Governo Federal convoca 201 excedentes de concurso Polícia Federal
Convocação de aprovados em concurso de 2021, pode abrir o caminho para novo edital da PF em breve.
Uma boa notícia para os candidatos aprovados no concurso da Polícia Federal, aplicado em 2021. Foi autorizado pelo Governo Federal a nomeação dos últimos excedentes do concurso PF 2021, que serão convocados para o Curso de Formação Profissional (CFP).
- 30 delegados
- 90 agentes
- 81 escrivães
Vale lembrar, que o curso de formação profissional deve ser realizado e concluído dentro do prazo de validade do concurso, que está vigente até o dia 15 de setembro deste ano, sem possibilidade de prorrogação. O que deve acelerar o processo de convocação destes aprovados.
Convocação de excedentes foi sinalizada em fevereiro
Em entrevista ao portal Opera Mundi, no último dia 23 de fevereiro, o Ministro da Justiça, Flavio Dino, mais uma vez sinalizou a intenção do novo governo de convocar os aprovados excedentes do último certame, ocorrido em 2021. Segundo o ministro, a convocação precisa do aval do Ministério de Gestão e Planejamento, no entanto, o Ministério da Justiça já está providenciando a prorrogação da validade do concurso para viabilizar o chamamento dos excedentes. Confira aqui o trecho da entrevista.
Intenção do Governo Federal aponta para realização de novo concurso
Recentemente, em outra entrevista, desta vez para o portal UOL no último dia 8 de fevereiro, sinalizou a possibilidade de um novo certame para a Polícia Federal em breve, quando ele reiterou a intenção do presidente Lula de fazer novas contratações para a corporação por meio de mais um certame.
No entanto, o ministro deixou claro que a posição do Ministério da Justiça é pela prorrogação da validade do concurso existente, realizado em 2021, e que o presidente Lula já enfatizou que deseja fazer novos concursos para a Polícia Federal para renovar a corporação e auxiliar no combate de crimes ambientais
Como foi o concurso foi realizado em 2021?
Realizado em 2021, o último certame para a Polícia Federal foi organizado pelo Cebraspe que foi a banca contratada para comandar os trabalhos. O concurso ofertou 1.500 vagas para as carreiras de Delegado (123 vagas), Agente (893), Escrivão (400) e Papiloscopista (84). A divulgação dos aprovados foi homologada no último dia 16 de setembro, com o prazo de validade do edital sendo valido por seis meses, vencendo em março deste ano. Em caso de prorrogação, o que é um desejo do Ministério da Justiça, o certame ficará vigente até setembro de 2023.
Os candidatos avaliados passaram pelas seguintes fases até a nomeação:
- Prova objetiva
- Prova discursiva
- Exame de aptidão física
- Prova oral (somente para o cargo de delegado)
- Avaliação médica
- Avaliação psicológica
- Avaliação de títulos (somente para o cargo de delegado)
- Prova prática de digitação (somente o cargo de escrivão)
- Investigação social
- Curso de formação
Por fim, vale ressaltar que a abertura do novo certame ainda não está nos planos para este ano, segundo o governo. Com início de gestão ainda recente, a tendência é que o quadro de novos servidores seja agregado pelos candidatos excedentes do último certame.
Comece a sua preparação agora!
O seu sonho é ser servidor da Polícia Federal? Com a possibilidade de um novo certame que tal sair na frente e começar o quanto antes a sua preparação? Venha conhecer a Metodologia Ceisc com o nosso preparatório para o cargo de Agente Administrativo da PF! Acesse o nosso site e confira!
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br