Faltando um mês para prova, Governo Federal anuncia os horários do CNU!
Concurso Nacional Unificado aplica suas provas no próximo dia 5 de maio.
Daqui a exatos 30 dias, milhares de candidatos estarão prestando o Concurso Nacional Unificado (CNU). Com a oferta de 6,4 mil vagas, o concurso é o maior processo seletivo para o serviço público da história do país.Nisso, para garantir o bom andamento do certame, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Cesgranrio, divulgou nesta sexta-feira (5) os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como de início e duração das provas.
Dessa forma, o MGI e a banca pede para que os candidatos fiquem atentos aos horários para evitar atrasos e imprevistos. O CNU será aplicado simultaneamente em 228 cidades do país.
Na parte da manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). Nesse turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - e uma redação.
No período da tarde, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). No período vespertino, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas - de múltipla escolha - de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas - de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.
CNU já é o maior concurso público da história
Com 2,1 milhões de inscritos, o Concurso Nacional Unificado já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos. O Distrito Federal é a Unidade da Federação com maior número de inscritos no CPNU - 220 mil candidatos, superando cidades mais populosas como Rio de Janeiro e São Paulo.
MGI enviou ofício a gestores públicos sobre a data de aplicação da prova
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofícios aos governadores e prefeitos das cidades onde serão aplicadas as provas. O documento solicita cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame.
A correspondência, assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, destaca a importância de evitar a realização de grandes eventos nas cidades onde o Concurso Nacional Unificado (CNU) será realizado em 5 de maio, a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.
O certame será realizado simultaneamente em 228 cidades do país, incluindo capitais e municípios de diversas regiões. Além disso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso, em parceria com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, está em contato com as autoridades estaduais e municipais para tratar de questões logísticas e de segurança.
Cronograma para o Concurso Nacional Unificado:
Publicação do Edital: 10/1/2024
Inscrições:ENCERRADAS
Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024
Aplicação das Provas: 05/05/2024
Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
Divulgação Final dos Resultados: 30/07/2024
Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 05/08/2024
Cursos relacionados
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | CG + Bloco 08
Cód.: 1099
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | Bloco 07
Cód.: 1190
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | Bloco 04
Cód.: 1191
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br