Dicas De Preparação Para Prova Discursiva Em Concursos Jurídicos
Saiba como deve ser a preparação para prova discursiva em concursos jurídicos: respostas claras e coesas, prática regular e gerenciamento do tempo.
Enfrentar as etapas de um concurso jurídico pode parecer desafiador, mas a preparação para prova discursiva permite desenvolver respostas claras e bem fundamentadas.
Continue a leitura para conhecer dicas e metodologias para escrever de maneira mais coesa e rica em informações, tudo dentro do tempo estipulado para a realização da prova. Você vai conferir:
preparação para prova discursiva: domine a arte da escrita jurídica;
conheça estratégias de revisão e feedback e invista na preparação para prova discursiva;
preparação para prova discursiva: aprenda a gerenciar seu tempo.
Preparação para prova discursiva: domine a arte da escrita jurídica
A preparação para prova discursiva em concursos jurídicos exige mais do que apenas o conhecimento do conteúdo: também é preciso saber organizar as ideias de forma clara e objetiva. Muitas vezes, a preocupação comum envolve o volume que precisa ser estudado.
No entanto, também é preciso considerar a maneira como as informações são estruturadas, sendo esse um aspecto que pode fazer a diferença ao responder as questões. Por isso, para se destacar e ter boas notas, é importante entender que a qualidade da escrita é tão importante quanto o domínio sobre o tema.
Entenda como fazer isso:
Estruturação lógica do conteúdo
Uma boa prova discursiva precisa ter uma estrutura lógica, o que significa que suas ideias devem se conectar de forma fluida, sem desvios ou informações soltas. A melhor forma de fazer isso é seguir o formato de introdução, desenvolvimento e conclusão:
introdução: apresente o tema;
desenvolvimento: explique seus pontos de vista com argumentos e exemplos;
conclusão: reafirme sua posição e mostre que seu raciocínio foi bem fundamentado.
Clareza e precisão na argumentação
Além de ser bem organizado, o texto não deve conter frases confusas ou argumentos vagos. Assim, para garantir que sua argumentação seja convincente, utilize uma linguagem simples, mas precisa.
Evite jargões e frases excessivamente longas, além de utilizar conectivos como "por outro lado" e "além disso", para ligar os pontos e tornar a leitura mais fluida. Lembre-se de que quanto mais direto e objetivo for o seu texto, mais fácil será para o avaliador entender sua visão sobre o tema.
Conheça estratégias de revisão e feedback e invista na preparação para prova discursiva
Uma estratégia eficiente para passar em provas discursivas também envolve a revisão e o recebimento de feedbacks construtivos. Esses elementos são importantes para garantir que sua argumentação esteja clara, coesa e bem estruturada.
Para obter o melhor desempenho, incorpore as práticas a seguir no seu planejamento de estudos e na sua preparação para prova discursiva:
Prática regular com feedback construtivo
A prática constante da escrita é indispensável na preparação para prova discursiva mas, quando aliada ao recebimento de feedbacks construtivos, ela se torna ainda mais eficaz.
Ao escrever suas respostas, é importante contar com a análise de alguém que possa apontar pontos de melhoria. No Ceisc você conta com a ajuda de professores, mas é possível pedir esse auxílio a colegas e familiares que entendam do assunto.
O feedback ajuda você a identificar erros comuns como falta de coesão, argumentos fracos ou uso inadequado de conectivos. A cada nova revisão, você perceberá uma evolução na clareza e na precisão da sua escrita, além de melhorar sua capacidade de argumentação.
Esse processo de aprimoramento contínuo é fundamental para corrigir falhas e reforçar os pontos fortes da sua escrita.
Análise de provas anteriores
Essa é uma excelente dica para concurseiros: ao analisar os enunciados e as respostas modeladas, é possível ter uma ideia do que é esperado, das estratégias de argumentação que funcionam e do estilo de escrita que o avaliador valoriza.
Além disso, essa prática permite que você se familiarize com os temas recorrentes e se prepare adequadamente para os assuntos que serão abordados.
Preparação para prova discursiva: aprenda a gerenciar seu tempo
Saiba que equilibrar a qualidade das suas respostas com a eficiência na execução é importante para garantir que você consiga entregar um texto bem estruturado e dentro do limite de tempo. Confira algumas dicas de como conseguir isso.
Planeje antes de escrever
Tire um tempo para conhecer a duração da prova e o número de questões a serem respondidas. Esse cuidado ajudará a tempo de maneira adequada para cada questão. Você pode dedicar entre cinco e dez minutos para planejar cada resposta.
Nesse momento, anote os principais pontos que gostaria de abordar e a estrutura que pretende seguir. Dessa forma, você não se perde durante a escrita e faz com que o texto tenha um raciocínio mais coeso.
De preferência, faça rascunhos
É comum querer produzir uma resposta impecável, mas a pressão do tempo pode gerar certa ansiedade. Por isso, comece escrevendo suas ideias principais de forma simples e, depois, caso tenha tempo, volte para fazer ajustes.
Utilizar esse método fará com que você não dedique muito tempo a uma questão específica tentando achar a palavra perfeita ou a frase ideal.
Simule o tempo de duração da prova
Quanto mais você se expõe a situações de tempo limitado, mais você aprende a se organizar e a gerenciar a pressão dos exames. Simule provas discursivas em casa, cronometre seu tempo e revise seus textos para verificar onde você poderia ter sido mais eficiente.
Lembre-se que a prática e a gestão do tempo são pontos-chave para obter um bom resultado.
Leia também: Estudo Para Concurso — Os Benefícios Da Educação À Distância
Quer conhecer mais dicas para melhorar seu desempenho? Saiba como se preparar para a prova discursiva em concurso com técnicas de escrita que fazem a diferença .Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br