0.00
Concursos

Ministério da Gestão autoriza a nomeação de aprovados do concurso INSS

Aprovados integram lista de cadastro reserva do certame de 2022 e devem suprir déficit de servidores do órgão.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Novidades para os aprovados no concurso INSS 2022. Foi assinada na manhã desta segunda-feira (12) pela Ministra da Gestão, Esther Dweck, a portaria que autoriza a nomeação de mais 1 mil candidatos aprovados no certame do INSS. A autorização, que foi publicada no Diário Oficial da União, foi celebrada nas redes sociais da ministra, já havia sido confirmada pelo Ministro da Previdência, Carlos Lupi na última quarta-feira (7).Veja a portaria na íntegra aqui.

Confira a portaria

Concurso INSS 2022 teve resultado homologado

Com provas realizadas no mês de dezembro, o Concurso INSS 2022 ofertou 1.000 vagas imediatas e 2.273 oportunidades para formação de cadastro reserva. Vale lembrar que o resultado final já foi homologado e os 1.000 aprovados iniciais já foram convocados. O certame tem validade de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. A administração pública, neste período, poderá convocar os candidatos classificados no cadastro de reserva.

Para ministro da Previdência, mais de 3 mil devem ser chamados este ano

Segundo Lupi, a meta do ministério é para que mais de 3 mil pessoas sejam chamadas ao longo de 2023. Para que isso ocorra, depende da aprovação do Governo Lula, em um pedido a ser feito pelo ministro. Após a conclusão do curso de formação para os mil candidatos aprovados nas vagas imediatas, que aconteceu no mês de abril, mais 250 novas convocações devem acontecer. O quantitativo corresponde aos 25% permitidos por lei. Após essa etapa, os demais aprovados só serão chamados, caso o Governo Federal aceite o pedido de Lupi.

Meta de ministério é zerar a fila de pedidos no INSS

Em seu discurso de posse em 3 de janeiro, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, prometeu que pretende zerar a fila de pedidos por benefícios previdenciários que aguardam avaliação no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A autarquia que é será subordinada a esse ministério, atualmente conta com uma longa espera por parte dos brasileiros.

A postura do novo ministro favorece a realização de novos concursos para o INSS. Vale ressaltar que, nos últimos anos, a autarquia sofreu diversos prejuízos como a diminuição do quadro de técnicos do seguro social, o fechamento de agências físicas, a precariedade do serviço de teleatendimento, a migração do atendimento presencial para canais remotos, as limitações técnicas do canal digital, entre outros fatores.

O relatório realizado ainda na época de transição de governo apontou que as medidas adotadas pela União, a partir de 2016, colocam a nova gestão federal diante do desafio de reconstruir a Previdência Social, pois a política adotada nos últimos cinco anos ameaça as conquistas do setor. O ministro Carlos Lupi deve solicitar ao Ministério da Fazenda a autorização para convocar mais 25% dos aprovados no concurso que está em andamento em relação ao número total de vagas, o INSS poderia encaminhar à pasta, ainda neste ano, um pedido para realizar um novo concurso público para técnicos, que apresenta o maior déficit de servidores. Para esse cargo, o INSS concede remuneração de R$5.905,79 e a carga de trabalho é de 40 horas semanais.

INSS tem pedido para novo certame com 7,5 mil vagas

Encaminhado no último dia 31 de maio, um novo pedido de certame para o órgão foi solicitado junto ao Governo Federal. Segundo à nota técnica, o futuro certame viria com o quantitativo de 7.655 vagas, contemplando os cargos de analista e técnico do seguro social.

A nova solicitação de concurso INSS faz parte de uma série de ações em conjunto com o Governo Federal que tem em seu plano de gestão reduzir o atual déficit de servidores e, consequentemente, impactam nas atividades aos contribuintes. Vale lembrar que, para o certame seja realizado é necessária a autorização do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Confira a nota técnica do INSS:

Novo concurso pode ficar para 2024

Com a convocação dos aprovados excedentes do certame de 2022, a expectativa é que um novo concurso para o INSS aconteça apenas em 2024, que de acordo com o a Fenasps a realização de uma nova seleção é fundamental para que haja o fortalecimento da carreira. Além disso, a realização de novos concursos também está na pauta do Governo Federal que tem como meta zerar a fila de espera por exames e benefícios oriundos do INSS até 2026.

Foco na sua nomeação!

Com uma série de concursos previstos para este ano que ainda está no começo, você pode sair na frente na sua preparação. Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Leo Kraether, 2900 

Country - CEP: 96824-400
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

São Paulo

 

Rua Maestro Cardim, 1170, 2º Andar

Liberdade - CEP: 01323-001

icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89

Desenvolvido por

multti