Fundação Cesgranrio é a banca escolhida para Concurso Nacional Unificado!
Empresa contratada será responsável pela organização do Concurso Nacional Unificado, previsto para o próximo ano.
Enfim, a espera pela banca acabou! Após dias de expectativa, a manhã desta sexta-feira (24) foi de confirmação importante para quem já mira o Concurso Nacional Unificado. Tudo porque o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciou nesta sexta-feira (24) em seu portal oficial a escolha pela a Fundação Cesgranrio como banca responsável pelo CNU!
De acordo com o MGI, a opção foi definida ainda no inicio desta semana, mas por conta de trâmites jurídicos houve uma espera para realização do anúncio oficial. Estima-se que até o próximo dia 30 de novembro o contrato entre as partes seja assinado e assim publicado na edição do Diário Oficial da União.
Vale lembrar também, que a partir de agora a Fundação Cesgranrio ficará responsável pela elaboração e publicação do edital do Concurso Nacional Unificado que, de acordo com o cronograma do governo federal já divulgado, será lançado até o dia 20 de dezembro de 2023.
Escolha da banca foi definida após estudo técnico
Segundo o MGI, a definição da banca partiu de um Estudo Técnico Preliminar (ETR), que estabeleceu-se os requisitos necessários para as empresas que desejassem aplicar a prova do Concurso Nacional. O documento foi remetido a 12 instituições que já fizeram seleções de concurso público para qualquer uma das três esferas de governo.
Dessas 12, cinco apresentaram propostas para aplicação da prova e, desse conjunto, três atendiam a todas as condições previstas pela Equipe de Planejamento da Contratação. “Como as três empresas tinham as qualificações necessárias, decidimos pelo critério da economicidade, ou seja, por aquela que cobrou o menor valor pelo serviço”, explicou a diretora do MGI.
O estudo técnico preliminar foi a base do Termo de Referência (TR) do concurso. O TR trouxe alguns aperfeiçoamentos em relação ao documento anterior, que era ainda preparatório, por observação das próprias empresas. Por isso, a recomendação dos órgãos de controle foi a submissão do TR novamente às três bancas que estavam na disputa. As bancas analisaram o termo, ajustaram suas propostas e as apresentaram novamente ao MGI. A pasta selecionou a Fundação Cesgranrio, que ofereceu a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, com o valor mais baixo.
A seleção da empresa ocorreu no começo da semana, seguindo o cronograma divulgado inicialmente, mas o Ministério da Gestão optou por aguardar o parecer jurídico final da Advocacia Geral da União para dar início ao contrato e fazer a divulgação.
Três empresas estavam na disputa para comandar o concurso
Anunciado no último dia 13 de novembro, três bancas estiveram na disputa pelo CNU até o inicio desta semana. Assim, de acordo com o MGI, as empresas que permanecem na disputa, foram classificadas após uma rodada de análise das propostas enviadas por cinco bancas interessadas, com duas sendo eliminadas do processo.
Sendo assim, disputaram a fase final de definição as seguintes empresas:
- Cebraspe
- Fundação Getulio Vargas (FGV)
- Fundação Cesgranrio
Provas em fevereiro de 2024!
A prova tem data provável do dia 25 de fevereiro de 2024 – dividido em dois momentos na mesma data: 1º) Provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; e 2º) Provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.
Segundo o MGI, este projeto é inovador e ousado, que tem como objetivo estabelecer um critério de justiça de acesso às vagas públicas, afirmou o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr. Segundo o secretário, estudos especializados indicam que esse formato unificado de provas, em detrimento daqueles que pretendem aferir conhecimentos, desde saída, muito especializados, tem sido capaz de selecionar melhor os futuros servidores e servidoras públicas, trazendo para o seio do Estado pessoas em geral íntegras e comprometidas com a esfera pública e as realizações da administração.
O certame será organizado a partir de uma Coordenação Geral composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (IPEA), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Advocacia Geral da União (AGU). Este arranjo prevê também a participação ativa das comissões setoriais de cada um dos órgãos envolvidos, cujos representantes formariam o Comitê Consultivo/Deliberativo.
Aproveite as melhores condições na Black Friday do Ceisc!
Os cursos preparatórios para concursos do Ceisc são a chance de garantir a melhor preparação com metodologia de ensino comprovada, orientação de mentores especializados e direcionamento completo para estudar em casa, no seu ritmo. Você terá acesso a:
- aulas;
- revisões;
- cronogramas;
- resolução de questões;
- materiais de apoio.
Durante a Black do Ceisc, você poderá adquirí-los com até R$ 600 OFF e R$ 100 de bônus na compra de um segundo curso.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br