Governador do Paraná sanciona lei que amplia o efetivo da Polícia Militar
Nova lei sancionada na última terça-feira (9), prevê um novo concurso para PM-PR.
Mais um concurso para as forças de segurança pode estar ganhando forma. Tudo porque o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, sancionou na última terça-feira (9) a lei estadual nº 21.925/2024, que aumenta em 273 cargos o efetivo total da Polícia Militar (PM-PR), fixando o efetivo total em 23.469 profissionais.
A alteração abrange os cargos de coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente, sargento, cabo e soldado. A legislação prevê que a ativação das vagas será formalizada por decreto, de acordo com os critérios de oportunidade e conveniência e observando a disponibilidade orçamentária e financeira.
Lei sancionada prevê novo concurso para PM-PR
Os profissionais ainda serão contratados via concurso público da PMPR. Em 2023, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a realização de um novo concurso para o preenchimento de vagas na corporação, cujo edital está em fase de construção. No ano passado, 2.485 policiais militares foram convocados para ingressar na PMPR, oriundos do concurso de 2021.
Com a aprovação da medida, o Governo do Estado avança no projeto para implantação do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sarandi, na região Noroeste do Paraná, com uma redistribuição da área sob gestão do 4º BPM de Maringá.
Último certame para PM-PR aconteceu em 2020
Em edital publicado em 2020, o último certame para PM-PR foi organizado pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR). Na época, foram ofertadas 2 mil vagas para Soldado Policial Militar e 400 vagas para Soldado Bombeiro Militar.
Já conhece nossos cursos?
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br