Ministério da Gestão solicita apoio de estados e municípios para aplicação da prova do CNU 2
Ofício solicitando apoio a estados e municípios foi encaminhado pelo MGI no último dia 4 de agosto. Prova objetiva está marcada para o próximo dia 5 de outubro.
Faltando pouco mais de dois meses para aplicação das provas objetivas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2), é chegado o momento em que os trabalhos se intensificam com o objetivo de que tudo aconteça dentro do esperado no próximo dia 5 de outubro, que á a data prevista para aplicação das provas, onde mais de 760 mil candidatos de todos os cantos do Brasil vão em busca de uma das 3,6 mil vagas em disputa.
Nisso, no último dia 4 de agosto, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) comunicou formalmente por meio de ofício, os governadores e prefeitos das cidades onde serão aplicadas as provas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2), marcadas para 5 de outubro (provas objetivas) e 7 de dezembro (provas discursivas).
No documento assinado pela ministra Esther Dweck, a pasta solicitou a colaboração dos gestores locais para que evitem a realização de grandes eventos na mesma data do certame, bem como o apoio com a coordenação de serviços de mobilidade urbana e de controle de tráfego. O MGI salientou também a importância do pleno funcionamento de sistemas de fornecimento de água e energia. Todas as recomendações da pasta visam assegurar a fluidez no deslocamento dos participantes e a segurança nos locais de prova.
A segunda edição do CNU conta com mais de 760 mil candidatas e candidatos com inscrições homologadas em todas as regiões do país, incluindo todas as capitais. O elevado número de participantes e a abrangência nacional tornam a aplicação simultânea uma operação de grande escala, que demanda articulação entre diferentes esferas de governo.
Para viabilizar a execução do concurso, o MGI e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), responsáveis pela coordenação do CNU 2, atuam em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição que realizará a execução do certame. A estrutura de apoio envolve ainda órgãos das administrações públicas federal, estadual e municipal, em uma rede que inclui forças de segurança, órgãos de trânsito, instituições de ensino, entre outros.
O ofício também informa que a equipe técnica do ministério está à disposição dos gestores locais para prestar esclarecimentos e colaborar com as articulações necessárias à boa condução do processo.
Horário das provas
Conforme especifica o edital do CNU 2, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas seguindo o horário oficial de Brasília.
Para cargos de Nível Superior:
Prova Objetiva: 5 de outubro, das 13h às 18h
Prova Discursiva: 7 de dezembro, das 13h às 16h
Para cargos de Nível Intermediário:
Prova Objetiva: 5 de outubro, das 13h às 16h30
Prova Discursiva: 7 de dezembro, das 13h às 15h
Os locais de aplicação das provas serão informados no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível a partir do dia 22 de setembro na área do candidato, dentro da página da FGV. A lista das cidades que receberão os candidatos para a realização das provas já está disponível.
VEJA AQUI AS CIDADES QUE RECEBERÃO AS PROVAS DO CNU 2
Segunda edição consolida o alcance nacional do Concurso Unificado
Com 761.528 pessoas inscritas de 4.951 municípios brasileiros, o “Enem dos concursos” se consolida, em sua segunda edição, como uma política pública que democratiza o acesso ao serviço público federal com equidade, inclusão e inovação, promovendo um serviço público com a cara do Brasil.
A segunda edição do CNU contempla 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades. As regiões Sudeste (247.838) e Nordeste (229.436) concentram o maior número de inscrições, seguidas pelas regiões Centro-Oeste (150.870), Norte (84.651) e Sul (48.733). A ampla distribuição territorial das inscrições demonstra o alcance nacional do certame e reforça a proposta de ampliar o acesso ao serviço público federal em todo o país.
As mulheres representam 60% das pessoas inscritas e são maioria entre os inscritos em todas as regiões do país, demonstrando a aceitação pelas políticas afirmativas do certame para ampliar a diversidade no serviço público. No Rio de Janeiro, por exemplo, as mulheres correspondem a quase dois terços dos inscritos: foram 68.317 candidatas, o que representa 63% das 108.828 inscrições homologadas no estado.
Caso o percentual de mulheres classificadas para a discursiva em determinado cargo ou especialidade fique abaixo de 50%, será aplicado um ajuste técnico na nota mínima, desde que existam candidatas não eliminadas. O critério não interfere na classificação final, que segue sendo por mérito. Nenhum homem previamente classificado será excluído, garantindo equilíbrio sem prejuízo à equidade ou à competitividade.
Além disso, o CNU 2 é o primeiro concurso a aplicar integralmente os percentuais da nova Lei de Cotas (Lei nº 15.142/2025), que ampliou a reserva de vagas para cotas em concursos públicos para 30%, sendo 25% para pessoas negras, 3% para pessoas indígenas e 2% para quilombolas. Foram homologadas 252.596 inscrições nas cotas, consolidando o CPNU como uma das maiores políticas públicas de inclusão no acesso ao serviço público federal. As candidaturas de pessoas negras somam 210.882 – o equivalente a 27,7% dos mais de 760 mil inscritos.
E agora quais serão os próximos passos do CNU 2?
A partir de agora o próximo passo da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2), de acordo com o edital, consiste na aplicação da prova objetiva, marcada para o próximo dia 5 outubro.
Veja a sequência do cronograma abaixo:
Inscrições: de 2 a 20/7/25 (pagamento até 21/7)Solicitação da isenção da taxa de inscrição: 2 a 8/7/25- Prova objetiva: 05/10/25, das 13h às 18h
- Convocação para prova discursiva: 12/11/25
- Convocação – confirmação de cotas e PCDs: 12/11/25
- Envio de títulos: 13 a 19/11/25
Entre as novidades para segunda edição do Concurso Nacional Unificado, será o aumento das vagas para as ações afirmativas. De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o CNU 2 terá 35% das vagas reservadas de acordo com a nova Lei de Cotas. Confira abaixo os percentuais:
- 25% para pessoas negras ;
- 3% para pessoas indígenas ;
- 2% para pessoas quilombolas ; e
- 5% para pessoa com deficiência .
Além disso, outro anúncio importante e que versa sobre os locais de prova, é que estão mantidas as 228 cidades das cinco regições do Brasil, que receberam as avaliações da primeira edição do Concurso Nacional Unificado. Outra novidade anunciada pelo MGI, será a adoção de ação afirmativa para equiparar percentual de mulheres classificadas para a segunda fase quando ele for menor que 50%.
CONFIRA AQUI O EDITAL COMPLETO PARA O CONCURSO NACIONAL UNIFICADO
MGI alerta para golpes envolvendo o CNU 2
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos reforça o alerta sobre fraudes e tentativas de golpe. Todos os passos e qualquer dúvida sobre o certame devem ser realizados apenas pelos canais oficiais. O MGI orienta aos candidatos que não clique em links recebidos por redes sociais, e-mails suspeitos ou mensagens não verificadas.
Confira sempre o endereço do site na barra do navegador e nunca compartilhe dados pessoais em páginas não oficiais. Em caso de dúvida, acesse a página oficial www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional e confira todas as informações.
Ceisc conta com a melhor preparação para o Bloco 5 do CNU 2!
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado já está movimentando os sonhos de milhares de candidatos em todo o país. Com oferta de 3,6 mil vagas e provas marcadas para o mês de outubro, esta é uma grande oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público federal. Mas, diante da competitividade e da diversidade de disciplinas cobradas, como garantir um preparo realmente eficiente? A resposta pode estar no Ceisc.
O Ceisc é referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos. A nossa equipe acompanha de perto todas as atualizações do edital, garantindo que o conteúdo das aulas esteja sempre alinhado às exigências da banca organizadora. Com isso, o aluno estuda exatamente o que precisa, sem perda de tempo.
Outro grande diferencial do Ceisc é o seu corpo docente. Os professores são especialistas em concursos públicos e possuem ampla experiência tanto em sala de aula quanto no universo dos certames. Isso significa que, além de dominar o conteúdo, eles conhecem as principais “pegadinhas” das provas e compartilham dicas valiosas para conquistar uma excelente pontuação.
Então, se você sonha em conquistar uma das 3,6 mil vagas ofertadas pelo Concurso Nacional Unificado, não deixe seu futuro ao acaso. Prepare-se com quem entende do assunto! Com o Ceisc, você estuda com metodologia de excelência, equipe qualificada e recursos pedagógicos modernos, potencializando suas chances de aprovação.
Resumindo:
Concurso Nacional Unificado (CNU 2)
Cargos : diversos
Vagas : 3.652
Níveis : nível médio e superior
Salários : até R$ 17,8 mil
Inscrições : ENCERRADAS
Valor: R$ 70,00
Provas : 05 de outubro (objetiva)
07 de dezembro (discursiva)
Banca : Fundação Getúlio Vargas
Foco na sua nomeação!
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado está entre os mais aguardados para o segundo semestre no Brasil em 2025 , e agora com o edital iminente, sabia que você pode sair na frente e começar ainda hoje a sua preparação? O curso voltado para o Bloco 5 do CNU 2, é um preparatório especial para você buscar a tão sonhada nomeação em órgãos federais . Acesse o nosso site e não perca nossas condições e descontos especiais.
Cursos relacionados

Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | Bloco 05
Cód.: 1866
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br