Ministério da Gestão publica portaria que confirma adiamento do CNU
Medida foi anunciada em entrevista coletiva na última sexta-feira (3).
Após a confirmação do adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou em edição extra do Diário Oficial da União do último sábado (4) a portaria que confirma o adiamento das provas do CNU. A medida, foi anunciada em entrevista coletiva ocorrida na última sexta-feira (3), e agora aguarda pela anuncio de uma nova data para aplicação das provas.
Confira a portaria abaixo
Adiamento atendeu a situação do Rio Grande do Sul após semana de chuvas
Após a reivindicação de entidades e autoridades gaúchas, o Governo Federal em conjunto com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou em entrevista coletiva na tarde da última sexta-feira (3), o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU). A medida atende os mais de 80 mil candidatos inscritos no Rio Grande do Sul que seriam prejudicados por conta das chuvas que atingem o estado gaúcho desde o início da semana, onde um decreto de calamidade pública foi publicado pelo Governador do Estado, Eduardo Leite, na última quinta-feira, dia 2 de maio. Confira o pronunciamento na íntegra aqui.
Na coletiva, o termo de acordo que oficializa o adiamento das provas foi assinado pela ministra do MGI, Esther Dweck, o Procurador-Geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa Almeida, o Defensor Público da União, Leonardo Magalhães, além disso, o documento será encaminhado para o Procurador-Geral do Rio Grande do Sul, Eduardo Cunha da Costa, que atuou em conjunto para viabilizar o adiamento do CNU.
Sobre o Concurso Nacional Unificado
O objetivo do CNU, idealizado e coordenado pelo Ministério da Gestão, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
A prova do Concurso Nacional com o pronunciamento desta sexta-feira (3), aguarda uma nova data e será aplicada em 228 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 21 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.
Cronograma para o Concurso Nacional Unificado:
Publicação do Edital: 10/1/2024
Inscrições: ENCERRADAS
Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024
Aplicação das Provas: ADIADA
Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
Divulgação Final dos Resultados: 30/07/2024
Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 05/08/2024
Foco na reta final da sua preparação!
Após o adiamento da prova para o Concurso Nacional Unificado, e sabia que ainda dá tempo de turbinar a sua preparação para aquele que será o ‘Enem’ dos concursos? Conheça os nossos preparatórios completos para os blocos 4, 7 e 8 do Concurso Nacional Unificado e vamos juntos buscar a sua nomeação!
Cursos relacionados
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | CG + Bloco 08
Cód.: 1099
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | Bloco 07
Cód.: 1190
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | Bloco 04
Cód.: 1191
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br