MGI irá fornecer folha para anotação de respostas do Concurso Nacional Unificado!
Decisão encerra polêmica referente a proibição para anotações no gabarito das provas.
A sexta-feira (19) começou com uma informação importante para os candidatos que irão comparecer aos locais de prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU). Tudo porque após um acordo em uma ação civil pública da Defensoria Pública da União, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) decidiu que entregar uma folha para cada candidato inscrito no CNU, que terá sua prova realizada no próximo dia 18 de agosto. O acordo aconteceu durante audiência entre a Defensoria Pública da União e o MGI, na última quinta-feira, dia 18 de julho.
Nesta folha, que poderá ser levada para casa de cada um dos mais de 2 milhões de inscritos poderá anotar as respostas que colocou nas provas. Daqui a um mês, em 18 de agosto, mais de 2,1 milhões de candidatos realizarão as provas do Concurso Público Nacional Unificado, disputando as 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos da Administração Pública Federal, do maior processo seletivo para o serviço público da história do país.
Após essa definição, o próximo movimento será a homologação do acordo, prevista para acontecer nesta sexta-feira, dia 19 de julho. Vale lembrar que a Defensoria Pública da União também conseguiu êxito nesta liberação no concurso público da Caixa Econômica Federal.
CNU reforça os horários do concurso
Os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como de início e duração das provas, permanecem os mesmos estabelecidos anteriormente ao anúncio do adiamento do certame. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). Nesse turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - e uma redação.
No período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas - de múltipla escolha - de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas - de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.
Cronograma previsto para o Concurso Público Nacional Unificado:
• 4 de julho – Publicação de Decreto e retificação do Edital;
• 5 a 7 de julho – Disponibilização de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS solicitarem alteração do polo de provas e para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição;
• 7 de agosto - Disponibilização dos Cartões de Confirmação;
• 18 de agosto – Aplicação das provas;
• 18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
• 20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
• 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
• 10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
• 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
• 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
• Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Sobre o Concurso Nacional Unificado
O objetivo do CNU, idealizado e coordenado pelo Ministério da Gestão, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
A prova do Concurso Nacional Unificado, que após ser adiada por conta das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, será aplicada no próximo dia 18 de agosto em 228 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. Um novo cronograma com a sequência das atividades do CNU deverá ser divulgado nos próximos dias.
Foco na reta final da sua preparação!
Após o anúncio do novo cronograma da prova para o Concurso Nacional Unificado, você sabia que ainda dá tempo de turbinar a sua preparação para aquele que será o ‘Enem’ dos concursos? Conheça os nossos preparatórios completos para os blocos 4, 7 e 8 do Concurso Nacional Unificado e vamos juntos buscar a sua nomeação!
Cursos relacionados
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | Bloco 04
Cód.: 1191
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | Bloco 07
Cód.: 1190
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | CG + Bloco 08
Cód.: 1099
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br