0.00
Concursos

Governo Federal anuncia mais 508 vagas em concursos públicos

Portarias que autorizam a realização de dois novos certames federais, foram publicadas no Diário Oficial da União nesta terça-feira (2).

Última atualização em 19/02/2024
Compartilhar:

A semana começou com novidades para os concurseiros em busca de vagas em órgãos federais. Tudo porque o Governo Federal autorizou nesta terça-feira (2), a realização de mais dois concursos públicos. Desta vez, o foco será o preenchimento de cargos em estruturas que tratam da questão ambiental, das mudanças climáticas e da atenção aos povos indígenas.

Primeiro, a Portaria nº 1.368 prevê a seleção de 98 profissionais no Ministério do Meio Ambiente. O futuro certame irá contemplar o cargo de analista ambiental, com requisito de formação de nível superior. O texto da portaria indica que o prazo para a publicação do edital de abertura do concurso é de até seis meses. Na sequência a Portaria nº 1.850 destina 502 vagas à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). São 152 vagas para agentes em indigenismo com nível intermediário e outras 350 vagas para candidatos de nível superior.

Neste quantitativo de 350 vagas, 152 são para indigenistas especialistas, mas também há previsão de contratação de profissionais de áreas como administração, arquitetura, antropologia, arquivologia, assistência social, biblioteconomia, contabilidade, economia, engenharia, estatística, geografia, psicologia, sociologia, educação e comunicação. O prazo determinado para a publicação do edital de abertura do concurso também será de seis meses.

Esta é a segunda leva de anúncios de concursos públicos federais que estão na pauta do Governo Lula. Recentemente o Palácio do Planalto publicou a portaria que autoriza o Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação realizar um novo certame que visa prover 814 vagas em cargos de nível superior, nas funções de analista, tecnologista e pesquisador

Autorização foi assinada e celebrada pela Ministra de Gestão

A autorização para a realização dos concursos foi assinada pela ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que celebrou os novos certames em suas redes sociais. Vale lembrar que a pasta é responsável pelo estudo e autorização de concursos federais a partir das solicitações encaminhadas pelos órgãos da Administração Pública Federal. Para que novas vagas sejam autorizadas, são levadas em conta prioridades de governo, necessidades de pessoal e condições orçamentárias. A realização de novos concursos também é um compromisso assumido publicamente pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu fortalecer o serviço público federal em sua nova gestão.

Concursos que podem ser autorizados ainda em 2023

A partir dos movimentos dos ministérios da Gestão, Meio Ambiente e Previdência Social, existe a expectativa de que alguns órgãos federais devem receber o aval para novos concursos públicos. São eles:

  • Polícia Federal
  • INSS
  • IBGE
  • Ibama
  • Agências Reguladoras

Vale lembrar, que os possíveis certames previstos, precisam receber o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta do governo ainda não informou quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos, mas que após o primeiro pacote de concursos federais, divulgado no último dia 10 de abril, mais outros dois blocos de autorizações devem ser disponibilizados até o final deste ano.

Foco na sua nomeação!

Com uma série de concursos previstos para este ano e a possibilidade de novos concursos para cargos federais, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti