Polícia Federal solicita novo concurso com 3 mil vagas!
Reportagem feita pelo jornal Folha de S.Paulo, aponta déficit na corporação e urgência por novo concurso.
Boas novas para os concurseiros que estão no aguardo por um novo edital para Polícia Federal (PF). Tudo porque uma reportagem feita pelo jornal Folha de São Paulo, e publicada nesta sexta-feira (24), indicou que a corporação solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a criação de 3 mil cargos para assumir todas as atribuições relacionadas aos CACs (caçadores, atiradores e colecionadores). A medida pode ser um indício de que uma nova seleção para PF pode entrar no radar do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Vale lembrar que os órgãos federais tem até o dia 31 de maio, para solicitação de novos editais junto ao MGI.
No entanto, a pasta ainda não encaminhou ao Ministério da Gestão o pedido para criação das novas funções. A responsabilidade pelos CACs será transferida integralmente à PF a partir de 1º de janeiro de 2025. Atualmente, o Exército cumpre essa função. Existem mais de 1,3 milhão de armas nas mãos da categoria. Membros da corporação dizem que não há estrutura suficiente para receber a categoria atualmente. Sem ao menos 700 pessoas para cargos administrativos e 700 terceirizados já em janeiro, a avaliação é de que haverá um colapso.
PF encaminhou outro pedido para novo concurso em março
No último dia 21 de março de 2024, a corporação também encaminhou um ofício ao Ministério da Justiça. No documento, solicitou autorização para a realização de concursos públicos a fim de preencher 222 vagas para delegados, 585 para agentes, 1.170 para administrativos e 195 para psicólogos, além da contratação de 780 profissionais terceirizados.
Embora o pedido tenha sido feito em março, a pasta comandada por Ricardo Lewandowski afirmou que o ofício será encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação até 31 de maio. Segundo membros da Justiça, o documento solicitará o mesmo número de cargos que a PF requisitou. O Ministério da Justiça já solicitou anteriormente ao Ministério da Gestão estrutura organizacional para atender as necessidades regimentais e legais de uma forma mais ampla, não somente para os CACs.
Segundo membros da pasta, a gestão Lewandowski desde que assumiu, em fevereiro deste ano, já teve reuniões com membros dos ministério do Planejamento e da Gestão em busca de orçamento para os CACs e para outras políticas. Lewandowski herdou de seu antecessor, Flávio Dino, uma pasta com a política de controle de armas ainda em formatação. A avaliação é de que a autorização para concurso para cargo administrativo precisa ser rápida tendo em vista que existe um período desde a sua autorização até a efetiva contratação.
A intenção com esse quantitativo de cargos é criar uma Coordenação Geral de Armas em Brasília; Delegacia Regional de Polícia Administrativa nas capitais, além da divisão da Deleaq (Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos) nos estados. A proposta também é a criação de núcleos especializados no controle de armas em cada uma das 96 delegacias descentralizadas.
Último concurso foi realizado em 2021
Realizado em 2021, o último certame para a Polícia Federal foi organizado pelo Cebraspe que foi a banca contratada para comandar os trabalhos. O concurso ofertou 1.500 vagas para as carreiras de Delegado (123 vagas), Agente (893), Escrivão (400) e Papiloscopista (84). A divulgação dos aprovados foi homologada no último dia 16 de setembro, com o prazo de validade do edital sendo valido por seis meses, vencendo em março deste ano. Em caso de prorrogação, o que é um desejo do Ministério da Justiça, o certame ficará vigente até setembro de 2023.
Os candidatos avaliados passaram pelas seguintes fases até a nomeação:
- Prova objetiva
- Prova discursiva
- Exame de aptidão física
- Prova oral (somente para o cargo de delegado)
- Avaliação médica
- Avaliação psicológica
- Avaliação de títulos (somente para o cargo de delegado)
- Prova prática de digitação (somente o cargo de escrivão)
- Investigação social
- Curso de formação
Por fim, vale ressaltar que a abertura do novo certame ainda não está nos planos para este ano, segundo o governo. Com início de gestão ainda recente, a tendência é que o quadro de novos servidores seja agregado pelos candidatos excedentes do último certame.
Comece a sua preparação agora!
O seu sonho é ser servidor da Polícia Federal? Com a possibilidade de um novo certame que tal sair na frente e começar o quanto antes a sua preparação? Venha conhecer a Metodologia Ceisc com o nosso preparatório para o cargo de Agente Administrativo da PF! Acesse o nosso site e confira!
Cursos relacionados
40% de desconto
Concursos
PF | Agente Administrativo
Cód.: 661
40% de desconto
Concursos
COMBO PF + PRF (Nível Superior)
Cód.: 1314
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br