O medo de falhar ao treinar com simulados
O medo de falhar ao treinar com simulados pode atrapalhar sua preparação para a OAB. Saiba como lidar com essa emoção!
Assim como nas mais diversas atividades cotidianas ou profissionais, é a insistência em praticá-las que converte os fracassos iniciais em resultados positivos. É de onde advém a clássica expressão de que “a prática leva à perfeição”. Nos estudos, essa lógica está presente e sempre aliada ao momento de colocar à prova, através da realização de simulados, os aprendizados teóricos obtidos.
Como o nome já diz, a intenção é simular as condições a que o examinando estará exposto no dia real da sua prova. Além do teste de conhecimento, o simulado serve para testar condições importantíssimas como a gestão de tempo e a gestão das emoções. Para que a prática torne esse tipo de situação menos desconfortável e, assim, o dia da prova se assemelhe ao dia da realização de mais um simulado.
Como se preparar para o simulado
Organize previamente o espaço em que você realizará o simulado, retire do seu alcance objetos não permitidos para a realização da prova, como eletrônicos e materiais de consulta. Utilizar elementos não permitidos na realização do simulado irá gerar falsos resultados e imprecisão sobre o seu desempenho.
Separe para o simulado o mesmo tempo disponível para realização da prova, para que você possa testar a sua gestão do tempo. Se possível, cronometre o seu tempo de realização para entender se a sua organização e velocidade de resolução são pontos a serem melhorados.
Como realizar o simulado
Se possível imprima o simulado e realize ele na forma física, para treinar esse elemento que também estará presente no dia da sua prova. Exercite o hábito de fazer anotações na prova, sublinhando palavras-chave do enunciado ou riscando alternativas descabidas. Saiba que o elemento de conferência para a aplicação da sua nota é exclusivamente a folha gabarito, portanto, aproveite o caderno de questões para rabiscar da forma que entender melhor.
Inicie a realização do simulado de primeira fase pela disciplina de ética, pois é a que possui o maior número de questões, correspondendo a 20% do que é exigido para que o examinando seja aprovado. Posteriormente, realize as questões na ordem das disciplinas que você possui mais afinidade, pois como não há diferenciação de peso entre as disciplinas, é mais indicado iniciar por aquelas em que a probabilidade de acerto é maior e aproveitar o momento em que você estará menos cansado para garanti-las.
O que NÃO fazer durante a realização do simulado
- Usar lápis, borracha ou corretivo: todos esses materiais são proibidos pelo edital. Então para não se habituar de forma errada, utilize somente materiais permitidos no edital: caneta preta ou azul.
- Conferir o gabarito de uma questão antes de concluir o simulado: no dia da prova você não poderá fazer essa conferência, então evite a tentação de olhar o gabarito antes da hora. Resolva a questão com atenção, buscando os erros em cada alternativa e não marcando qualquer alternativa só para saber logo se acertou ou errou.
Como utilizar adequadamente o resultado do simulado
Primeiramente, não leve o resultado do simulado com mais nem menos importância do que ele precisa. Ou seja, não deixe de estudar ou se preparar porque o seu resultado foi positivo, mas também não se desespere e deixe de treinar porque o seu resultado foi negativo. Nenhum resultado obtido em simulado assegura esse mesmo despenho no dia da prova, nem para o lado bom, nem para o ruim.
O resultado do simulado importa em avaliar o seu desempenho em cada disciplina e montar um plano de ação com base nos dados obtidos. Naquelas disciplinas em que o seu número de acertos for inferior ao esperado, será necessário atribuir mais estudo e atenção.
Analise também a sua gestão das emoções durante o simulado e o quanto isso interferiu no seu resultado. Pode ser que esse fator esteja implicando mais do que o conhecimento do conteúdo, nesse caso será necessário se expor mais a condições de teste para evitar que esse fator atrapalhe o seu desempenho na prova.
Da mesma forma, verifique o seu tempo médio de realização do simulado, verifique se você está respeitando o limite das 5 horas de duração ou ainda, se você está realizando de forma muito apressada e esse fator tem gerado falta de atenção na resolução das questões.
O medo de falhar
Sob nenhuma hipótese deixe de treinar, pois somente a prática te levará à segurança e somente o erro te levará ao aprendizado duradouro.
Ao realizar um simulado sempre acompanhe ao vídeo de correção, para sanar as suas dúvidas e aprender com os seus erros. O momento de errar é durante a fase de preparação e não no dia da prova, quando já será tarde para realizar alguma medida de correção.
Entenda que falhar faz parte do processo e utilize a experiência do erro para vir mais forte e preparado para o próximo teste. Se possível anote e guarde o seu desempenho de cada simulado realizado, para que você possa acompanhar o seu progresso e tenha dados fidedignos do seu esforço durante a preparação.
Espero que as dicas trazidas lhe auxiliem na preparação!
Um grande abraço,
Camila Martins
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br