Edital Exame 45: já escolheu a disciplina de 2ª Fase
Ao se inscrever, é preciso sinalizar de imediato qual a sua disciplina de segunda fase. Caso ainda tenha dúvidas, faça mais de uma inscrição e no dia do pagamento pague a que tiver certeza.
Na próxima segunda-feira, encerra-se o prazo de inscrição no 45º Exame de Ordem. Ao se inscrever, o oabeiro, obrigatoriamente, precisa assinalar qual a disciplina que irá fazer na prova subjetiva, a 2ª Fase do certame. Este, em alguns casos, costuma ser um momento onde o candidato tem dúvidas quanto a sua opção. Muitos vão levar em conta a sua aptidão pelo tema, outros o grau de dificuldade, ou ainda o índice de aprovação. São muitas variantes que interferem nesta escolha.
Já escolheu a disciplina de 2ª Fase?
Como bem sabemos, são 07 opções: Trabalho, Empresarial, Constitucional, Penal, Civil, Tributário e Administrativo. Está em dúvida? Confira abaixo algumas dicas de nossas mentoras do Ceisc OAB.
1. Utilize o critério da afinidade
No decorrer da sua trajetória acadêmica você deve ter tido aquelas disciplinas que o conteúdo simplesmente fluía, que você tinha um bom desempenho nas provas e gostava de estudar. De mesmo modo, com certeza você teve matérias que não foram tão prazerosas assim, que você teve mais dificuldade e não teve uma boa experiência. Por isso, alguns questionamentos podem auxiliar:
Em quais matérias você foi melhor durante a faculdade?
Qual disciplina você compreende com mais facilidade?
Qual disciplina você consegue ter um bom desempenho?
2. Evite escolher só pelo que “os outros dizem”
Evite decidir com base no que os colegas estão escolhendo ou em mitos como “essa matéria é mais fácil” ou “essa não reprova ninguém”. Cada pessoa tem facilidades e desafios diferentes. A sua escolha deve fazer sentido para você. Imagine que você optou por uma disciplina que não gosta e não tem um bom desempenho, mas que ouviu dizer que é mais fácil: seu estudo não vai fluir, você vai acabar se frustrando e, aquilo que parecia ser facilitador, vai se tornar um desafio.
3. Leve em consideração as suas experiências anteriores
Você realizou algum estágio durante a graduação? Trabalhou em algum lugar onde teve contato com a prática de alguma disciplina?
Você não precisa ter experiência, mas ela pode te ajudar! Afinal, na 2ª Fase, você irá desenvolver uma peça prático-profissional e responder quatro questões dissertativas. Ter tido contato com peças e com a prática do direito pode te ajudar a tomar essa decisão.
4. Visualize o seu futuro profissional
Você pretende advogar? Fazer concurso? Seguir carreira acadêmica? A 2ª fase pode ser um ótimo momento para começar a se aprofundar em uma área estratégica. Se você já tem uma direção profissional, alinhar a 2ª fase com esse plano pode te dar vantagem lá na frente.
Assim, você aproveita o seu estudo e se prepara para a construção da sua carreira profissional.
Em resumo:
A 2ª fase é técnica, prática e exige dedicação. Escolher uma área com a qual você tenha real afinidade e que esteja alinhada com seus objetivos pode tornar o processo mais leve — e aumentar suas chances de aprovação.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br