Exame Nacional da Magistratura registra mais de 41 mil inscritos!
Avaliação que será requisito para ingresso na carreira de magistrado, aplica provas nos meses de abril e outubro.
O sonho da carreira de magistrado mobilizando milhares de bacharéis em direito do Brasil. É o que apontou a parcial de inscritos na primeira edição do Exame Nacional da Magistratura (ENAM), divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na última sexta-feira (22), que atingiu a marca de 41 mil inscritos no exame que aplica sua prova no mês de abril.
CONFIRA AQUI A PARCIAL DE INSCRITOS NO ENAM
Sobre o ENAM
De acordo com o edital, o concurso terá o prazo de validade e certificação de habilitação válido por dois anos podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, contado da data da emissão da certificação de habilitação pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam). Vale lembrar que o concurso não conta com um quantitativo de vagas, tendo caráter de habilitação para concorrer as vagas referentes a carreira na magistratura.
Assim, a aprovação no exame será requisito para concursos promovidos por Tribunais Regionais Federais (TRF’s) e do Trabalho Regionais do Trabalho (TRT’s), além dos tribunais militares (TJM), dos estados e do Distrito Federal e dos territórios.
Provas nos meses de abril e outubro
Outro dado importante que consta no termo de referência, versa sobre a definição das datas em que o exame será aplicado em 2024. As provas objetivas do 1º Exame serão aplicadas no dia 14 de abril de 2024. Já as do 2º Exame, aplicadas em 20 de outubro deste ano, com horário a ser definido após a publicação do edital.
Segundo o termo, a prova será constituída de até 80 questões, respeitando a proporcionalidade de número de questões por ramos do conhecimento. O número de questões será definido e aprovado pela Comissão Acadêmica e divulgado junto com o edital.
CNJ anunciou redução da nota de corte para deficientes no ENAM
Informação importante para os candidatos que irão prestar o Exame Nacional da Magistratura (Enam). Tudo porque em decisão unânime, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou no último dia 20 de fevereiro, o Ato Normativo que propõe a redução da nota de corte de 7 para 5 para pessoas com deficiência (PcD) no Enam.
Com isso, a proposta aprovada altera a Resolução 75/2009, do CNJ, e prevê o estabelecimento de novas regras quanto à avaliação de pessoas com deficiência no ENAM, na mesma linha fixada aos candidatos autodeclarados negros e indígenas. O exame, que será realizado em 14 de abril deverá ser uma espécie de filtro nacional para o ingresso de juízes na carreira. O edital foi lançado no início de fevereiro e a partir dessa alteração também terá redução de notas de corte para pessoas negras e indígenas como ação afirmativa.
Com relação a pessoas com deficiência, o edital não prevê diferenciação, apenas tempo maior para a realização das provas. As inscrições para o Enam começaram dia 7 de fevereiro, registrou nas primeiras 48 horas, mais de 12 mil inscritos na prova, segundo o CNJ. A expectativa do órgão é que o exame chegue aos 50 mil inscritos.
Foco na sua nomeação em 2024!
Com uma série de concursos previstos para o ano que que está recém começando, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação em 2024!
Cursos relacionados
Concursos
Carreiras Tribunais | Analista Judiciário | 2024
Cód.: 1259
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br