Edital da PC-AL completa um mês de suspensão de atividades
Medida visa readequar vagas para negros, indígenas e quilombolas, segue sem definição de novo edital.
Ainda sem previsão de retorno das atividades, a última segunda-feira (13), marcou um mês de suspensão do edital para o concurso para Polícia Civil do Estado de Alagoas, que oferta vagas para o cargo de delegado. A determinação pela interrupção do edital, incialmente visava readequar o certame junto a Lei Estadual nº 8733, de 27 de julho de 2022, que determina reserva das vagas para candidatos negros, indígenas e quilombolas nos certames estaduais.
Responsável pela execução do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, o Cebraspe, informou que o edital com as novas regras e o cronograma atualizado será publicado em breve.
Medida visa readequar vagas para negros, indígenas e quilombolas
De acordo com o Cebraspe, o novo edital deve ser publicado em breve e destinará 20% das vagas para a inclusão de pessoas negras, indígenas e quilombolas. O novo documento, que será registrado no Diário Oficial de Alagoas, com o cronograma atualizado segue sem previsão para uma nova edição.
Confira o comunicado do Cebraspe de fevereiro:
Sobre o concurso da PC-AL:
Publicado no último dia 18 de janeiro, o edital que confirmou a reabertura das inscrições do concurso para delegado de Polícia Civil do estado, o documento ampliou o número das vagas para o certame. Conforme a publicação, serão 100 novas vagas, com 50 delas para início imediato e as demais para formação de cadastro reserva. Os requisitos para aqueles que desejam concorrer as vagas é a conclusão do nível superior em Direito. Os aprovados no certame terão ganhos iniciais de R$20.665,50, para uma jornada de 40 horas.
Ainda de acordo com o edital, que será novamente publicado, as provas serão realizadas no dia 23 de abril, com as avaliações objetivas no período da manhã e a discursiva no período da tarde.
Sobre as provas:
Marcadas inicialmente para o dia 23 de abril, e que deverá sofrer alterações com o novo edital ainda sem data para ser publicado, as avaliações terão a duração de seis horas e meia no total. As provas, segundo o edital ainda vigente, e que será republicado, devem ocorrer na cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas, e terá as seguintes questões:
Conhecimentos Gerais (30)
- Língua Portuguesa
- Informática
Conhecimentos Específicos (90)
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Legislação Complementar
- Medicina Legal
A prova discursiva já definida pela banca, contará com questões que poderão abordar disciplinas do Direito Penal, Processual Penal e Constitucional. Segundo a banca para o candidato ser considerado aprovado na avaliação objetiva e ter sua prova discursiva corrigida, o ele deverá obter nota igual ou superior a seis (6,0) em Conhecimentos Gerais, 27 na parte Específica e 36 no total, além de se classificar entre os 190 primeiros, na ampla concorrência.
Resumindo:
Polícia Civil do Estado de Alagoas (PC-AL)
Cargo: Delegado
Vagas: 100 (50 imediatas + 50 CR)
Requisito: nível superior
Salário: R$20.665,50
Inscrições: A definir
Provas: A definir
Banca: Cebraspe - EDITAL SUSPENSO
Após o término dessas etapas, os candidatos serão convocados para os outros exames, em datas e horários a serem publicados pelo Cebraspe. Por fim, a seleção será válida por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
Sua preparação começa agora!
O Ceisc oferece uma vasta gama de cursos que vão te ajudar a conquistar a sua tão sonhada nomeação. Acesse agora o nosso site e confira as condições especiais que estamos oferecendo!
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br