0.00
OAB 1° e 2° fase

Passo a passo para interposição de recursos da 1ª fase OAB

Saiba como interpor recursos da 1ª fase da OAB com nosso passo a passo completo.

Última atualização em 27/03/2024
Compartilhar:

​A anulação de questões na prova de 1ª Fase da OAB é um assunto que costuma gerar muita dúvida entre os examinandos. Pensando nisso, reunimos algumas informações sobre o assunto! Confira!


Fique atento ao prazo recursal!


25/03/2024, 12h, a 29/03/2024, 12h – Prazo recursal contra o gabarito preliminar da 1ª fase

11/04/2024, 12h, a 12/04/2024, 12h – Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase (erro material)


Como funciona o recurso contra o gabarito? 

Deve ser utilizado quando há discordância do gabarito de alguma questão. A anulação não está vinculada ao número de recursos interpostos pelo total de examinandos, mas à existência de problemas em sua elaboração ou na correção do gabarito. Nesse caso, havendo anulação, os examinandos que haviam errado a questão terão o acréscimo na pontuação. Aqueles que já haviam acertado, permanecem com a mesma pontuação, sem qualquer prejuízo. 


Como interpor o recurso? 


Para recorrer contra o resultado preliminar da prova objetiva, o examinando deverá, no prazo previsto nos subitens 5.3 e 5.3.1 do edital, utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, no endereço eletrônico http://oab.fgv.br, e seguir as instruções ali contidas, sob pena de não ser conhecido o recurso. Na página de interposição de recurso, o examinando deverá selecionar a questão a qual pretende recorrer, de acordo com o tipo e cor de prova. Só é permitido um recurso para cada questão. 


Cada examinando poderá interpor um recurso por questão objetiva, limitado até 5.000 (cinco mil) caracteres cada um. Portanto, o examinando deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será liminarmente indeferido. 


O examinando não deverá identificar-se de qualquer forma nos campos do formulário destinados às razões de seu recurso, sob pena de ter seu recurso liminarmente indeferido. Recursos cujo teor desrespeite a banca, a FGV, a OAB ou qualquer das Seccionais serão liminarmente indeferidos. 



CONFIRA O TUTORIAL PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO CONTRA O GABARITO




No caso de anulação, como fica a pontuação?


No caso de anulação de questão da prova objetiva, a pontuação correspondente será atribuída a todos os examinandos indistintamente, inclusive aos que não tenham interposto recurso.


Entretanto, a pontuação correspondente não será atribuída novamente ao examinando que, no resultado preliminar, já havia computado o acerto. Portanto, para ganhar pontuação com a anulação, o examinando precisa ter errado a questão no gabarito preliminar. 


Quais são os fundamentos para o recurso contra o gabarito?


Elaboramos um post especial sobre fundamentos de recursos, em que nossos professores buscaram elaborar fundamentos para auxiliar os alunos na elaboração. Acesse aqui e confira!


Quando são divulgadas as respostas aos recursos e o gabarito definitivo?


O resultado definitivo da prova objetiva, após a apreciação dos recursos contra o gabarito, será divulgado no dia 10 de abril de 2024. Portanto, nesse dia será informado se teremos alguma(as) anulação(ões) na prova. Todos os recursos serão analisados e os resultados serão divulgados no endereço eletrônico http://oab.fgv.br


Como funciona o recurso contra erro material?


O recurso contra erro material se trata de recurso contra o total de pontos obtidos no exame, somente caso seja constatado, após conferência nos assinalamentos, erro material na leitura da folha de respostas. Nesse caso, basta indicar a divergência e solicitar a recontagem dos pontos. 


A partir da data de divulgação dos resultados da prova objetiva, será possível ao examinando, por meio de consulta individual no endereço eletrônico http://oab.fgv.br, acessar a imagem digitalizada da sua folha de respostas, de modo a constatar se a nota que lhe foi atribuída corresponde à correção procedida, considerando o gabarito definitivo, após apreciados e decididos os recursos contra o gabarito.

 


CONFIRA O TUTORIAL PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO CONTRA ERRO MATERIAL


Quando será divulgado o resultado final da 1ª fase?


O resultado final da prova objetiva, após a apreciação dos recursos contra erro material, será divulgado no dia 23 de abril de 2024. Os resultados serão divulgados no endereço eletrônico http://oab.fgv.br. 


Gostou das informações? Agora você já sabe como realizar a interposição dos recursos, então não vai perder o prazo!


E não deixe de indicar nos comentários o que você achou da prova e quais são as questões que você pretende recorrer. E claro, confira o nosso post com os fundamentos de recursos que nossos professores apresentaram contra o gabarito preliminar.


0

Notícias relacionadas

OAB 1° e 2° fase

Confira possíveis recursos da 1ª Fase do 40° Exame!

O prazo para recursos da 1ª fase da OAB do 40º Exame de Ordem encerra na próxima sexta-feira (29). Não perca tempo!

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti