FAURGS divulga o gabarito preliminar de concurso para UFRGS
Gabarito foi divulgado no inicio da tarde desta segunda-feira (13).
Publicado no início da tarde desta segunda-feira (13) no site da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a FAURGS, que é a banca organizadora do concurso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o gabarito preliminar da prova objetiva para os cargos de Técnico Administrativo em Educação e outras especialidades. As provas foram aplicadas no último domingo (12).
Confira o caderno de provas:
Confira o gabarito preliminar da prova objetiva:
Sobre os Recursos:
QUESTÃO 01
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 02
A banca publicou gabarito preliminar com a resposta certa, na questão 2, para a alternativa E, no entanto, não é possível considerar que a afirmação II está correta. Explico: os pensamentos do narrador também são relatados, explorando-se outros tempos verbais que não apenas o pretérito imperfeito do indicativo, como o pretérito perfeito, indicado em “senti”( linha 1), fiquei (linha 9), fui (linha 20). Da forma como está indicada a redação do item II, dá-se a entender que a reprodução do pensamento do autor ocorre com uso de verbos em um pretérito específico, o perfeito, o que não se confirma ao analisarem-se todos os verbos do texto que aludem às ideias do narrador. Lofo, apenas as afirmações I e III estão corretas, no entanto, não há alternativa para marcar isso na questão, razão pela qual se solicita a anulação da questão.
QUESTÃO 03
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 04
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 05
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 06
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 07
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 08
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 09
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 10
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 11
Embora a palavra Subnacionais tenha prefixo (sub-), não se encaixa no conceito de derivação prefixal, pois ela tem também sufixo (sub + nação + al). Por isso, não há resposta correta que indique uma palavra que seja formada apenas por prefixo e raiz, como prevê o conceito de derivação prefixal.
QUESTÃO 12
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 13
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 14
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 15
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 16
A afirmativa I foi considerada errada pela banca: “I - Na comunicação não violenta, devemos nos abster de avaliar. Evitaremos, assim, a frustração dos colegas.”
Considerando o contexto exigido no cabeçalho da questão (“possíveis resultados de misturarmos observação e avaliação”), a afirmativa permite interpretação que condiz com o primeiro componente da Comunicação Não Violenta: observar sem avaliar.
Rosenberg afirma que, “quando combinamos observações com avaliações, os outros tendem a receber isso como crítica e a resistir ao que dizemos”. Logo, ao nos abstermos de avaliar, evitaremos a frustração do interlocutor quanto essa crítica.
QUESTÃO 17
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 18
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 19
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 20
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 21
O gabarito preliminar (alternativa D) define a seguinte ordem: 1 – 3 – 4 – 2. Entretanto, considerando os pilares de excelência gerencial, a alternativa D está errada. A ordem correta é 3 – 1 – 4 – 2.
Coluna 1:
(1) Aprendizado organizacional
(2) Controle social
(3) Liderança e Constância de Propósitos
(4) Visão de Futuro
Coluna 2:
( ) Motivar as pessoas e procurar delas obter o máximo de participação e cooperação.
Este é o conceito de Liderança e constância de propósitos (3) - “A liderança é o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados organizacionais e deve atuar de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e a proteção do interesse público.”
( ) Gerenciar procurando novos níveis de conhecimento e transformação, entendendo que o compartilhamento do conhecimento, de si e de sua gestão, faz com que possa proporcionar um aumento no desempenho.
Conceito de Aprendizado organizacional (1) – “Busca contínua e alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências.”
( ) Desenvolver as atividades de forma estratégica tendo como referência o estado de futuro.
Conceito de Visão de futuro (4) – “Está diretamente relacionada à capacidade de estabelecer um estado futuro desejado que garanta coerência ao processo decisório e que permita à organização antecipar- se às necessidades e expectativas dos cidadãos e da sociedade.”
( ) Gerenciar com a colaboração das partes interessadas lembrando sempre que deverá ocorrer no período de elaboração de planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades.
Conceito de Controle social (2) – “Atuação que se define pela participação das partes interessadas no planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades da Administração Pública e na execução das políticas e dos programas públicos.”
A ordem correta da segunda coluna é 3 – 1 – 4 – 2. Verifica-se que nenhuma das alternativas da questão possui essa ordem, logo, propõe-se sua anulação.
Referência: Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Programa GESPÚBLICA, Modelo de Excelência em Gestão Pública, Brasília; MP, SEGEP, 2014.
QUESTÃO 22
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 23
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 24
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 25
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 26
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 27
A questão traz 4 afirmativas acerca da Lei nº 8.112/1990, Estatuto dos Servidores Federais. O gabarito indicado pela banca é a alternativa C, indicando como corretas as afirmações I e IV apenas.
Porém, a afirmação III também está correta, eis que de acordo com o art. 51 da referida lei, senão vejamos:
"Art. 51. Constituem indenizações ao servidor: I - ajuda de custo; II - diárias; III – transporte; IV - auxílio-moradia"
A afirmação aponta a seguinte frase: "Constituem indenizações ao servidor, entre outras, as diárias e o auxílio moradia."
Pelo art. 51 acima referido são 4 as indenizações, estando entre elas as diárias e o auxílio moradia, não havendo, portanto, qualquer erro nela.
Estão corretas, portanto, as afirmações I, III e IV.
Desta forma, requer a anulação da questão, eis que inexiste alternativa que comporte essas três afirmações como corretas.
QUESTÃO 28
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 29
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 30
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 31
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 32
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 33
A questão traz dois possíveis gabaritos: as alternativas A e D.
Inegavelmente o parágrafo 2 está em itálico.
Contudo, os parágrafos 1 e 3 podem estar justificados, mas a imagem prejudica a avaliação.
Em relação ao parágrafo 1, o texto está alinhado tanto à esquerda quanto à direita.
Fazendo uma análise muito detalhada, pode-se dizer que a palavra "ser" da primeira linha está levemente antes da palavra "e" da segunda linha. Contudo, essa é uma diferença bem sutil, de difícil percepção utilizando apenas a imagem da questão.
Sendo assim, solicita-se a anulação da questão.
QUESTÃO 34
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 35
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 36
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 37
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 38
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 39
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 40
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 41
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 42
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 43
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 44
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 45
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 46
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 47
A banca assinalou como correta a alternativa C) Todas as decisões exigem que as informações sejam avaliadas e interpretadas.
No livro de Robbins (2020), a frase correspondente à alternativa C é complementada com a seguinte explicação: “Os dados costumam vir de diversas fontes e precisam ser selecionados, processados e interpretados [...] Devem ser elaboradas alternativas, com análise dos pontos fortes e fracos de cada uma delas.”. Isso deixa claro que a frase é baseada no modelo racional de tomada de decisão, que contém um passo a passo sistematizado.
O próprio Robbins, posteriormente no livro, cita a existência de outros modelos de decisão, além do racional, como as decisões Intuitivas: “A tomada de decisão intuitiva é um processo cognitivo inconsciente apoiado nas experiências vividas. Suas principais características são: ela ocorre fora do pensamento consciente; apoia-se em associações holísticas ou conexões difusas entre informações divergentes; é rápida e tem um grande componente afetivo, o que significa que geralmente envolve emoções.”
Fica claro, portanto, que a alternativa C não é uma premissa verdadeira para “todas as decisões”, logo não pode ser considerada correta.
Caso seja considerada correta, é necessário levar em conta também a alternativa E, que também contém uma frase exata copiada de Robbins, também no contexto do modelo racional de tomada de decisão, mas que foi considerada errada no gabarito. Ora, se ambas as alternativas são frases do livro e estão no mesmo contexto, não se pode aceitar uma como verdadeira e outra como falsa. Se C é considerada uma premissa verdadeira, E obrigatoriamente deve ser. Se E é considerada errada, C também deve ser.
Logo, ou há duas alternativas corretas (C e E), ou não há alternativa correta. Sugere-se, portanto, a anulação da questão.
QUESTÃO 48
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 49
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 50
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 51
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 52
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 53
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 54
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 55
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 56
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 57
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 58
Justificativa da professora Franciele Kühl
Cumpre o pedido de anulação da questão de número 58 em razão do enunciado comandar ao candidato que assinale a afirmativa CORRETA, quando trouxe no gabarito preliminar uma alternativa incorreta.
Vejamos: A afirmação que se faz na letra A (considerada correta pelo gabarito) está errada porque a duração do contrato que vise serviços e fornecimentos contínuos não é de três anos como refere, mas sim de 5 anos, segundo o que dispõe o artigo 106, da Lei 14.133/21.
Já as letras B, C e D estão corretas, embora incompletas, o que levou a entender, preliminarmente, que a banca traria no gabarito a letra E como correta, já que é uma cópia literal do artigo 114, da Lei 14.133/21, as demais alternativas são fundamentadas nos artigos 109, 110, I e II da respectiva lei.
Como o enunciado faz confusão ao pedir a alternativa correta, sendo que há mais de uma alternativa correta, e, compreendendo agora, que a banca na verdade queria a alternativa errada, mas equivocou-se ao redigir o comando da questão, não resta outra opção senão a anulação da questão em face dos princípios da isonomia e segurança jurídica.
QUESTÃO 59
Não há possibilidade de recursos
QUESTÃO 60
Não há possibilidade de recursos
Após a publicação do gabarito preliminar, os professores do Ceisc concluíram a análise das questões da prova que são passíveis de interposição de recursos. Vale lembrar que o período para recursos acontece entre os dias 14 e 15 de fevereiro, exclusivamente no site da FAURGS.
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