adolescente não representa um subsistema definido na Lei nº 8.080/1990. 

(D) atendimento e internação domiciliar; acompanhamento a mulher nos serviços de saúde - Essa alternativa está correta, pois não representa os subsistemas definidos na Lei nº 8.080/1990. 

(E) atenção à criança e ao adolescente; atendimento e internação domiciliar - Essa alternativa não está correta, pois atenção à criança e ao adolescente não representa um subsistema definido na Lei nº 8.080/1990. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 14: Entre os principais instrumentos de articulação federativa para a produção de políticas e a provisão de serviços públicos [...] 

GABARITO: (A) aprovação dos Poderes Legislativos dos entes consorciados 

COMENTÁRIO:  
Cada Município (ou cada Estado) que pretende se consorciar deve editar lei específica (municipal ou estadual), ratificar o protocolo de intenções e autorizar a participação do ente no consórcio público. O protocolo de intenções deve ser aprovado, portanto, pelas respectivas Câmaras de Vereadores ou Assembleias Legislativas dos entes federativos que pretendem unir esforços e criar o consórcio. A razão de ser dessa prescrição está no art. 37, XIX, da Constituição Federal, que exige a edição de lei específica para criar autarquia e autorizar a criação de empresas estatais e fundações governamentais. 

A assembleia geral é instância decisória máxima do consórcio público, responsável pela elaboração, aprovação e modificação do seu estatuto (Lei 11.107/2005, art. 4º, incs, VI e VII). A alteração ou extinção do contrato de consórcio público depende de aprovação pela assembleia geral e de ratificação mediante lei por todos os entes consorciados (Lei 11.107/2005, art. 12). 

Comentários sobre as alternativas: 

(A) aprovação dos Poderes Legislativos dos entes consorciados" - Essa alternativa está correta, pois a aprovação dos Poderes Legislativos demonstra a maior confiabilidade do compromisso firmado por entes federados. 

(B) definição do ente estadual como centralidade do processo - Essa alternativa não está correta, pois a lei 11.107/2005 não apresenta essa previsão. 

(C) anuência da esfera federal na definição do consórcio - Essa alternativa não está correta, pois a lei 11.107/2005 não apresenta essa previsão. 

(D) utilização dos modelos contratuais preexistentes para facilitar a sua elaboração - Essa alternativa não está correta, pois a lei 11.107/2005 não apresenta essa previsão. 

(E) exigência de que a denúncia por não cumprimento seja apresentada bilateralmente - Essa é a alternativa não está correta, pois a lei 11.107/2005 não apresenta essa previsão. 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 15: A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) assegura a inclusão no trabalho da PCD [...] 

GABARITO: (B) disponibilização de recursos de tecnologia assistiva, de agente facilitador e de apoio no ambiente de trabalho para a PCD 

COMENTÁRIO:  
Art. 37 aborda a inclusão de PCD no trabalho. 

II - provisão de suportes individualizados que atendam a necessidades específicas da pessoa com deficiência, inclusive a disponibilização de recursos de tecnologia assistiva, de agente facilitador e de apoio no ambiente de trabalho; 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 16: Segundo estudos relevantes na área de Políticas Públicas, as deliberações de conferências de políticas públicas constitucionais [...] 

GABARITO: (A) demanda rigorosa por prestação de contas para a sociedade sobre os resultados efetivos da sua participação.  

COMENTÁRIO:  
Comentários sobre as alternativas: 

(A) demanda rigorosa por prestação de contas para a sociedade sobre os resultados efetivos de sua participação - Esta é a alternativa correta. A prestação de contas rigorosa sobre os resultados efetivos da participação da sociedade nas conferências de políticas públicas é um desafio para os governos no processamento dos resultados dessas conferências. 

(B) integração alta entre as decisões tomadas nas conferências nacionais e as tomadas no âmbito do Congresso Nacional - Essa alternativa não representa um desafio, mas sim uma situação desejável no processamento dos resultados das conferências. 

(C) intervalos curtos entre essas conferências com temáticas semelhantes - Essa alternativa não representa um desafio, mas sim uma situação que pode facilitar o processamento dos resultados das conferências. 

(D) articulação forte entre as conferências locais e as conferências municipais - Essa alternativa não representa um desafio, mas sim uma situação desejável no processamento dos resultados das conferências. 

(E) existência de boa estratégia de coordenação horizontal entre as diversas conferências nacionais - Essa alternativa não representa um desafio, mas sim uma situação desejável no processamento dos resultados das conferências. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 17: As políticas afirmativas têm como marco no Brasil a Lei de Cotas [...] 

GABARITO: (C) a participação concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação.  

COMENTÁRIO: Base legal: art. 3º, lei 12.990/2014. 

Art. 3º Os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no concurso. 

  

Comentários sobre as alternativas: 

(A) a reserva de cotas independentemente do número de vagas propostas para o cargo pleiteado no concurso - Essa alternativa não está correta, pois a reserva de cotas depende do número de vagas propostas no concurso. 

(B) a existência da cota de vagas mesmo sem constar esse número específico de vagas no edital - Essa alternativa não está correta, pois a existência da cota de vagas depende de constar o número específico no edital. 

(C) a participação concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação - Esta é a alternativa correta. Essa é uma das garantias asseguradas pela legislação para questões étnico-raciais. 

(D) a transferência da vaga para outro concurso caso essa vaga não seja preenchida por cotista - Essa alternativa não está correta, pois a legislação não prevê a transferência da vaga para outro concurso. 

(E) a cota de 15% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos - Essa alternativa não está correta, pois a legislação estabelece um percentual fixo de 20% de cotas. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 18: Estudos apontam que, a partir de uma reflexão sobre a dimensão da dinâmica histórica [...] 

GABARITO: (E) da disseminação do direito 

COMENTÁRIO:  

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 19: A ampliação da autonomia administrativa, política e financeira dos municípios [...] 

GABARITO: (C) os custos de informação podem ter uma elevação 

COMENTÁRIO:  

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 20: A vigilância da saúde está intimamente relacionada ao conceito de território e requer uma combinação de diferentes [...] 

GABARITO: (D) risco como conceito de proteção. 

COMENTÁRIO:  
A implementação da Vigilância da Saúde, portanto, é um processo complexo que articula o “enfoque populacional” (promoção) com o “enfoque de risco” (proteção) e o enfoque clínico (assistência), constituindo-se de fato uma forma de pensar e de agir em saúde, ou seja, uma referência para a formulação de propostas e uma estratégia de organização de um conjunto heterogêneo de políticas e práticas que assumem configurações específicas de acordo com a situação de saúde da populações em cada país, estado ou município (territórios). 

Fonte: FIOCRUZ (https://25anos.ead.fiocruz.br/materiaisead/especializacao/gestao-em-saude/percurso/documents/ua6_mod3_concepcoes.pdf) 

(A) clínico como conceito de integralidade - Essa alternativa não está correta, pois o enfoque clínico tem como foco a assistência. 

(B) cuidado como conceito de assistência - Essa alternativa não está correta, pois o cuidado tem como foco a proteção à saúde. 

(C) populacional como conceito de prevenção - Essa alternativa não está correta, pois o enfoque populacional tem como foco a promoção. 

(D) risco como conceito de proteção - Essa alternativa está correta, pois o enfoque do risco está direcionado à proteção. 

(E) território como conceito de promoção - Esta é a alternativa não está correta. Segundo o art. 7º da Polícia Nacional de Vigilância em Saúde, “conhecimento do território: utilização da epidemiologia e da avaliação de risco para a definição de prioridades nos processos de planejamento, alocação de recursos e orientação programática’. 

________________________________________________________________________________ 
 

QUESTÃO 21: Quando se busca entender a história do trabalho e a sua intrínseca relação entre a força sobre os meios de produção [...] 

GABARITO: (A) propriedade 

COMENTÁRIO:  
A diferença basal entre a servidão e a escravidão se estabelece principalmente na questão da propriedade. 

Escravidão: Na escravidão, o escravo é considerado propriedade do senhor, ou seja, o senhor possui direitos absolutos sobre o escravo, que é visto como um bem móvel. O escravo é completamente desprovido de liberdade e é tratado como uma mercadoria, podendo ser comprado, vendido ou transferido. 

Servidão: Na servidão, o servo não é propriedade do senhor, mas está vinculado à terra que cultiva. O servo é obrigado a trabalhar nas terras do senhor em troca de proteção e o direito de cultivar um pedaço de terra para sua subsistência. Embora o servo esteja em uma condição de subordinação, ele não é propriedade do senhor e tem alguns direitos, como a proteção e, em alguns casos, a herança da terra que trabalha. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 22: Para analisar os processos econômicos de industrialização no Brasil [...] 

GABARITO: (C) mecanização da produção ocorre, mas não está generalizada. 

COMENTÁRIO:  
De acordo com a descrição do autor, a pré-indústria é caracterizada por um estágio onde a mecanização já começa a ser implementada em alguns setores da produção, mas ainda não está amplamente difundida. A mecanização ocorre em alguns ramos, mas o processo ainda não se tornou geral ou comum em todas as áreas produtivas. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 23: O texto freudiano intitulado “Psicologia das massas e análise do eu” introduz o campo de estudos [...] 

GABARITO: (A) aprendizagem depende da interação do indivíduo com o meio social. 

COMENTÁRIO:  
A noção freudiana de que “a psicologia individual é também, desde o início, psicologia social”, coloca uma coexistência entre essas duas esferas (individual e social), sem relações de oposição, hierarquia ou precedência, muito menos de exclusão, sendo que a alternativa A – “aprendizagem depende da interação do indivíduo com o meio social” – é a única coerente com a afirmação do autor. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 24 - Para analisar as estruturações mais recentes do mundo do trabalho, Ricardo Antunes considera o seguinte exemplo: 

GABARITO: (C) exploração intensa do trabalho físico/material. 

COMENTÁRIO: O trecho mencionado descreve um modelo de trabalho no qual há uma intensa exploração do trabalho físico e material dos trabalhadores, especialmente em situações que envolvem longas jornadas de trabalho, alta produtividade exigida e condições de trabalho desgastantes, como exemplificado nas operações da Amazon.  

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 25 - Criticando as exigências de empregabilidade cada vez mais comuns no mercado de trabalho [...] 

GABARITO: (D) neoliberalismo e a certificação de competências 

COMENTÁRIO:  
O trecho destaca a transição para um modelo em que o valor do trabalhador é medido pela sua capacidade de demonstrar competências específicas em situações práticas, em vez de ser avaliado com base em qualificações formais, como diplomas e experiências acumuladas. Essa abordagem está alinhada com as políticas econômicas neoliberais, que enfatizam a flexibilidade do mercado de trabalho e a necessidade de adaptação constante dos trabalhadores às exigências do mercado, muitas vezes por meio da certificação de competências específicas. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 26 - O texto apresentado a seguir faz a crítica a uma percepção que atravessa o imaginário cultural brasileiro [...] 

GABARITO: mito do nativo preguiçoso. 

COMENTÁRIO:  
O texto critica a percepção de que no Brasil não há racismo, ou que ele é menos intenso do que em outros países, como os Estados Unidos. Essa ideia se alinha ao "mito da democracia racial", que sustenta que o Brasil é uma sociedade racialmente harmoniosa, onde não existe racismo. O autor aponta que essa visão é, na verdade, uma forma de preconceito que nega a realidade do racismo no país e dilacera a cidadania dos negros brasileiros. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 27 - INDÚSTRIA BRASILEIRA DE GÁS NATURAL: padrão de concorrência e predomínio da Petrobras [..] 

GABARITO: (E) monopsônio 

COMENTÁRIO:  
Um monopsônio ocorre quando há um único comprador dominante em um mercado, que exerce poder significativo sobre os fornecedores, podendo influenciar os preços e as condições de compra. No caso descrito, a Petrobras atua como o principal comprador do gás natural produzido no Brasil, assim como do gás importado, o que caracteriza uma situação de monopsônio. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 28 - A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...]  

GABARITO: (B) precarização do trabalho e o enfraquecimento do ativismo sindical. 

COMENTÁRIO: A globalização e o avanço das técnicas de informação levaram à reestruturação dos processos produtivos e do mercado de trabalho, resultando na precarização das condições de trabalho e no enfraquecimento dos sindicatos, que perderam parte de sua capacidade de mobilização e influência. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 29 - A data inicial simbólica do fordismo deve por certo ser 1914, quando Henry Ford introduziu [..] 

GABARITO: (D) criação da linha de montagem 

COMENTÁRIO:  
A principal inovação do sistema produtivo fordista foi a criação da linha de montagem, que permitiu a produção em massa de bens padronizados com maior eficiência, reduzindo o tempo de produção e os custos, e aumentando a produtividade. Essa inovação marcou uma evolução em relação ao taylorismo, que se concentrava na divisão e na otimização das tarefas individuais. 

Taylorismo e Fordismo são muito semelhantes, mas a linha de montagem é o maior diferencial entre ambos. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 30 - A precarização do trabalho suscita uma nova questão social, cujo núcleo seria a existência [..] 

GABARITO: (D) vulnerabilização de pessoas e grupos de trabalhadores que vivem o risco da exclusão social. 

COMENTÁRIO:  

Essa opção captura a essência da transformação mencionada por Castel, onde a precarização do trabalho leva a uma maior vulnerabilidade e ao risco de exclusão social, em contraste com a proteção e estabilidade que marcaram a sociedade salarial anterior. 

B, C e E trazem alternativas positivas, o que não condiz com precarização. Na A temos que a precarização ocorre também para o trabalhador rural. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 31 - A epidemiologia, ciência que estuda a distribuição das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações especificadas [...] 

GABARITO: (E) comparação para verificar a possível existência de associação entre a ocorrência [...] 

COMENTÁRIO:  
Nos estudos ecológicos, compara-se a ocorrência da doença/condição relacionada à saúde e a exposição de interesse entre agregados de indivíduos (populações de países, regiões ou municípios, por exemplo) para verificar a possível existência de associação entre elas. Em um estudo ecológico típico, medidas de agregados da exposição e da doença são comparadas. Nesse tipo de estudo, não existem informações sobre a doença e exposição do indivíduo, mas do grupo populacional como um todo. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 32 - O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é uma morbidade relacionada à exposição direta ou indireta a eventos traumáticos como morte [...] 

GABARITO: (B) esquiva; alterações negativas da cognição 

COMENTÁRIO:  
No diagnóstico de TEPT, outras propostas de modificações importantes dizem respeito à divisão do critério C (que incluía sintomas de esquiva e entorpecimento) em dois diferentes critérios. Estudos, como o de Asmundson, Stapleton e Taylor (2004), mostram que os sintomas de esquiva e de entorpecimento não devem ser considerados conjuntamente em um único agrupamento de sintomas. Para o DSM-V, propõe-se que o critério de esquiva deva contemplar, no mínimo, um dos seguintes sintomas: evitar lembranças internas, como pensamentos e sentimentos, e/ou lembranças externas, como lugares e conversas. E, para o critério de entorpecimento, provavelmente denominado de "alterações negativas em cognições e humor", foram acrescentados três sintomas aos que já eram descritos na edição anterior do DSM: (1) crenças persistente e exageradamente negativas sobre si, outros e mundo; (2) persistente culpabilização de si ou outros sobre as causas ou as consequências do evento traumático; e (3) emoções negativas invasivas, como raiva, medo, culpa, horror (APA, 2010). 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 33 - O National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) define como espaço confinado  [...] 

GABARITO: (A) deficiência na ventilação e enriquecimento de oxigênio 

COMENTÁRIO: 
NR 33 - 33.2.2.1 Considera-se atmosfera perigosa aquela em que estejam presentes uma das seguintes condições:  

a) deficiência ou enriquecimento de oxigênio;  

b) presença de contaminantes com potencial de causar danos à saúde do trabalhador; ou  

c) seja caracterizada como uma atmosfera explosiva. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 34 - O papel desempenhado pela perícia oficial em saúde tem relevada importância social [...] 

GABARITO: (D) ato administrativo que define prioritariamente, a partir de avaliação técnica, de questões relacionadas à saúde e à capacidade laboral, realizada na presença do periciado por médico ou cirurgião-dentista formalmente designado 

COMENTÁRIO: 
DECRETO Nº 7.003, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2009. 

Art. 2º  Para os efeitos deste Decreto, considera-se: I - perícia oficial: avaliação técnica realizada por médico ou cirurgião-dentista formalmente designado, destinada a fundamentar as decisões da administração quanto ao disposto neste Decreto;   

Portanto, é um ato administrativo (eis que praticado pela administração pública) que fundamenta as decisões a respeito das questões relacionadas à saúde e capacidade laboral. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 35 - Levando-se em consideração as exigências do mundo moderno, em que as empresas buscam uma produtividade [...] 

GABARITO: (D) Cognitiva 

COMENTÁRIO:  

Ergonomia cognitiva é uma disciplina dedicada à compreensão e adaptação de fatores que influenciam processos mentais. Essas dinâmicas têm efeitos sobre a concentração, memória, atenção, percepção, tomada de decisões, entre outras capacidades. 

Como define o estudo “Ergonomia, cognição e trabalho informatizado”: 

“A Ergonomia Cognitiva é um campo de aplicação da ergonomia que tem como objetivo explicitar como se articulam os processos cognitivos face às situações de resolução de problemas nos seus diferentes níveis de complexidade”. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 36 - Todo processo de intoxicação envolve algumas fases [...] 

GABARITO: (D) toxicodinâmica afere a ação dos agentes tóxicos dentro de um organismo. 

COMENTÁRIO: 
Toxicodinâmica é o estudo dos mecanismos de ação dos toxicantes nos organismos vivos, isto é, sua toxicidade; Descreve a interação dinâmica de um toxicante com as moléculas alvo e as consequências biológicas dessa interação. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 37 - A multicausalidade das doenças relacionadas ao trabalho pode ser um fator de dificuldade [...] 

GABARITO: (A) trabalhadores da indústria naval com mesotelioma 

COMENTÁRIO: 
O mesotelioma é um câncer do mesotélio, membrana que cobre e reveste o interior das paredes torácica e abdominal. A doença é causada pela inalação de asbesto (também conhecido como amianto, seu nome comercial) e não tem relação com o tabagismo. O asbesto faz parte de uma família de compostos naturais usada em materiais de construção civil e naval, na indústria automobilística e em alguns produtos têxteis, por isso sua relação com a indústria naval. 

As demais opções não trazem qualquer relação com a atividade em . 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 38 - O trabalho do profissional de saúde nas unidades, em particular nos hospitais [...] 

GABARITO: (D) de Green & Kreuter 

COMENTÁRIO: 
Green e Kreuter buscaram justificar a complementação do espaço técnico apresentado no esquema PRECEDE, mediante o esquema PROCEDE. Ao fazê-lo definiram e classificaram as novas propostas de atuação técnica da educação e da promoção em saúde, explicando a diferença dos objetivos dessas duas subpartes de uma mesma, porém mais completa, intervenção social. O fato é que, em qualquer sistema de saúde, não se pode conceber o planejamento da política de ação, sem antes considerar as premissas do planejamento educativo em cada uma das duas vertentes acima referidas - educação e promoção em saúde. Se isso ocorrer, a prática subsequente será equivocada e, portanto, ilógica no que diz respeito às necessidades da população-alvo que se pretende alcançar. Ou seja, depende do comportamento das pessoas em direção à promoção à saúde 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 39 - A sobrecarga do trabalho é uma das dimensões mais importantes para avaliar estresse ocupacional [...] 

GABARITO: (A) Ter dificuldade em manter o equilíbrio entre o trabalho e outras atividades pessoais. 

COMENTÁRIO: 
Quando um trabalhador está sobrecarregado, é comum que ele enfrente dificuldades em sua vida e atividades pessoais, aumentando o nível de estresse ocupacional. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 40 - Assédio moral no trabalho é caracterizado por comportamentos hostis [...] 

GABARITO: (D) ocorrência de forma rotineira dificulta sua identificação e valorização. 

COMENTÁRIO: 
O assédio moral muitas vezes ocorre de forma sutil e repetitiva, o que pode dificultar sua identificação e valorização, tornando essa afirmação correta. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 41 - O período de férias do trabalhador empregado se caracteriza como um evento de [...] 

GABARITO: (B) interrupção do contrato individual de trabalho 

COMENTÁRIO: 
Questão perguntava sobre os efeitos das férias no contrato de trabalho, sendo que nos termos do art. 130 da CLT indique que durante as férias, embora não tenha a prestação de serviço é devido a remuneração do empregado, razão pela qual, é uma hipótese de interrupção do contrato de trabalho, alternativa correta letra B. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 42 - Determinado trabalhador foi contratado para exercer suas atividades em local estabelecido [...] 

GABARITO: (A) cinco anos até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho 

COMENTÁRIO: 
CF, Art. 7º, XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho; 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 43 - Um indivíduo formalizou contrato de trabalho com uma sociedade empresária submetida [...] 

GABARITO: (A) atualidade 

COMENTÁRIO: 
Questão versa sobre o conteúdo de requisitos para formalização da dispensa por justa causa, sendo que um dos requisitos é a imediatividade, que veio na questão na alternativa A), como atualidade. Não se pode demorar muito tempo para tomar a decisão da dispensa com justa causa, pois se demorar para tomar a decisão, quer dizer que o ato não é tão grave para fim de ensejar a dispensa por justa causa. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 44 - Um estudante pretende obter trabalho sem prejudicar sua dedicação aos estudos [...] 

GABARITO: (D) intermitente 

COMENTÁRIO: 
Questão requer o conhecimento de uma forma de contratação de empregado, sem que tenha dias fixos de trabalho. A única alternativa que indica uma forma de contratação com vínculo é a alternativa D), que fala do empregado intermitente, conforme conceito previsto no art. 443§3 da CLT. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 45 - Um indivíduo foi contratado para prestar serviços, em relação de emprego, com uma sociedade empresária [...] 

GABARITO: (E) indireta do contrato 

COMENTÁRIO: 
Questão ver sobre qual a melhor forma do empregado pedir a rescisão do contrato de trabalho, quando a empresa está cometendo vários ilícitos contratuais. No caso, a melhor forma é a rescisão indireta, prevista no art. 483 da CLT, visto que no caso, o empregado mesmo pedindo a rescisão, terá direito a todas as verbas rescisórias. 

_________________________________________________________________________________ 

 

QUESTÃO 46 - Um indivíduo foi selecionado, em processo competitivo, para admissão em emprego, e logrou aprovação [...] 

GABARITO: (C) fixará o período para fruição das férias, na época do seu interesse. 

COMENTÁRIO: 
Questão versa sobre a concessão do período de férias, sendo que as férias são concedidas de acordo com o interesse do empregador, nos termos do art. 135 da CLT, razão pelo qual, alternativa correta é a letra C). Ressalta-se que o parcelamento das férias, tem que partir de um acordo entre as partes, bem como não pode iniciar na véspera de feriados, conforme disposto no art. 134 da CLT. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 47 - Nos termos da Lei no 7.783/1989, Lei de Greve, é(são) considerado(s) serviço(s) ou atividade(s) essencial(is) [...] 

GABARITO: (B) tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica 

COMENTÁRIO: 
Lei 7.783/1989, Art. 10 São considerados serviços ou atividades essenciais: (...) I - tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 48 - Um trabalhador portuário foi designado para coordenar grupo que pretende estabelecer o acompanhamento [...] 

GABARITO: (E) queda de pessoas 

COMENTÁRIO: 
NR 29 – 29.10.1 Os conveses devem: a) estar sempre limpos e desobstruídos; b) dispor de área de circulação que permita o trânsito seguro dos trabalhadores; c) possuir aberturas protegidas contra queda de pessoas e objetos; e d) possuir piso livre do risco de escorregamento. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 49 - Após ser contratada para emprego em prestigiada companhia multinacional, H contrai casamento e fica grávida [...] 

GABARITO: (D) doze horas trabalhadas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso 

COMENTÁRIO: 
Art. 1º Fica instituído o Programa Emprega + Mulheres, destinado à inserção e à manutenção de mulheres no mercado de trabalho por meio da implementação das seguintes medidas: (...) II - para apoio à parentalidade por meio da flexibilização do regime de trabalho: (...) 

d) jornada de 12 (doze) horas trabalhadas por 36 (trinta e seis) horas ininterruptas de descanso, quando a atividade permitir; 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 50 - Um trabalhador rural foi prestar serviços em determinada localidade, sendo fornecidas moradia e alimentação [...] 

GABARITO: (D) vinte por cento 

COMENTÁRIO: 
Lei 5.889/1973 - Art. 9º Salvo as hipóteses de autorização legal ou decisão judiciária, só poderão ser descontadas do empregado rural as seguintes parcelas, calculadas sobre o salário mínimo: 

a) até o limite de 20% (vinte por cento) pela ocupação da morada; 

b)até o limite de 25% (vinte por cento) pelo fornecimento de alimentação sadia e farta, atendidos os preços vigentes na região; 

c) adiantamentos em dinheiro. 

_________________________________________________________________________________ 

 



 



Bloco 7

Prova do Bloco 7 (MANHÃ)

Prova do Bloco 7 (TARDE)


Confira o Gabarito Extraoficial do Bloco 7

PROVA 15 – GABARITO 2 
 

EIXO 1 
 
QUESTÃO 01 Uma empresa pública da área de desenvolvimento e inovação ... 

GABARITO: (B) tornar a autarquia mais atrativa para captar e reter servidores; relação entre quantidade de entradas de servidores versus saídas da autarquia 

COMENTÁRIO: 
É a única alternativa ligada à Gestão de Pessoas. 
_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 02 Um grupo de secretárias de uma organização que depende... 

GABARITO: (B) procura a satisfação parcial de todos mediante a troca e o sacrifício, decidindo mais pela resolução aceitável do que pela resolução ótima. 

COMENTÁRIO:  
Transigência é o nome dado por Chiavenato ao estilo Compromisso, no qual as partes estão dispostas a abrir mão de alguma coisa para solucionar um conflito. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 03 Um ministério decidiu capacitar seus colaboradores por meio de trilhas... 

GABARITO: (C) instrução programada 

COMENTÁRIO:  
Instrução  programada: a aprendizagem programada é uma técnica para instrução sem a presença ou intervenção de um instrutor humano. Pequenas partes  da  informação  que  requerem  respostas  relacionadas  são  apresentadas  individualmente  aos treinandos, que podem determinar suas respostas e, quando acertadas, podem seguir adiante no processo. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 04 – O sucesso de um programa de segurança está diretamente... 

GABARITO: (E) impulsividade, agressividades e dificuldade psicomotora ou perceptiva 

COMENTÁRIO:  
Única alternativa que elenca características do indivíduo. As demais são relacionadas às condições de trabalho. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 05 O fenômeno da liderança nas organizações é multidisciplinar... 

GABARITO: (D) transformacional 

COMENTÁRIO:  
Líderes transformacionais inspiram seus seguidores a transcenderem os próprios interesses e são capazes de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 06 - “O exercício da liderança no serviço público requer o desenvolvimento...” 

GABARITO: (A) político-gerencial 

COMENTÁRIO:  
A banca copiou, no cabeçalho da questão, conceitos usados pela ENAP para definir a competência político-gerencial. 

"valorizam o reconhecimento e o tratamento de aspectos relacionais,  

decorrentes da assunção das organizações como arenas de disputas entre visões de mundo e uma multiplicidade de interesses legítimos e  por vezes conflitantes coexistentes. Essa competência política está, portanto, associada ao reconhecimento da complexidade da administração pública..." (ENAP) 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 07 - “A avaliação da maturidade de processos de negócios consiste...” 

GABARITO: (A) identificar as lacunas para suportar a criação de planos de ação para aumentar a maturidade processual da organização. 

COMENTÁRIO:  
O próprio cabeçalho da questão entrega a resposta. 

Avaliamos a maturidade de nossos processos para comparar nossos processos com as melhores práticas. Dessa forma, identificamos lacunas em nossos processos e os melhoramos, de modo a aumentar a maturidade. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 08 - “Uma determinada autarquia federal publicou recentemente...” 

GABARITO: (E) missão organizacional 

COMENTÁRIO:  
"finalidade máxima" da organização é sua razão de ser, sua missão. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 09 - “Considere um gerente de projetos responsável por ordenar...” 

GABARITO: (D) funcional 

COMENTÁRIO:  
O gerente de projetos e o projeto em si têm pouquíssima força e autonomia: "gerente de projetos não possui autonomia na gestão financeira para fazer essas novas aquisições diretamente". 

A força está nos gerentes funcionais: "gerente da área tecnológica não autorizou a transferência dos profissionais do seu time para a equipe do projeto". 

Resumindo: não é uma estrutura voltada para projetos, nem matricial (projetos + funcional). É puramente funcional. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 10 - “Considere um projeto que tem como objetivo implantar...” 

GABARITO: (A) Programação da atividade em datas com menor probabilidade de chuvas e tempestades, dependendo das informações meteorológicas monitoradas ao longo do período de execução do projeto 

COMENTÁRIO:  
É possível escalar, prevenir, transferir, mitigar ou aceitar o risco. 

Mitigar é reduzir o risco de forma proativa, atuando para minimizar suas probabilidade de ocorrência ou seu potencial impacto. 

Segundo o PMBOK: "A ação de mitigação antecipada é quase sempre mais efetiva do que tentar reparar o dano depois que a ameaça ocorreu." 

B - renegociar orçamento é escalar o risco. 

C - fundo de reserva é aceitar o risco. 

D - seguro é transferir o risco. 

Sobram as alternativas A e E, que, da forma como estão escritas, deixam margem para interpretação. Elas podem ser consideradas certas ou erradas, dependendo do grau de rigor na análise. 

Considerando o risco de não realizar atividades externas devido à chuva: 

- A) Programação da atividade em datas com menor probabilidade de chuvas e tempestades, dependendo das informações meteorológicas monitoradas ao longo do período de execução do projeto. 

É a alternativa que mais faz sentido. Está certo porque atua para reduzir a probabilidade de ocorrência do risco. Não se pode evitar a chuva, mas pode-se programar ações em datas com menor chance de chover. 

Estaria errado porque mexe no cronograma, que é mexer no plano de gerenciamento, que poderia ser considerado "evitar o risco". 

- E) Monitoramento das condições climáticas para o período de execução da atividade e execução de um plano de contingência para  construção de uma cobertura temporária no pátio externo com proteção contra chuvas e alagamento, caso fosse necessário. 

Não faz tanto sentido quanto a A, mas estaria certo porque reduz o impacto da chuva. Porém, o PMBOK associa o Plano de Contingência com a estratégia de Aceitar o risco, pois nada é feito proativamente. Só seria construído "caso fosse necessário", ou seja, se a chuva deixar de ser risco (incerto) e se tornar evento certo. Conforme PMBOK 7 -  "Aceitar ativamente um risco pode incluir o desenvolvimento de um plano de contingência que seria acionado se o evento ocorresse." 

_________________________________________________________________________________ 

Eixo 2 
 
QUESTÃO 11 -Por ser um processo sistemático para identificar, avaliar, monitorar...” 

GABARITO: (E) gestão governamental e a governança pública 

COMENTÁRIO:  
Gestão de Riscos faz parte dos sistemas de Gestão e Governança. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 12 - “Em relação aos bens imobiliários da Administração Pública...” 

GABARITO: (B) unidades de conservação 

COMENTÁRIO:  
O enunciado se refere às unidades de conservação, conforme dispõe o conceito trabalhado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (acesse aqui).   

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 13 - “O sistema de Organização e Inovação Institucional...” 

GABARITO: (B) desenvolver padrões de qualidade e funcionalidade destinados à melhoria do desempenho dos trabalhos e dos serviços prestados 

COMENTÁRIO:  
Conforme art. 23 do Decreto nº 9.739, compete às unidades setoriais e seccionais do Siorg: VII - desenvolver padrões de qualidade e funcionalidade destinados à melhoria do  desempenho dos trabalhos e dos serviços prestados. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 14 - “As atividades de tombamento, registro, guarda...” 

GABARITO: (E) patrimonial 

COMENTÁRIO:  
Atividades básicas da administração de recursos patrimoniais. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 15 - “A Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada na gestão pública para...” 

GABARITO: (A) otimizar a alocação de recursos e a previsão de demandas de serviços. 

COMENTÁRIO:  
A definição de IA oferecida pela Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial ajuda a responder a questão: “um sistema baseado em máquina que pode, para um determinado conjunto de objetivos definidos pelo homem, fazer previsões, recomendações ou decisões que influenciam ambientes reais ou virtuais." 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 16 - “Como a legislação influencia a logística reversa...” 

GABARITO: (E) Impondo regulamentações que exigem a participação das empresas em programas de logística reversa. 

COMENTÁRIO:  
Exemplo: Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010, que tem como instrumento "sistemas de logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos (art. 8º, III). 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 17 - “Qual é o principal aspecto da tecnologia de blockchain...” 

GABARITO: (E) Transparência e segurança aprimoradas nas transações 

COMENTÁRIO:  
Blockchain é uma tecnologia descentralizada de gerenciamento de transações e dados. A razão para o interesse na Blockchain é sua capacidade de fornecer segurança, anonimato e integridade de dados sem qualquer terceiro no controle das transações. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 18 - “Qual é o principal objetivo do governo eletrônico (e-gov)... 

GABARITO: (B) Promover a inclusão digital e a participação cidadã por meio da tecnologia. 

COMENTÁRIO: 
A Estratégia Nacional de Governo Digital é um conjunto de recomendações estratégicas que tem por objetivo articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados, de modo a ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos. 
 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 19 - “Um estaleiro público está enfrentando um incremento...” 

GABARITO: (B) Uso do sistema Just-In-Time (JIT) 

COMENTÁRIO:  
O Just In Time vem com a premissa da produção puxada, que resulta em diminuir o estoque e manter apenas o necessário para a produção de determinada quantidade, em determinado dia. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 20 - “Em resposta a uma série de desastres naturais que atingiram...” 

GABARITO: (C) Identificação de riscos 

COMENTÁRIO:  
Dentre as alternativas, o primeiro passo do processo de gerenciar riscos é identificar quais são esses riscos. 

_________________________________________________________________________________ 

EIXO 3 
 
QUESTÃO 21 - Seja uma população normalmente distribuída com média...” 

GABARITO: (E) T tem distribuição normal com média µ e variância

11021102

COMENTÁRIO:  
O valor esperado E será dado por E= (1+2+3+4) "mi" /10  

E= "mi". 

A variância será dada por (1²+2²+3²+4²) " Sigma²"/ 10² 

Logo (1+4+9+16) "sigma²" / 100 

= 3 "sigma²"/10 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 22 - “Existe um modelo de tomada de decisão em que as condições...” 

GABARITO: C - racionalidade absoluta 

COMENTÁRIO:  

Comentários sobre as alternativas: 

(A) modelo lata de lixo - Essa alternativa não está correta, pois as características descritas não se referem ao modelo lata de lixo. 

(B) modelo fluxos múltiplos - Essa alternativa não está correta, pois as características descritas não se referem ao modelo fluxos múltiplos. 

(C) racionalidade absoluta - Esta é a alternativa correta. As características descritas se referem ao modelo de racionalidade absoluta, em que as condições cognitivas são de certeza, há uma análise completa das alternativas e a decisão é tomada por cálculo e otimização. 

(D) racionalidade limitada - Essa alternativa não está correta, pois as características descritas não se referem ao modelo de racionalidade limitada. 

(E) modelo incremental - Essa alternativa não está correta, pois as características descritas não se referem ao modelo incremental. 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 23 - “As políticas Públicas Simbólicas são aquelas em que...” 

GABARITO: (D) possuem condições de elaborá-las, mas intimamente não demonstram grande interesse em colocá-las em prática. 

COMENTÁRIO:  
Tipologia de Gustafsson 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 24 - “Políticas públicas regulatórias visam a...” 

GABARITO: (E) estabelecer padrões de comportamento, serviço ou produto para atores públicos e privados. 

COMENTÁRIO:  
Tipologia de Lowi 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 25 - “Contemporaneamente, há diferentes teorias e modelos...” 

GABARITO: A - mudança na composição do Congresso 

COMENTÁRIO:  

Comentários sobre as alternativas: 

(A) Mudança na composição do Congresso - Essa alternativa está correta. De acordo com a teoria dos múltiplos fluxos, para que as ideias sobrevivam durante o segundo fluxo (o fluxo político), é importante que não haja mudanças significativas na composição do Congresso, pois isso poderia alterar a receptividade dos tomadores de decisão em relação a determinadas propostas. 

(B) Receptividade por parte dos tomadores de decisão - Essa alternativa está incorreta. A receptividade dos tomadores de decisão é um fator importante para a sobrevivência das ideias durante o segundo fluxo, de acordo com a teoria. 

(C) Viabilidade técnica - Essa alternativa está incorreta. A viabilidade técnica das propostas é um fator que deve ser preservado para que as ideias sobrevivam durante o segundo fluxo. 

(D) Custos toleráveis - Essa alternativa está incorreta. Os custos toleráveis das propostas também são um fator importante para a sobrevivência das ideias durante o segundo fluxo. 

(E) Aceitação do público em geral - Essa alternativa está incorreta. A aceitação do público em geral é outro fator que deve ser preservado para que as ideias sobrevivam durante o segundo fluxo. 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 26 - “Uma equipe de pesquisadores em políticas públicas de saúde...” 

GABARITO: C - Amostragem aleatória simples 

COMENTÁRIO:  

A resposta correta para essa questão é a alternativa (C). 

A questão discute qual seria o método de amostragem mais apropriado para uma equipe de pesquisadores que deseja estimar a proporção de indivíduos com problemas de burnout em uma população cuja composição e características são desconhecidas. A equipe só pode coletar dados de uma pequena parcela da população.  

(A) Amostragem em bola de neve: 

Comentário: A amostragem em bola de neve é frequentemente utilizada quando a população alvo é difícil de acessar ou identificar, como em estudos sobre populações marginalizadas ou escondidas. Neste método, os primeiros participantes indicam outros participantes potenciais, formando uma "bola de neve". Apesar de útil em certos contextos, não é a melhor escolha quando se deseja obter uma amostra representativa de uma população desconhecida e ampla, como no caso de estudos sobre burnout. 

Adequação: Não é a melhor opção aqui, pois pode introduzir vieses significativos, especialmente se a rede de contatos inicial não for representativa da população como um todo. 

(B) Amostragem de conveniência: 

Comentário: Na amostragem de conveniência, os pesquisadores escolhem os participantes que são mais fáceis de acessar. Essa técnica é prática e econômica, mas altamente propensa a vieses, já que a amostra pode não refletir a diversidade da população. 

Adequação: Inadequada para inferência estatística válida, especialmente quando as características da população são desconhecidas e a representatividade é crucial. 

(C) Amostragem aleatória simples: 

Comentário: A amostragem aleatória simples envolve a seleção de indivíduos de forma que cada um tenha a mesma probabilidade de ser incluído na amostra. Este método é ideal para garantir que a amostra seja representativa da população, especialmente quando as características da população são desconhecidas. É amplamente reconhecido como uma das melhores técnicas para estimar parâmetros populacionais de forma imparcial. 

Adequação: É a opção mais adequada, pois garante que a amostra seja representativa da população como um todo, permitindo uma inferência estatística válida. 

(D) Amostragem censitária: 

Comentário: Um censo envolve a coleta de dados de toda a população, não apenas de uma amostra. Como a questão menciona que a equipe só pode coletar dados de uma parcela irrisória da população, o censo é inviável neste caso. 

Adequação: Inadequada, pois a equipe não tem capacidade para conduzir um censo. 

(E) Amostragem por cota: 

Comentário: A amostragem por cota envolve dividir a população em subgrupos e selecionar um número fixo de indivíduos de cada subgrupo. Essa técnica requer conhecimento prévio das características da população para definir as cotas, o que não está disponível no cenário descrito na questão. 

Adequação: Não é adequada, pois pressupõe um conhecimento das características da população que os pesquisadores não têm. 

Comentário final: A amostragem aleatória simples é a técnica mais apropriada para o cenário descrito, onde a composição e as características da população são desconhecidas, e a equipe só pode acessar uma pequena parte da população. EsSe método garante que a amostra seja representativa e permite uma inferência estatística precisa, o que é fundamental para estimar a proporção de indivíduos com burnout de maneira confiável. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 27 - “Há diversos atores que participam de uma política pública...” 

GABARITO: D – usina de ideias 

COMENTÁRIO:  

A resposta correta para essa questão é a alternativa (D). 

Comentários sobre as alternativas: 

(A) Membros do judiciário - Essa alternativa está incorreta. Os membros do judiciário não se enquadram na categoria de atores sociais organizados coletivamente. 

(B) Burocratas - Essa alternativa está incorreta. Os burocratas também não se enquadram na categoria de atores sociais organizados coletivamente. 

(C) Legisladores - Essa alternativa está incorreta. Os legisladores, apesar de serem atores importantes na política pública, não se enquadram na categoria de atores sociais organizados coletivamente. 

(D) Usina de ideias - Essa alternativa está correta. As usinas de ideias, também conhecidas como think tanks, são exemplos de atores sociais organizados coletivamente que participam e influenciam as políticas públicas. 

(E) Gestores públicos nomeados - Essa alternativa está incorreta. Os gestores públicos nomeados, apesar de serem atores importantes, não se enquadram na categoria de atores sociais organizados coletivamente. 

Portanto, a alternativa (D) é a resposta correta, pois as usinas de ideias (think tanks) são exemplos de atores sociais organizados coletivamente que participam e influenciam as políticas públicas. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 28 - “Uma política pública reformou as salas de aula...” 

GABARITO: E – custo-efetividade 

COMENTÁRIO:  A resposta correta para essa questão é a alternativa (E). 

Comentários sobre as alternativas: 

(A) Análise de custo-eficiência - Essa alternativa está incorreta. A análise de custo-eficiência é utilizada para comparar diferentes alternativas de políticas públicas que visam atingir o mesmo objetivo, buscando a opção mais eficiente em termos de custos. Nesse caso, a questão não menciona a comparação de alternativas. 

(B) Análise de custo-eficácia - Essa alternativa está incorreta. A análise de custo-eficácia é utilizada para avaliar se os objetivos de uma política pública foram atingidos, independentemente dos custos envolvidos. Nesse caso, a questão menciona que o objetivo é aumentar a motivação e o engajamento dos alunos. 

(C) Análise de custo-benefício - Essa alternativa está incorreta. A análise de custo-benefício é utilizada para comparar os custos e os benefícios de uma política pública, buscando determinar se os benefícios superam os custos. Nesse caso, a questão não menciona a comparação de custos e benefícios. 

(D) Análise de custo-resultado - Essa alternativa está incorreta. A análise de custo-resultado é uma variação da análise de custo-efetividade, focada em avaliar os resultados alcançados em relação aos custos envolvidos. 

(E) Análise de custo-efetividade - Essa alternativa está correta. A análise de custo-efetividade é a mais adequada para avaliar os impactos dessa política pública, pois ela permite analisar se os objetivos de aumentar a motivação e o engajamento dos alunos foram atingidos de forma efetiva em relação aos custos envolvidos na reforma das salas de aula, do mobiliário e dos espaços comuns. 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 29 - “As ferramentas de políticas públicas se dividem em ferramentas...” 

GABARITO: A - família 

COMENTÁRIO:  

A resposta correta para essa questão é a alternativa (A). 

Comentários sobre as alternativas: 

(A) Família - Essa alternativa está correta. A família é considerada uma ferramenta privada de política pública, pois é um ator social que pode influenciar e participar da formulação e implementação de políticas públicas. 

(B) Desincentivos econômicos - Essa alternativa está incorreta. Os desincentivos econômicos são considerados ferramentas públicas de política pública, pois envolvem a utilização de instrumentos econômicos pelo governo para influenciar o comportamento dos indivíduos e organizações. 

(C) Incentivos econômicos - Essa alternativa está incorreta. Assim como os desincentivos econômicos, os incentivos econômicos são considerados ferramentas públicas de política pública. 

(D) Informação - Essa alternativa está incorreta. A informação é considerada uma ferramenta pública de política pública, pois o governo pode utilizá-la para influenciar o comportamento dos indivíduos e organizações. 

(E) Regulamentos - Essa alternativa está incorreta. Os regulamentos são considerados ferramentas públicas de política pública, pois envolvem a utilização de instrumentos legais e normativos pelo governo. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 30 - “O Instituto de Geografia e Estatística de determinado...” 

GABARITO: (D) menor do que 50% 

COMENTÁRIO: Como o gráfico apresenta assimetria positiva, a maioria dos valores (mais do que 50%) está abaixo da média. Com isso menos de 50% estará acima da média. 

_________________________________________________________________________________ 

EIXO 4 
 
QUESTÃO 31 - Uma repartição pública apresentava os seguintes saldos...” 

GABARITO: (A) R$ 670.000,00 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar conhecimento sobre o que são as despesas de capital e realizar a soma delas. Desta feita, bastava somar as transferências de capital + investimentos + inversões financeiras, chegando ao montante de R$ 670.000,00. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 32 - “De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, é vedada...” 

GABARITO: (B) aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos. 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar o artigo 44 da LRF (LC 101/00) e demonstrar onde, excepcionalmente, será autorizado a aplicação de receita de capital. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 33 - “Em 12/04/2023, uma entidade do setor público recebeu...” 

GABARITO: (D) R$ 240.000,00 

COMENTÁRIO:  

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 34 - “Uma entidade do setor público apresentava em seu Balanço... 

GABARITO: (B) teve execução orçamentária iniciada e está pendente de pagamento. 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar conhecimento sobre balanço patrimonial (MCASP) e o conceito sobre passivo financeiro e o que será considerado nele. Neste passivo financeiro vamos considerar apenas a parcela da dívida fundada que tenha a execução orçamentária iniciada e esteja pendente de pagamento. 

_________________________________________________________________________________ 

*QUESTÃO 35 - “Dentre os orçamentos que compõem a Lei Orçamentária Anual (LOA)...” 

GABARITO: A ou B 
(A) são listados os investimentos que são suportados ou que recebem recurso do orçamento fiscal.  
(B) são listados os investimentos relacionados às aquisições de bens componentes do ativo circulante, que envolvem arrendamento mercantil e às benfeitorias realizadas em bens da União. 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar conhecimento sobre a LOA e seus orçamentos (Art. 165, §5º da CF). 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 36 - “Dentre as funções/atribuições econômicas clássicas...” 

GABARITO: (E) nas falhas de mercado. 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar sobre a necessidade de governo (funções clássicas do Estado). corrigir as falhas de mercado, através da função alocativa. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 37 - “Em uma entidade do setor público, as receitas com impostos...” 

GABARITO: (C) correntes e de capital. 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar conhecimento sobre a classificação das receitas públicas que encontram-se no artigo 11 da Lei 4.320/64. São receitas de impostos, consideradas tributárias (art. 11, §1º) e aquelas decorrentes de alienação de bens, receitas de capital (art. 11, §2º). 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 38 - O portal da Câmera dos Deputados define o orçamento...” 

GABARITO: (C) define o dever de execução das programações orçamentárias 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar conhecimento sobre orçamento impositivo e sua definição. Para alguns, trata-se de um novo princípio. Ele manda executar o que não é obrigatório. Esta questão você encontrava no glossário do site da Câmara dos Deputados. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 39 - “Quando um contrato é extinto decorrente de culpa exclusiva...” 

GABARITO: (A) pagamento pelo custo de desmobilização. 

COMENTÁRIO:  
Segundo o artigo 138, §2º, da Lei 14.133/21, quando a extinção decorrer de culpa exclusiva da Administração, o contratado será ressarcido pelos prejuízos regularmente comprovados que houver sofrido e terá direito a: I - devolução da garantia; II - pagamentos devidos pela execução do contrato até a data de extinção; III - pagamento do custo da desmobilização. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 40 - “A execução orçamentária poderá processar-se mediante...” 

GABARITO: (D) poderão receber créditos em descentralização, inviabilizando a consecução de objetivos previstos na lei orçamentária 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar sobre as empresas públicas independente (orçamento de investimento).Eis que ela está atuando (empresa pública) como agente financeiro. Se não estivesse, não receberia descentralização de crédito. 

_________________________________________________________________________________ 

EIXO 5 
 
QUESTÃO 41 - De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais...” 

GABARITO: (D) uso compartilhado 

COMENTÁRIO:  

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 42 - “Os documentos arquivísticos caracterizam-se por registrarem e apoiarem as atividades do órgão ou entidade, servindo de evidência dessas atividades ...” 

GABARITO: (A) I - S , II - R , III - P , IV - T 

COMENTÁRIO:  
As definições de confiabilidade, confidencialidade, conversão e migração estão contempladas na alternativa A, conforme o glossário de termos técnicos contidos no e-Arq Brasil. O conceito apresentado no item Q, corresponde ao conceito de disponibilidade que não tem nenhum equivalente da questão. 
_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 43 - Para averiguar o valor primário, é preciso verificar se o documento é necessário para o cumprimento das atribuições e para o desempenho das funções da entidade produtora/acumuladora...” 

GABARITO: (D) figura nos documentos ligados a operações financeiras e à comprovação de receita e despesa, geradas para atender a exigências governamentais. 

COMENTÁRIO:  
O valor fiscal dos documentos é uma das subdivisões do valor primário e está relacionado à sua função de comprovar operações financeiras e a movimentação de receitas e despesas, as quais são exigências legais e governamentais. Esses documentos são essenciais para auditorias e para o cumprimento das obrigações fiscais da entidade. Portanto, a alternativa correta é a D, pois ela descreve a função dos documentos com valor fiscal dentro de uma organização. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 44 - A mídia, ou seja, o conjunto de entidades de “comunicação social” [...] 

GABARITO: E - Influenciar a formação das agendas públicas e governamentais 

COMENTÁRIO:  

Comentários sobre as alternativas: 

(A) Ser porta-voz do governo e defender suas decisões e ações - Essa alternativa está incorreta. Embora a mídia possa, em alguns casos, atuar como porta-voz do governo, seu papel principal não é esse, e sim o de influenciar a formação das agendas públicas e governamentais. 

(B) Impedir relações sociais entre grupos os mais diversos - Essa alternativa está incorreta. A mídia não tem o papel de impedir relações sociais entre grupos diversos. 

(C) Julgar e punir cidadãos que cometam infrações na sociedade - Essa alternativa está incorreta. O papel de julgar e punir cidadãos cabe ao sistema judicial, não à mídia. 

(D) Determinar a implementação de políticas públicas do governo - Essa alternativa está incorreta. A mídia não tem o poder de determinar a implementação de políticas públicas, mas pode influenciar a formação das agendas públicas e governamentais. 

(E) Influenciar a formação das agendas públicas e governamentais - Essa alternativa está correta. Um dos papéis mais importantes da mídia é o de influenciar a formação das agendas públicas e governamentais, ou seja, quais temas e problemas serão priorizados na agenda política. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 45 - Em 2012, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República divulgou uma norma complementar... 

GABARITO: C - Com foco maior no uso estratégico de mídias sociais 

COMENTÁRIO:  

Comentários sobre as alternativas: 

(A) Nas mídias sociais, sem necessidade de recursos financeiros - Essa alternativa está incorreta. O uso estratégico de mídias sociais pela Administração Pública Federal requer recursos financeiros, como investimentos em infraestrutura, contratação de profissionais, entre outros. 

(B) Nas mídias sociais, sem necessidade de contratação de profissionais - Essa alternativa está incorreta. O uso estratégico de mídias sociais pela Administração Pública Federal requer a contratação de profissionais especializados, como gestores de redes sociais, assessores de comunicação, entre outros. 

(C) Com foco maior no uso estratégico de mídias sociais - Essa alternativa está correta. De acordo com o texto, a norma complementar divulgada em 2012 pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República reconheceu o crescimento do uso das redes sociais pela Administração Pública Federal, indicando que o governo brasileiro adotou uma comunicação institucional com foco maior no uso estratégico de mídias sociais. 

(D) Sem caráter educativo, informativo ou de orientação social - Essa alternativa está incorreta. O texto menciona que o uso das redes sociais pela Administração Pública Federal tinha o objetivo de se aproximar ainda mais do cidadão brasileiro e prestar atendimento e serviços públicos de forma mais ágil e transparente, o que sugere um caráter educativo, informativo e de orientação social. 

(E) Voltada para o público jovem e com linguagem informal - Essa alternativa está incorreta. O texto não menciona que a comunicação institucional do governo brasileiro nas mídias sociais estava voltada especificamente para o público jovem ou com linguagem informal. 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 46 - A comunicação de políticas públicas pode ser planejada estrategicamente para provocar ou inibir a discussão sobre determinado assunto na sociedade... 

GABARITO: C - mudanças econômicas estão em jogo e afetam a sociedade 

COMENTÁRIO:  

Comentários sobre as alternativas: 

(A) mortes de figuras públicas sensibilizam e emocionam as pessoas - Essa alternativa não está correta, pois as mortes de figuras públicas não são planejadas estrategicamente para provocar ou inibir a discussão sobre determinado assunto. 

(B) tragédias sociais despertam interesse e exigem ação dos poderes - Essa alternativa não está correta, pois as tragédias sociais não são planejadas estrategicamente, mas sim eventos que ocorrem de forma inesperada. 

(C) mudanças econômicas estão em jogo e afetam a sociedade - Essa é a alternativa correta. Mudanças econômicas que afetam a sociedade são geralmente planejadas estrategicamente para provocar ou inibir a discussão sobre determinado assunto. 

(D) "catástrofes ambientais provocam mobilização da população - Essa alternativa não está correta, pois as catástrofes ambientais não são planejadas estrategicamente para provocar ou inibir a discussão sobre determinado assunto. 

(E) escândalos políticos desencadeiam circulação de opiniões - Essa alternativa não está correta, pois os escândalos políticos não são planejados estrategicamente, mas sim eventos que ocorrem de forma inesperada. 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 47 - No caso de documentos inseridos em um Sistema Arquivístico de Gestão de Documentos – SIGAD que são, porém, sigilosos, de acordo com a legislação vigente... 

GABARITO: (C) captura 

COMENTÁRIO:  
No contexto de um Sistema Arquivístico de Gestão de Documentos (SIGAD), a atribuição de restrição de acesso para documentos sigilosos deve ser realizada no momento da captura do documento. A captura é o processo de inserção do documento no sistema, momento em que são definidos aspectos fundamentais como segurança, acesso e classificação de sigilo, de acordo com as normas vigentes. Por isso, a alternativa correta é a C. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 48 - Um grupo de cidadãos realiza reunião na qual decide participar mais ativamente da vida política... 

GABARITO: (E) social da administração pública 

COMENTÁRIO:  
A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) promove o controle social da administração pública como uma diretriz essencial para garantir a transparência e a participação cidadã no acompanhamento das atividades governamentais. O controle social permite que os cidadãos monitorem e fiscalizem a utilização de recursos públicos e a gestão governamental de forma ampla. Portanto, a alternativa correta é a E e está de acordo com o seguinte trecho da lei:  

  

Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes: 

(...) V - desenvolvimento do controle social da administração pública. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 49 - Na comunicação pública, a publicidade de ordem legal e a comunicação institucional têm um papel importante porque tornam visíveis as(os)... 

GABARITO: D - Ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário 

COMENTÁRIO:  

Comentários sobre as alternativas: 

(A) Interesses particulares de pessoas em cargos públicos - Essa alternativa está incorreta. A publicidade de ordem legal e a comunicação institucional têm o papel de tornar visíveis as ações dos Poderes Públicos, e não os interesses particulares de pessoas em cargos públicos. 

(B) Elementos de formação da esfera de visibilidade pública - Essa alternativa está incorreta. A questão não menciona a formação da esfera de visibilidade pública, mas sim a visibilidade das ações dos Poderes Públicos. 

(C) Intervenções de grandes empresários em decisões políticas - Essa alternativa está incorreta. A publicidade de ordem legal e a comunicação institucional têm o papel de tornar visíveis as ações dos Poderes Públicos, e não as intervenções de empresários em decisões políticas. 

(D) Ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário - Essa alternativa está correta. De acordo com o enunciado, a publicidade de ordem legal e a comunicação institucional têm o papel importante de tornar visíveis as ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

(E) Aparatos midiáticos por trás de decisões governamentais - Essa alternativa está incorreta. A questão não menciona a visibilidade dos aparatos midiáticos por trás de decisões governamentais, mas sim a visibilidade das ações dos Poderes Públicos. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 50 - O surgimento do documento nato-digital e as novas formas de armazenamento provocaram reconfigurações na organização de arquivos... 

GABARITO: (D) acesso restrito aos arquivos para sua preservação. 

COMENTÁRIO:  
Com o surgimento de documentos nato-digitais, tornou-se fundamental preservar não apenas o conteúdo dos documentos, mas também o contexto em que estão inseridos. O contexto é crucial para manter a integridade, a autenticidade e a confiabilidade do documento ao longo do tempo, assegurando que ele continue a ser uma fonte válida de informação para futuras consultas. 

_________________________________________________________________________________


 


Bloco 8

Prova do Bloco 8 (MANHÃ)

Prova do Bloco 8 (TARDE)


Confira o Gabarito Extraoficial do Bloco 8

PROVA 08 – GABARITO 05 (MANHÃ) 

PROVA 08 – GABARITO 05 (MANHÃ) 

QUESTÃO 01 - No desenvolvimento argumentativo do texto... 

GABARITO: D - Curiosidade e a busca de solução dos problemas da humanidade. 

COMENTÁRIO: Está correta a alternativa D, pois ela resume os dois fatores centrais para o desenvolvimento da ciência apontados no texto, nestes excertos: “Um dos principais motores do avanço da ciência é a curiosidade humana” (1º parágrafo) e “outro motor importantíssimo do avanço científico é a solução de problemas que afligem a humanidade” (3º parágrafo). 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 02 De acordo com o texto, um problema crônico a ser enfrentado pela ciência... 

GABARITO: BDesigualdade social. 

COMENTÁRIO: A alternativa B está correta, pois o texto aponta as desigualdades sociais como problemas crônicos a serem enfrentados pelos estudos científicos. Isso fica claro em: “a desigualdade vem aumentando no período mais recente. Esse é um problema mundial, mas é mais agudo em países em desenvolvimento, como o Brasil, onde ainda abundam problemas crônicos do subdesenvolvimento, que vão desde o acesso à saúde e à educação de qualidade até questões ambientais e urbanas” (5º parágrafo). 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 03 Na organização temática do texto, depois da referência à descrença... 

GABARITO: E - Desigualdade social vem aumentando em países... 

COMENTÁRIO: Comentário: Está correta a alternativa E, pois, a questão requer a identificação de ideias posteriores ao que está contextualizado no enunciado, que faz referência a informações do 4º parágrafo do texto. A sequência indica a questão das desigualdades sociais como mote a ser explorado na ciência, como comprova o trecho a seguir do 5º parágrafo: “A despeito de a qualidade de vida de todos ter melhorado nos últimos séculos, em grande medida graças ao avanço científico e tecnológico, a desigualdade vem aumentando no período mais recente.” 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 04 – O principal recurso argumentativo utilizado no texto para defender a importância... 

GABARITO: D - Referência aos movimentos negacionistas. 

COMENTÁRIO: A alternativa D é a opção correta para a questão, pois o texto enumera vários argumentos que visam a comprovar a importância da pesquisa. Estes argumentos comprovam essa perspectiva de que a ciência possibilita:  

- “abrir novas fronteiras do conhecimento, de nos tornar mais sábios e de, no longo prazo, gerar valor e mais qualidade de vida para o ser humano” (1º parágrafo); 

- “analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar” (2º parágrafo); 

- [apresentar] “solução de problemas que afligem a humanidade” (3º parágrafo). 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 05 – No trecho do parágrafo 4 “Tim Nichols... 

GABARITO: A - “apesar de todas as evidências científicas... 

COMENTÁRIO: A alternativa A é a opção correta, pois nela o uso de QUE tem a função de introduzir uma oração subordinada substantiva objetiva direta, assim como no exemplo do enunciado. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 06 – O referente termo destacado em negrito está corretamente explicando... 

GABARITO: C - Parágrafo 5 – “Também é essa sociedade que decidirá... 

COMENTÁRIO: Está correta a alternativa C, na qual o pronome destacado retoma de forma correta a expressão “em países em desenvolvimento”. Na B, o pronome SEU pode retomar tanto “empreendimento científico e tecnológico” como “ser humano”. Na A, o pronome ESSA retoma “desigualdade”; na D, ISSO retoma “descrença”; na E, ELAS retoma “a ciência e a tecnologia” 

_________________________________________________________________________________ 

 

QUESTÃO 07 – A concordância do verbo destacado em negrito... 

GABARITO: B - Ao considerar as melhorias na qualidade de vida... 

COMENTÁRIO: A alternativa B está correta, porque o verbo analisar concorda com o sujeito “a importância do papel”. Ele é VTD, por isso se mantém no singular, na construção verbo + SE, porque o sujeito é simples. Na A, o verbo é VTI e deveria ser flexionado no singular. Na C, D e E, os sujeitos são expressões no plural, o que exige a flexão do verbo no plural para manter a concordância. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 08 – No trecho do parágrafo 4 “Vários fenômenos sociais... 

GABARITO: E - Anti-inflamatório, auto-hipnose, micro-ondas. 

COMENTÁRIO: Está correta a alternativa E, pois, quando o prefixo termina com a mesma vogal e que a segunda palavra, há uso de hífen, como em anti-inflamatório e micro-ondas, e, quando o segundo elemento começar com a letra H, usa-se hífen, como em auto-hipnose. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 09 – O trecho do texto em que a presença do adjetivo destacado em negrito tem a função... 

GABARITO: C - “a relação entre ciência, tecnologia e sociedade... 

COMENTÁRIO: O emprego de adjetivos está pautado na caracterização dos termos a que se referem, atribuindo um sentido específico, como ocorre em todas as alternativas. Porém, na C, o uso de “simplórias” denota uma apreciação crítica do autor em relação aos questionamentos referidos, em um contexto frasal essencialmente argumentativo de exposição do posicionamento do autor sobre o tema. Dessa forma, a alternativa C é a resposta correta para a questão. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 10 - No desenvolvimento do texto, estabelece-se uma relação de oposição... 

GABARITO: A - “limitar” e “impulsionar” (parágrafo 6) 

COMENTÁRIO: A alternativa A apresenta dois verbos que, na frase “Quais são as condições sociais que limitam ou impulsionam a atividade científica?”, sinalizam uma relação opositiva entre restringir e intensificar, representada pelos verbos limitar e impulsionar.  

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 11 - A vírgula está empregada de acordo com as exigências... 

GABARITO: E - Com o objetivo de ajudar a entender os desafios atuais da sociedade brasileira, o governo deveria financiar pesquisas na área das ciências humanas e sociais. 

COMENTÁRIO: A resposta correta é a alternativa E, pois a vírgula corretamente separa uma oração adverbial anteposta à oração principal. Na B e C, o uso de vírgula separa sujeito e predicado; na A, há apenas uma vírgula que não isola corretamente o adjunto adverbial deslocado; na D, a vírgula separa a oração adjetiva restritiva de forma a prejudicar a coerência da frase. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 12 - No trecho do parágrafo 5 “É, portanto, nessa sociedade desigual, repleta de problemas... 

GABARITO: D Por conseguinte. 

COMENTÁRIO: A alternativa D está correta, porque apresenta outra expressão conectiva com o mesmo de sentido de portanto, ou seja, com valor semântico conclusivo. As alternativas A e C indicam substituições de valor explicativo, a B, de proporção, e a E, de valor opositivo. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 13 - No trecho do parágrafo 5 “Esse é um problema mundial, mas é mais agudo em países em desenvolvimento... 

GABARITO: E - Os biomas brasileiros onde têm ocorrido o maior mero de ameaças ambientais nos últimos anos são a Amazônia e o Pantanal. 

COMENTÁRIO: Está correta a alternativa E, pois nela “onde” retoma o referente “Os biomas brasileiros”, que é um adjunto adverbial de lugar, indicando um espaço físico. Onde deve ser usado para esse fim, o que não ocorre nas demais alternativas. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 14 - De acordo com as regras de concordância nominal da norma-padrão da língua portuguesa... 

GABARITO: B - As pesquisas para a cura de doenças e a busca de solução para os problemas ambientais estão vinculadas ao aumento das verbas do financiamento governamental. 

COMENTÁRIO: o gabarito da questão é ´B, pois “vinculadas” mantém concordância correta com o sujeito composto “As pesquisas para a cura de doenças e a busca de” a qual se refere. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 15 - O grupo em que todas as palavras apresentam prefixo que expressa negação é 

GABARITO: E - descrença, inconveniência, impaciência 

COMENTÁRIO: Está correta a alternativa E, pois as palavras descrença, inconveniência e impaciência utilizam respectivamente os prefixos DES-, IN- e IM- para opor o sentido dos termos que as originam (crença, conveniência e paciência), e assim os prefixos assumem valo semântico negativo. 

 

_________________________________________________________________________________ 

 

PROVA 16 – GABARITO 05 (TARDE) 

QUESTÃO 01 - Um servidor público federal foi punido em um processo administrativo disciplinar com a pena de demissão... 

GABARITO: C - Ele não terá direito à revisão do processo em razão do motivo da absolvição. 

COMENTÁRIO: O art. 126 da Lei n.º 8112/90 dispõe que "a responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria. 

A jurisprudência do STJ acompanha esse entendimento fixando a tese de que" as instâncias administrativa e penal são independentes entre si, salvo quando reconhecida a inexistência do fato ou a negativa de autoria na esfera criminal ". 

Como nesse caso a absolvição foi por inexistência de provas, não se relaciona com a decisão administrativa. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 02 - Uma autoridade pública agiu, no desempenho de suas atribuições, de forma ilegal e com abuso de poder... 

GABARITO: B - Mandado de segurança. 

COMENTÁRIO: Segundo a Constituição Federal, artigo 5º, inciso LXIX, “conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 03 - O imprudente condutor do caminhão de uma empresa responsável pela coleta de lixo em vias públicas... 

GABARITO: 

COMENTÁRIO: 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 04 - Ao analisar e deferir o pedido de licença para construção formulado por uma empresa... 

GABARITO: E - Administração Pública deve anular esse ato eivado de ilegalidade. 

COMENTÁRIO: Atos ilegais devem ser anulados, ao passo que a revogação é forma de extinção quando o ato não possui ilegalidade, contudo, por critério de conveniência e oportunidade, a Administração não deseja mais manter o ato administrativo. 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 05 - No livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, em sua orelha, lê-se... 

GABARITO: D - ainda hoje há brasileiros descendentes de escraviza dos que não gozam do direito à liberdade e à dignidade preconizada no texto constitucional. 

COMENTÁRIO: O processo de redemocratização do Brasil com a Constituição de 1988, vem buscando implementar os direitos de liberdades para todos, pois ainda existe muita injustiça e desigualdade racial e social no país que precisam ser enfrentadas. 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 06 - Com o intuito de impressionar e favorecer a sua noiva... 

GABARITO: C - constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública. 

COMENTÁRIO: Conforme dispõe o artigo 11, inciso V, da Lei 8.429/92, o ato pratico configura-se violação de princípios. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 07 - No âmbito da Administração Pública, entende-se que... 

GABARITO: D - a Administração, diante do caso concreto, tem a possibilidade de apreciá-lo segundo critérios de oportunidade e conveniência e escolher uma dentre duas ou mais soluções, todas válidas para o direito. 

COMENTÁRIO: Os atos discricionários seriam aqueles nos quais a lei confere ao agente público a possibilidade de escolher a solução que melhor satisfaça o interesse público em questão, aqueles cuja lei deixa a critério do administrador a escolha, de acordo com a oportunidade e da conveniência da prática de determinado ato – é o que se chama de mérito administrativo. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 08 - Segundo o art. 37 da Constituição Federal de 1988, “A Administração Pública Direta e Indireta... 

GABARITO: B - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. 

COMENTÁRIO: Conforme o artigo 37, II, da Constituição Federal, a letra B está correta. A Letra A está incorreta no trecho que afirma “sem quaisquer ressalvas quanto às nomeações para cargo em comissão”, pois esta investidura não exige concurso, é de livre nomeação e exoneração. A letra C está errada, pois a lei determinará os critérios para admissão do PCD, conforme inciso VIII, do art. 37. A letra D está errada quando afirma “imigrantes indocumentados”. Letra E está errada porque o concurso pode ser prorrogável, ademais os aprovados em concurso vigente têm prioridade sobre os candidatos de um novo concurso. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 09 - Existem entes da Administração Direta e entes da Administração Indireta... 

GABARITO: B - Tribunal de Contas e Supremo Tribunal Federal integram a Administração Direta. 

COMENTÁRIO: Letra A está errada porque o Senado faz parte da Administração Direta. Letra B está correta. Letra C está errada porque o TST faz parte da Administração Direta. Letra D está errada porque Ministérios fazem parte da Administração Direta, enquanto as empresas públicas fazem parte da Administração Indireta. Letra E está errada porque porque as fundações fazem parte da Administração Indireta. 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 10 - Um funcionário de um determinado Estado pretende... 

GABARITO: E - inconstitucional, por permitir a transposição sem a prévia realização de concurso público. 

COMENTÁRIO: A transposição seria a permuta (ou deslocamento, provimento) de agentes públicos entre um sistema e outro, ela é inconstitucional, primeiramente porque a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei. Ademais, segundo a súmula vinculante nº 43 “É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido”. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 11 - A Educação Infantil representa prerrogativa constitucional inafastável... 

GABARITO: B - é assegurado por normas constitucionais de eficácia plena e aplicabilidade direta e imediata. 

COMENTÁRIO: Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: 

IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; 

A educação básica em todas as suas fases – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – constitui direito fundamental de todas as crianças e jovens, assegurado por normas constitucionais de eficácia plena e aplicabilidade direta e imediata. A educação infantil compreende creche (de zero a 3 anos) e a pré-escola (de 4 a 5 anos). Sua oferta pelo Poder Público pode ser exigida individualmente, como no caso examinado neste processo. O Poder Público tem o dever jurídico de dar efetividade integral às normas constitucionais sobre acesso à educação básica. 

[RE 1.008.166, rel. min. Luiz Fux, j. 22-9-2022, P, DJE de 20-4-2023, Tema 548, com mérito julgado.] 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 12 - Dentre os direitos e garantias fundamentais... 

GABARITO: E - informação ao preso sobre seus direitos, dentre os quais o de permanecer calado. 

COMENTÁRIO: Art. 5º, LXIII da CRFB/88 - o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado; 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 13 - Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas... 

GABARITO: D - legislação permite que contratem pessoas sob o regi me celetista. 

COMENTÁRIO: Conforme entendimento do STF: “Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, a qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo artigo 39 do texto constitucional. Trata-se de natureza peculiar que justifica o afastamento de algumas das regras ordinárias impostas às pessoas jurídicas de direito público. (...) Constitucionalidade da legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista. [ADC 36, rel. min. Cármen Lúcia, j. 8-9-2020, P, DJE de 16-11-2020.]” 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 14 - Um servidor público vinculado ao Poder Judiciário do Estado W... 

GABARITO: A - Ministros do Supremo Tribunal Federal. 

 

COMENTÁRIO: Segundo o artigo 37, inciso XI, da Constituição Federal “a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal [...]”. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 15 - Um cidadão mudou-se para o exterior... 

GABARITO: B - perda da nacionalidade brasileira, caso haja pedido expresso nesse sentido. 

COMENTÁRIO: Art. 12 da CRFB/88 

§ 4º - Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: 

II - fizer pedido expresso de perda da nacionalidade brasileira perante autoridade brasileira competente, ressalvadas situações que acarretem apatridia. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 131, de 2023) 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 16 - Um setor de uma empresa é formado por 11 funcionários...  

GABARITO: C10/33 

COMENTÁRIO: Sabemos que P  = quero / tenho, logo  
Tenho : todos os grupos possíveis de 5 funcionários: C11,5 
Quero: grupos com apenas um estagiário:C7,4xC4,1 
Assim  P = 35 x 4 /  462 = 10/33 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 17 - Em uma loja, o preço de um determinado produto sofreu um desconto de 20%... 

GABARITO: A54,00 

COMENTÁRIO: Se o preço aumentou 20% e passou a ser R$36 ele era originalmente de R$ 45. Aumentando 20% esse valor temos R$ 54 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 18 - Uma bomba com vazão de 2 litros de água por segundo... 

GABARITO: C - 30,0 

COMENTÁRIO:  

Interpretando e montando a regra de três simples temos: 
Litros T(seg) 

2 1 
x 250.60 

  

X = 30.000 litros e como cada litro tem 1kg serão 30.000 kg ou 30 toneladas 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 19 - Sejam {an}N e {bn}N duas sequências de números... 

GABARITO: D - aritmética, cujo primeiro termo é 4 e cuja razão é 3. 

COMENTÁRIO:  

Interpretando as series temos: 
b1 = 16 e como dito bn = logo b1 = e assim a1=4 

b2 = 16.8 = 128 e com isso a2 = 7 

b3 = 128.8 = 1024 e assim a3 = 10 

logo a serie a é uma P.A de razão 3 e primeiro termo 4. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 20 – A Figura representa um círculo cujo centro é o ponto P... 

GABARITO: B - 25π 

COMENTÁRIO:  

No triangulo retângulo PQS usando o ângulo de 30° e o lado OS que vale 5 / 2, achamos QS = 5 cm. 
QS é o raio da circunferência logo sua área é 25 π 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 21 – Em uma fábrica, há dois tanques, um no formato de um cilindro circular reto... 

GABARITO: A - 1 h 36 min 

COMENTÁRIO: 

Vol. cilindro = pR².2y e o Vol. Cone = p(2R)².y/3 = 4py  /3 
Assim:    

Vol.     Tempo (min) 

pR².2y                144 

4pR²y /3                           x 

  

X = 96 minutos = 1h 36 min 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 22 – Uma pesquisa foi feita com os funcionários de uma empresa... 

GABARITO: E - 0,1 

COMENTÁRIO: 

Interpretando o histograma dado temos: 

Média = (8x3 + 13x4 + 7x5 +6x2) /30 = 123/30 = 4,1 

A mediana é 4. 

A diferença é de 0,1 

_________________________________________________________________________________ 

  

QUESTÃO 23 – Em cada partida de futebol profissional, atuam exatamente dois árbitros assistentes... 

GABARITO: A - 28 

COMENTÁRIO: Interpretando basta fazer a C8,2 = 28 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 24 - Em um domingo decisivo de um campeonato de futebol... 

GABARITO: D - 63 

COMENTÁRIO: 

Tempo total de 7h e 5 min corresponde a 425 minutos. 

Dividindo por 3 temos 2h 21 min e 40 s 

Somando 2+21+40 = 63 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 25 – Em dezembro de 2023, dois irmãos, P e R... 

GABARITO: D - nunca será realizada. 

COMENTÁRIO: 

Os valores de P são uma P.A de razão 100 e com primeiro termo 3000. 

Os valores de R formam uma P.A de razão 60 e com primeiro termo 4000. 

Foi dito q em determinado momento que o valor de P será o dobro de R, logo: 

3000 +100t = 2(4000 +60t) 

3000 + 100t = 8000 + 120t 

20t = -5000  

T = - 250 meses que por ser um valor negativo indica que isso não ocorrerá. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 26 - Na Figura, representa-se a planificação de um dado cúbico... 

GABARITO: E - 1/6 

COMENTÁRIO:  

Probabilidade = Quero / Tenho 

Probabilidade (Sorte e Lance) = (2/6. 1/6 .3/6) 6=1/6 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 27 - Um pai envia, no grupo da família, em certa rede social... 

GABARITO: E - 30 

COMENTÁRIO:  

Interpretando temos: 

Filha P pega ¼ e sobra ¾. 
Filha Q pega ¼ de ¾ = 3/16 e restam ¾ de ¾ = 9/16 
Filha R pega ¼ de 9/16 = 9/64 e restam ¾ de 9/16 = 27/64 
Filha S pega o restante, ou seja 27/64. T = 270  

T = 640 

Logo a filha Q pegou 3/16 de 640 = 120 e a filha R pegou 9/64 de 640 = 90 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 28 - Um certo tipo de arroz integral orgânico... 

GABARITO: E - 81 

COMENTÁRIO:  

Montando a regra de três, temos: 
magnésio (mg)         arroz(g) 
54                                                      50 
x 75 
 
x = 81 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 29 - Pelo Censo Demográfico 2022 do IBGE... 

GABARITO: D - 10,17 

COMENTÁRIO:  

Interpretando basta dividir 20.656.458 por 203.069.637 e apresentar o valor em porcentagem, ou apenas verificar que 10% de 203.069.637 É 20.306.963 aproximadamente, logo temos 10,17%. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 30 - A Figura a seguir representa um tabuleiro com 25 casas... 

GABARITO: D - 44 

COMENTÁRIO:  

A diagonal tem q ser uma P.A. 
Assim 9, a, b, c, 85 é uma P.A de razão 19. 

9,28,47,58 e 85. 
Olhando a coluna do 50, teremos de cima para baixo.42,50,58,66,74. 
Na coluna do N temos o 28 36 e o N que valerá 44. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 31 - Em janeiro de 1931, Lamartine Babo lançou uma marchinha intitulada “Gê-gê” ... 

GABARITO: C - Imagem popular e de líder carismático construída por Getúlio. 

COMENTÁRIO: A letra da música tenta criar uma intimidade no uso do nome de Getúlio Vargas. Ao preferir o primeiro nome e em termos diminutivos, a canção visa contribuir para o processo de consolidação da imagem de Getúlio Vargas enquanto líder popular, carismático e próximo das massas. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 32 - Os últimos momentos do Governo de João Goulart... 

GABARITO: B - Marcou o início do período ditatorial civil-militar que duraria 21 anos... 

COMENTÁRIO: A ruptura democrática ocorrida em 1964 não objetivava viabilizar a reforma agrária mediante desapropriação de latifúndios sem a necessidade de indenização. Do mesmo modo, a ruptura democrática não implicou no fechamento absoluto do Congresso Nacional, pois ele funcionou em certos períodos, embora sob intensa vigilância por parte do Executivo. O período mencionado, 1972 a 1985, não ficou marcado pelo crescimento ou estabilidade econômica. Ao contrário, foram tempos de hiper-inflação. Os grupos de esquerda que lutaram contra o governo só intensificaram sua atuação após a ruptura. Eles não eram atuantes durante o governo de João Goulart. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 33 - A história dos negros no Brasil é marcada por episódios de conflito... 

GABARITO: C - Segue sendo, muitas vezes, desvirtuada pelo chamado “mito da democracia racial” ... 

COMENTÁRIO: A democracia não implicou na superação do racismo no Brasil. Nos anos 1970, não havia possibilidade de livre manifestação devido ao regime autoritário vigente. A República não foi proclamada em 1888, mas em 1889, e ela não suprimiu as distinções entre os brasileiros, uma vez que nem todos tinham direito ao voto, por exemplo. O movimento abolicionista do século XIX já propugnava os direitos da população afro-brasileira, logo a alternativa E) está errada. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 34 - O Estado Democrático de Direito, com suas ideias de liberdade e responsabilidade... 

GABARITO: A - Essencial laicidade do Estado, com a neutralidade confessional das instituições. 

COMENTÁRIO: De todas as alternativas mencionadas, a que melhor dialoga com o conteúdo do texto e o enunciado é a letra A). As demais, ou não fazem menção ao Estado democrático de direito, ou trazem incorreções, como as letras B), D) e E). 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 35 - Getúlio Vargas, figura de grande relevância para a história política brasileira... 

GABARITO: E - Dedicou-se em seu governo, em especial entre 1930 e 1945, ao desenvolvimento e implementação... 

COMENTÁRIO: Ao longo da Era Vargas (1930-1945), leis trabalhistas foram aprovadas para assegurar direitos às classes trabalhadoras. Em 1943, estas leis foram compiladas junto à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Vargas não pode ser considerado um defensor da democracia, pois chegou ao poder e se perpetuou por meio de golpes de estado. Embora fosse carismático, Vargas não era visto como alguém capaz de apaziguar as disputas entre PTB e UDN, tanto que ele foi derrubado pela UDN em 1945. Nacional-desenvolvimentismo foi aplicado, de fato, no Brasil, por Juscelino Kubitschek nos anos 1950-1960. Vargas era contra a privatização da economia. Ele fundou várias estatais, como a Companhia Siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio Doce e a Petrobrás. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 36 - A independência do Brasil é muitas vezes compreendida como um processo complexo... 

GABARITO: C - Deu início à tarefa de construir e definir a identidade do Brasil... 

COMENTÁRIO: A independência brasileira não ocorreu de forma pacífica e amigável, pois houve confrontos. Do mesmo modo, a independência não representou um ápice de uma ideia moderna de nação brasileira, pois inexistia esta identidade nacional. O grito do Ipiranga foi muito mais uma representação de um evento do que fato histórico. O pintor do quadro nem nascido era em 1822... A independência não decorreu de negociação baseada na compreensão recíproca de que a unidade entre Brasil e Portugal fosse possível. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 37 - A notícia a seguir foi publicada pela Agência Xinhua...  

GABARITO: D - emergentes e com passado de descolonização. 

COMENTÁRIO: Termo é usado para se referir a países emergentes e tem como objetivo substituir expressões de “Terceiro Mundo” e “subdesenvolvidos”. Refere-se a países localizados majoritariamente no hemisfério sul e que possuem desafios semelhantes de desenvolvimento econômico e social a despeito de contextos culturais heterogêneos entre si. O termo ganhou popularidade entre líderes políticos globais em meados de 2010. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 38 - Comentando uma conferência realizada por economistas recentemente... 

GABARITO: D - Manutenção das desigualdades sociais, apesar dos ciclos de desenvolvimento econômico. 

COMENTÁRIO: As políticas econômicas aplicadas nos anos 1990 não eram desenvolvimentos, mas neoliberais. Na década de 1970, ainda não haviam sido adotadas no Brasil políticas de privatização de estatais. Ao contrário, o regime criou novas empresas estatais. O “milagre econômico” conseguiu manter a inflação sob controle. Os institutos de seguridade social não foram extintos com a redemocratização. 

O Brasil é conhecido por ter uma alta concentração de renda e ser um dos países mais desiguais do mundo. Em 2022, os 10% mais ricos concentraram 51% da renda total do país, enquanto os 50% mais pobres detêm apenas 14%. Em relação à riqueza, a concentração é ainda maior, com 63% da riqueza do Brasil nas mãos de 1% da população e os 50% mais pobres detendo apenas 2% do patrimônio do país. As causas da desigualdade social no Brasil estão relacionadas com a distribuição de renda, riqueza, poder e prestígio ao longo da história. O país foi construído para excluir a maior parte da população e concentrar privilégios nas elites, com a exclusão das mulheres, dos indígenas e dos negros. A violência é uma das características mais marcantes da desigualdade social no Brasil. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 39 - A letra a seguir foi composta por Chico Science e a banda Nação Zumbi, para a canção “Manguetown” ... 

GABARITO: A - implementação com eficiência de políticas anticíclicas e desenvolvimentistas nos anos 1990. 

COMENTÁRIO: O manguebeat buscou incrementar o cenário musical recifense com o que existia de mais contemporâneo na música pop internacional, sem deixar de lado as fortes tradições musicais da região. Os jovens músicos propuseram criar um novo estado de ânimo musical na cidade. As ferramentas usadas foram o próprio trabalho de divulgação, a rica tradição regional, o rock, o rap, a música eletrônica, as novas possibilidades da cultura digital e os procedimentos experimentais de seleção e mistura. ANEXO, TRECHO DO ARTIGO SOBRE O MOVIMENTO. 



_______________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 40 - Considere as informações sobre a dinâmica da população brasileira... 

GABARITO: C - queda contínua da taxa de fecundidade no território nacional 

COMENTÁRIO: A taxa de fecundidade no Brasil tem vindo a descer nas últimas décadas, tendo passado de 5,93 filhos por mulher em 1950 para 1,93 em 2021. Em 2022, o número de nascimentos caiu 3,5% em relação a 2021, para 2,54 milhões, o valor mais baixo desde 1977. Estima-se que a taxa de fecundidade continue a descer, podendo chegar a 1,57 em 2050 e 1,31 em 2100, valores abaixo da projeção mundial. A mudança está ligada a maior participação das mulheres no mercado de trabalho. O Brasil passou por uma acelerada queda de fecundidade nas últimas décadas, chegando a uma média atual de 1,7 filhos por mulher. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 41 - Considere o texto sobre a ocupação do cerrado... 

GABARITO: C - expansão desordenada de unidades de conservação 

COMENTÁRIO: Essa expansão também frequentemente leva a conflitos fundiários e sociais, com comunidades tradicionais e indígenas. Além disso, o manejo agropecuário inadequado pode levar a degradação do solo, perda da produtividade a longo prazo. A Amazônia é onde esse processo mais vem acontecendo, em especial no Pará. Há quatro décadas a área amazônica ocupada por pasto para agropecuária era de 13,7 milhões. Em 2022, já havia saltado para 57,7 milhões.  Ainda temos a perda de vegetação nativa em todos os biomas, com diferentes padrões de conversão. O aumento da área de pastagem na Amazônia, superando a área do Cerrado, está relacionado com o aumento do desmatamento da região nos últimos anos, prioritariamente para utilização em pastagens. 

 

_________________________________________________________________________________ 

  

QUESTÃO 42 - No Brasil, em 2023, foi criado o Ministério dos Povos Indígenas... 

GABARITO: E - Demarcação das terras indígenas deve respeitar a área ocupada pelos povos até a promulgação da Constituição Federal de 1988. 

COMENTÁRIO: O PL do Marco Temporal prevê que somente poderão ser consideradas terras indígenas aquelas que estavam ocupadas pelos indígenas no momento da promulgação da Constituição Federal em 1988. 

A tese surgiu em 2009, em parecer da Advocacia-Geral da União sobre a demarcação da reserva Raposa-Serra do Sol, em Roraima, quando esse critério foi usado. 

Em 2003, foi criada a Terra Indígena Ibirama-Laklãnõ, mas uma parte dela, ocupada pelos indígenas Xokleng e disputada por agricultores, está sendo requerida pelo governo de Santa Catarina no Supremo Tribunal Federal (STF). 

O argumento é que essa área, de aproximadamente 80 mil m², não estava ocupada em 5 de outubro de 1988. 

Fonte: Agência Câmara de Notícias. 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 43 - Considere o texto sobre sustentabilidade ambiental... 

GABARITO: B - orientem a gestão ambiental com foco na disposição final ambientalmente adequada, como o Programa Lixão Zero. 

COMENTÁRIO: 

O “Programa Nacional Lixão Zero” representa um importante passo para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Está inserido no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana e objetiva subsidiar os estados e municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos, com foco na disposição final ambientalmente adequada.  

O Ministério do Meio Ambiente entrega, por meio do programa, um diagnóstico da situação atual dos Resíduos Sólidos Urbanos, a situação desejada e indicadores para avaliar a implementação dessa política pública. Para tanto, disponibiliza um Plano de Ação, com ações pragmáticas e concretas e uma Agenda de Atividades, que serão atualizados de acordo com a evolução do programa. Por meio de painel interativo é possível visualizar mapas, gráficos e indicadores relacionados a gestão de resíduos sólidos urbanos e logística reversa. 

https://antigo.mma.gov.br/agenda-ambiental-urbana/res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos.html.  

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 44 - Considere o comentário a seguir a respeito da aprovação da Lei de Terras em 1850... 

GABARITO: E - Influência política do grande latifúndio. 

COMENTÁRIO: Ao estabelecer a terra como uma mercadoria que só poderia ser conquistada por meio da compra, a lei de terras aumento a concentração da propriedade fundiária no Brasil e contribuiu para a consolidação da influência política dos grandes latifúndios. 

A Lei de Terras de 1850, assinada pelo imperador Pedro II em 18 de setembro de 1850, teve várias consequências no Brasil, incluindo:  

Reafirmação da estrutura latifundiária 

A lei regularizou as escrituras das grandes propriedades e tornou ilegais a invasão e a ocupação da zona rural, o que dificultou o acesso à terra para os pequenos produtores e os pobres. Os ex-escravos e os imigrantes pobres europeus foram impedidos de ter as suas próprias terras e tornaram-se trabalhadores baratos para os latifundiários.  

Dificuldade de acesso à terra 

A lei dificultou o acesso à terra para as camadas mais pobres da população e para os imigrantes, que se viram obrigados a trabalhar nas grandes fazendas de café.  

Retardamento da formação de uma classe de pequenos e médios proprietários 

A lei retardou a formação de uma classe de pequenos e médios proprietários no Brasil. 

Aumento do poder oligárquico 

A lei aumentou o poder oligárquico e as suas ligações políticas com o governo imperial. 

 

_________________________________________________________________________________ 

QUESTÃO 45 - Entre 1817 e 1820, os naturalistas Johann von Spix e Carl Philip von Martius... 

GABARITO: B - Sociedade estratificada socialmente. 

COMENTÁRIO: Ao mencionar que a arte do povo estava restrita à oralidade e era vista como “sem autoria”, o texto menciona a existência de uma sociedade estratificada que hierarquiza as culturas letrada e oralizada, erudita e popular, colocando a segunda em condição subalterna em relação à primeira. 

_________________________________________________________________________________ 


 

Conhecimentos Gerais (Blocos de 1 a 7) - Manhã

PROVA 04 – GABARITO 01 

 

A Constituição é lei e deve ser cumprida. O cidadão tem a responsabilidade de participar [...] 

GABARITO: (E) segregação de presos provisórios com apoio no grau de instrução acadêmica é inadmissível, pois trata-se de mera qualificação de ordem estritamente pessoal. 

COMENTÁRIO:  
A prisão especial para o detentor de diploma foi considerada inconstitucional pelo STF na ADPF 334. 

_________________________________________________________________________________ 

A teoria da separação dos Poderes da República tem desempenhado um papel primordial na conformação do chamado Estado Constitucional. 
 

GABARITO: (A) a intervenção do Poder Judiciário em políticas públicas voltadas à realização de direitos fundamentais, em caso de ausência ou deficiência grave do serviço, não viola o princípio da separação dos poderes 

COMENTÁRIO: 
Estabelece os limites da prestação jurisdicional dentro das questões de políticas públicas de implementação dos direitos sociais, onde é possível a intervenção do judiciário diante da ausência ou deficiência dos serviços que por este motivo violam os direitos. 
_________________________________________________________________________________ 
 
No Brasil, o presidencialismo foi instituído a partir da Proclamação da República [...] 

GABARITO: (E) de garantias 

COMENTÁRIO:  
Nosso presidencialismo é chamado de coalizão. 

““A expressão “presidencialismo de coalizão” foi utilizada pela primeira vez em 1988, portanto, no limiar da promulgação da nova Constituição, e serviu como título de um artigo acadêmico do cientista político Sérgio Abranches, a quem se atribui a criação do termo. 

Em síntese, no artigo cujo título se tornou referência para a definição do sistema de governo brasileiro, Sérgio Abranches analisa o arranjo constitucional pátrio com ênfase na relação institucional entre as forças políticas que compõem os Poderes Executivo e Legislativo. 

O autor reconhece como uma de suas premissas o fato de que, historicamente, o conflito entre Executivo e Legislativo é a peça chave para compreender a instabilidade democrática que caracteriza todas as fases do período republicano no Brasil, entre 1891 e 1988.  

Nesse sentido, ele define como causas para o estado permanente de conflito entre esses dois Poderes, a “fragmentação na composição das forças políticas representadas no Congresso” e a “agenda inflacionada de problemas e demandas impostas ao Executivo”.”  

O presidencialismo de coalizão no Brasil / Luís Gustavo Faria Guimarães. – 1. ed. – São Paulo : Blucher Open Access, 2020, página 137. 

_________________________________________________________________________________ 

Considere o texto a seguir, que foi publicado na Agência Câmara de Notícias (adaptado) 

GABARITO: (E) normas para avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos do orçamento 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar conhecimento sobre a LDO, na forma do artigo 4º, I, E da LRF. Desta feita, este instrumento deverá indicar normas para avaliação dos resultados dos programados de financiamento. 

_________________________________________________________________________________ 

Dados apresentados pelo Tesouro Nacional revelam que [...] 

GABARITO: (C) margem em relação ao limite máximo representou maior folga fiscal em 2022. 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar conhecimento a formação da receita corrente líquida, podendo utilizar inclusive da lógica sobre a representatividade da despesa com pessoal e a sua formação (percentual) sobre a receita corrente líquida. 

_________________________________________________________________________________ 

No contexto da redemocratização política do Brasil, em especial em função da promulgação da Constituição Federal de 1988 [...] 

GABARITO: (C) relaciona-se com uma certa concepção de desenvolvimento, associada a um tipo de exploração predatória da terra, da qual decorre desacertadamente que o reconhecimento da propriedade indígena representaria um suposto entrave à economia sustentável do país 

COMENTÁRIO:  
As reservas indígenas são essenciais para o desenvolvimento sustentável do país e a para a proteção cultural dos povos originários e em nada afetam ou atrapalham o desenvolvimento sustentável e necessário do Brasil. 

_________________________________________________________________________________ 

Considere os textos sobre política pública.  
 
Texto I Políticas públicas repercutem na economia e na sociedade, daí porque qualquer teoria da política pública precisa também explicar as inter-relações entre Estado, política, economia e sociedade. [...] 
 

GABARITO: (C) o texto II especifica o Texto I, descrevendo o estágio denominado formulação de políticas. 

COMENTÁRIO:  
(A) O Texto I introduz o Texto II, indicando as diretrizes do estágio denominado implementação de políticas - Essa alternativa está incorreta. O Texto I não trata especificamente do estágio de implementação de políticas, mas sim da ação governamental de modo geral. 

(B) O Texto I generaliza o Texto II, definindo o ciclo político denominado montagem da agenda - Essa alternativa está incorreta. O Texto I não trata especificamente do estágio de montagem da agenda, mas sim da ação governamental de modo geral. 

(C) O Texto II especifica o Texto I, descrevendo o estágio denominado formulação de políticas - Essa alternativa está correta. O Texto II descreve o estágio de formulação de políticas públicas, especificando o que é tratado de forma mais geral no Texto I. 

(D) O Texto II contradiz o Texto I, minimizando a relevância da ação governamental na tomada de decisão política - Essa alternativa está incorreta. O Texto II não contradiz o Texto I, mas sim o complementa, descrevendo um estágio específico do processo de políticas públicas. 

(E) O Texto II complementa o Texto I, especificando o estágio denominado avaliação de políticas - Essa alternativa está incorreta. O Texto II não trata do estágio de avaliação de políticas, mas sim do estágio de formulação de políticas. 

_________________________________________________________________________________ 

Considere o texto sobre a matriz energética brasileira.  
 
Em 2021, representantes do Governo Federal participaram da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia. [...] 

GABARITO: (E) Nordeste, elevando o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios 

COMENTÁRIO:  
Os parques eólicos já somam mais de 31 GW de capacidade instalada no Brasil. Em junho de 2024, 13 usinas entraram em operação no país. São mais de 900 usinas — 85% na região Nordeste, de acordo com dados da Aneel. 

_________________________________________________________________________________ 

Considere o texto sobre discriminação social no Brasil. 

Os idosos correspondem a quase 15% da população brasileira. Apesar das estatísticas de aumento da longevidade nos últimos tempos, eles ainda sofrem preconceito [...] 

GABARITO: (B) etarismo, considerado como crime no Estatuto da Pessoa Idosa. 

COMENTÁRIO:  
O etarismo é um preconceito, é uma discriminação as pessoas idosas que se configura como crime previsto no Art. 96 da Lei nº 10.741/2003. 

_________________________________________________________________________________ 

Considere os artigos do Decreto Lei no 200/1967 sobre a estrutura organizacional da Administração Pública Federal [...] 

GABARITO: (B) planejamento 

COMENTÁRIO:  
Conforme dispõe o artigo 7º, do Decreto-Lei 200/67: “Art. 7º A ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, norteando-se segundo planos e programas elaborados, na forma do Título III, e compreenderá a elaboração e atualização dos seguintes instrumentos básicos: 

a) plano geral de governo; 

b) programas gerais, setoriais e regionais, de duração plurianual; 

c) orçamento-programa anual; 

d) programação financeira de desembolso. 

_________________________________________________________________________________ 

Considere o texto sobre a descentralização do Sistema Único de Saúde no Brasil [...]  

GABARITO: (E) esfera de governo é autônoma em suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade. 

COMENTÁRIO:  
Base legal: art. 7º, IX, lei 8080/90. 

Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios: 

IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo: 

Comentários sobre as alternativas: 

(A) Município do país tem a sua autoridade sanitária indicada pela União, considerando as especificidades locais para essa designação - Essa alternativa está incorreta. O texto não menciona que a autoridade sanitária dos municípios é indicada pela União. 

(B) Município define uma macrorregião de saúde, respeitando a complexidade da provisão de serviços dentro de seu território - Essa alternativa está incorreta. O texto não menciona que os municípios definem macrorregiões de saúde. 

(C) Município define as áreas em que as secretarias estaduais investem recursos, considerando as demandas locais - Essa alternativa está incorreta. O texto não menciona que os municípios definem as áreas de investimento das secretarias estaduais. 

(D) Estado é responsável pela definição da autoridade sanitária dos municípios, discriminando as regiões de saúde - Essa alternativa está incorreta. O texto não menciona que os estados são responsáveis pela definição da autoridade sanitária dos municípios. 

(E) Cada esfera de governo é autônoma em suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade - Essa alternativa está correta. De acordo com o texto, a descentralização do SUS estabelece que o poder e a responsabilidade sobre o setor são distribuídos entre os três níveis de governo (União, estados e municípios), de forma integrada e respeitando os princípios gerais do sistema. 

 

_________________________________________________________________________________ 

Considere o texto sobre o poder legislativo no Brasil [...] 

GABARITO: (D) Câmara dos Deputados 

COMENTÁRIO:  
Constituição Federal 

Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. 

§ 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.   (Vide Lei Complementar nº 78, de 1993) 

§ 2º Cada Território elegerá quatro Deputados. 

_________________________________________________________________________________ 

O objetivo das ferramentas e aplicações de inteligência artificial [...] 

GABARITO: (C) poder contribuir como assistente de busca de jurisprudência. 

COMENTÁRIO:  
Alternativas estranhas em relação ao contexto apresentado, porém entendo que a C encaixa melhor com a percepção de IA no âmbito judiciário, por ser ferramenta auxiliar e as divergências éticas relacionadas. 

_________________________________________________________________________________ 

No que diz respeito à lei de acesso à informação, Lei no 12.527/2011, verifica-se que ela 

GABARITO: (E) assegura a proteção da informação, garantindo sua disponibilidade, autenticidade e integridade. 

COMENTÁRIO:  

_________________________________________________________________________________ 

Um grupo de cidadãos pretende desenvolver atividades vinculadas aos direitos da pessoa humana [...] 

GABARITO: (C) Interação democrática entre Estado e sociedade civil 

COMENTÁRIO:  
Art. 2º O PNDH-3 será implementado de acordo com os seguintes eixos orientadores e suas respectivas diretrizes: 

I - Eixo Orientador I: Interação democrática entre Estado e sociedade civil: 

a) Diretriz 1: Interação democrática entre Estado e sociedade civil como instrumento de fortalecimento da democracia participativa; 

b) Diretriz 2: Fortalecimento dos Direitos Humanos como instrumento transversal das políticas públicas e de interação democrática; e 

_________________________________________________________________________________ 

O prefeito de determinado município brasileiro realizou treinamento ofertado para lideranças locais [...] 

GABARITO: (D) clara e compreensível a qualquer cidadão 

COMENTÁRIO:  

_________________________________________________________________________________ 

A Administração Pública realizou um concurso para o provimento de cargos vagos [...] 

GABARITO: (A) o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. 

COMENTÁRIO:  
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:      

III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período; 

_________________________________________________________________________________ 

Existem três funções básicas do governo que buscam mitigar as ineficiências dos mercados numa economia [...] 

GABARITO: (A) aumento das assimetrias de informações 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar conhecimento sobre a função e participação do estado dentro da economia, e indicar o que não influenciará na mitigação das ineficiências de mercado na economia. 

_________________________________________________________________________________ 

Orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos [...] 

GABARITO: (D) estima as receitas que o Governo espera arrecadar, enquanto fixa as despesas a serem efetuadas. 

COMENTÁRIO:  
Nesta questão o candidato precisava indicar tão somente a função básica da lei orçamentária anual, qual seja, a previsão de receitas e a fixação de despesas. 

_________________________________________________________________________________ 

Um dos aspectos fundamentais para o êxito de uma política pública é a adequada alocação de recursos [...] 

GABARITO: (C) podem afetar a tempestividade e a previsibilidade da disponibilidade de recursos. 

COMENTÁRIO:  
Comentários sobre as alternativas: 

(A) Podem afetar a previsibilidade, mas nunca a tempestividade da disponibilidade de recursos - Essa alternativa está incorreta. O texto afirma que as limitações à execução orçamentária podem afetar tanto a tempestividade quanto a previsibilidade da disponibilidade de recursos. 

(B) Podem afetar a tempestividade, mas nunca a previsibilidade da disponibilidade de recursos - Essa alternativa está incorreta. O texto afirma que as limitações podem afetar tanto a tempestividade quanto a previsibilidade da disponibilidade de recursos. 

(C) Podem afetar a tempestividade e a previsibilidade da disponibilidade de recursos - Essa alternativa está correta. De acordo com o texto, as limitações à execução orçamentária podem afetar tanto a tempestividade quanto a previsibilidade da disponibilidade de recursos para o financiamento de políticas públicas. 

(D) Não afetam nem a tempestividade nem a previsibilidade de recursos - Essa alternativa está incorreta. O texto afirma que as limitações à execução orçamentária podem afetar tanto a tempestividade quanto a previsibilidade da disponibilidade de recursos. 

(E) Não afetam a gestão de políticas públicas financiadas pelo orçamento - Essa alternativa está incorreta. O texto indica que as limitações à execução orçamentária podem afetar a gestão de políticas públicas financiadas pelo orçamento. 

Portanto, a alternativa (C) é a resposta correta. 

 

_________________________________________________________________________________ 

 


00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br