Faça com que o medo tenha medo de você!
Não deixe o medo te dominar! Aprenda como enfrentá-lo e saiba como ele pode até mesmo te ajudar nos estudos.
O medo poderá ser protetivo na medida em que nos torna mais cautelosos e conscientes de nossas fragilidades e riscos que podem ser nocivos para à nossa vida. No entanto, o medo, quando em excesso, poderá́ ser paralisante, nos impedindo de arriscar. Quando o medo de errar e o medo da rejeição tomam lugar e forma, o aluno tende a se ver paralisado ao não conseguir assumir o seu próprio desejo pelo medo de frustrar.
O medo poderá impedir o aluno de exercer a sua individualidade e sua autenticidade no mundo. Por isso, vencer o medo paralisante envolve se permitir. Se permitir a arriscar, frustrar, decepcionar e entender que isso faz parte do nosso crescimento interno. Reconhecer as dualidades do medo e usá-lo ao nosso favor é fundamental.
Estratégias para você lidar com o medo antes da prova:
Pensamos em 5 estratégias para que o medo não paralise você e para que você não desista daquilo que te impulsiona a viver:
Descubra a origem do seu medo
Pense se o seu medo relacionado a prova é um medo que te impede de testar os seus conhecimentos. Temos uma tendência enquanto seres humanos de hiper dimensionar o medo quando ele aparece, sofrendo por antecipação. Por isso, é muito importante de entender os fatores que estão desencadeando este medo, buscando alternativas de como agir frente a esse momento.
A reprovação na prova não define você
Neste momento, é muito importante lembrar que a reprovação na prova não define quem somos e nem a nossa capacidade intelectual e potencial. Na maioria dos casos, tal reprovação não acontece por falta de conhecimento, mas por nervosismo, ansiedade e insegurança. Os erros e as frustrações são fundamentais para o nosso crescimento. Portanto, procure compreender o que pode estar possibilitando essa reprovação para evitar que isso volte a interferir.
Essa não é a primeira e nem a última avaliação da sua vida
Você percebe que essa é mais uma etapa que você está prestes a vivenciar? Você já passou por tantas avaliações ao decorrer da sua trajetória educacional e profissional, mas talvez agora não esteja se recordando. Por isso, resgate as lembranças de avaliações anteriores que você já enfrentou e lembre-se de que essa representa mais uma transição importante da sua vida. As avaliações sempre existiram e irão e não deixarão de existir. Neste sentido, o melhor caminho é fazer as pazes com elas.
Aprenda a identificar o que tranquiliza você
Uma das estratégias para evitar o medo antes da prova é buscar por alternativas que proporcionem a você uma sensação de bem-estar. Quanto mais você gerar tensão a sua mente e ao seu corpo, maior será o seu medo, tornando-se um medo paralisante, o impedindo de conseguir realizar a prova.
Entenda que as dificuldades fazem parte do percurso
Nós descobrimos a nossa força quando enfrentamos as adversidades da vida. Esses momentos servem para entendermos que os percalços são necessários para evoluirmos e crescermos não só profissionalmente, mas enquanto seres humanos, reconhecendo o fracasso como um aprendizado e não como uma definição sobre quem você é.
Busque se fortalecer e se encorajar
Acreditar em você e na sua capacidade é primordial para obter a aprovação desejada. Alimente perspectivas e tenha cuidado com os pensamentos auto sabotadores, tais como “eu não vou passar na prova, eu não vou conseguir”. Você deve se orgulhar das batalhas internas que vem vencendo e enfrentando. Por isso, valide o quanto você vem se esforçando, se dedicando e se preparando para esse momento, independente do resultado final. Lembre-se do caminho que você já percorreu e que te fizeram chegar até aqui.
Que a sua coragem seja maior do que o seu medo.
Se o medo não for embora, vai com ele mesmo. Ele ficará pequeno diante da sua vontade de tentar!
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br