Por que resolver questões durante a preparação para a primeira fase da OAB?
Conheça os benefícios da resolução de questões na preparação para a primeira fase da OAB.
Dando continuidade à nossa série de textos sobre os pilares do método Turbo, hoje abordaremos o terceiro pilar: a resolução de questões. A resolução está ligada à fase prática, ou seja, após o contato e assimilação do conteúdo através do estudo teórico, o examinando coloca esse conhecimento à prova através das questões.
A resolução de questões propicia a continuidade do estudo ativo, em que o aluno aprende ao desafiar o seu raciocínio e tem contato com uma abordagem diversa daquela apresentada em livros e videoaulas. Resolvendo questões, o examinando testa o seu conhecimento e tem dados sobre o que ainda precisa melhorar.
Os benefícios de resolver questões
Se você ainda não ficou convencido da relevância desse pilar de estudos, é importante ponderar os seguintes benefícios:
- Promove uma maior fixação do assunto estudado: testar o raciocínio sobre algo já estudado, promove uma maior fixação dos conteúdos. E não tenha medo de errar as questões durante os estudos! Um incentivo: costumamos gravar ainda mais as informações daquelas questões que erramos. Mas claro, desde que a questão seja feita com seriedade, buscando o acerto e, posteriormente seja feita a correção adequada.
- Permite realizar análises de desempenho e direcionamento dos estudos: realizar questões traz dados sobre os estudos, não só em quantidade de acertos, mas também, dados quanto ao motivo desses erros: falta de atenção? Falta de conhecimento sobre o tópico abordado? (faça essa anotação ao errar uma questão e ao final revise qual fator foi mais determinante. Posteriormente, fortaleça as dificuldades mais expressivas)
- Possibilita conhecer o perfil de cobrança da FGV: conheça o seu inimigo! Realizando questões você entenderá como a banca costuma cobrar (o formato das questões e o padrão de dificuldade que elas costumam ter). Estar habituado a esse padrão te trará mais segurança no dia da prova, parecendo que você está em mais um dia de estudos.
Como estudar resolvendo questões:
Momento: Preferencialmente, faça questões após ter lido o material e assistido à videoaula sobre o assunto. As questões funcionarão como forma de retomada e de fixação dos conteúdos. Será possível analisar se os tópicos foram de fato assimilados ou se precisam de maior atenção.
Modo de realizar: Enquanto realiza as questões marque os pontos relevantes para resolução do exercício (datas, partes envolvidas, palavras-chave) se necessário monte um esquema rápido ao lado da questão, isso facilitará visualizar as informações que são verdadeiramente importantes. Além disso, as alternativas que gerarem dúvidas, você deve marcar com um “?”. Dessa forma, ao final da resolução você lembrará de pesquisar sobre esse ponto de dúvida para saná-lo.
Como corrigir: Não basta marcar um certo ou errado, os assuntos nas questões precisam ter sido assimilados. Mesmo que você tenha acertado a questão, se algum ponto gerou dúvida, essa é a hora de procurar entender os porquês. Já pensou se esse mesmo assunto for cobrado na sua prova e você tiver deixado passar a oportunidade de entender esse conteúdo? Não queremos isso, então procure aprender com cada questão resolvida.
Onde encontrar questões para praticar:
Nos cursos Ceisc são disponibilizados simulados autorais com questões nos mesmos moldes da FGV, abordando assuntos primordiais para a prova. Os alunos possuem a sua disposição também os testes de nivelamento com questões dos exames anteriores, para ampliar o repertório de abordagens nas questões.
Ademais, temos a plataforma do Banco de Questões com questões autorais do Ceisc e questões de provas anteriores, no qual se pode aplicar filtros por disciplina, ano de aplicação, assuntos... as questões contam com vídeo de correção dos professores da respectiva disciplina e podem ser refeitas quantas vezes o aluno quiser.
Para aqueles que ainda não são alunos Ceisc, indico que se inscrevam no evento da Revisão Turbo, para terem acesso ao desafio 7 dias, que ocorrerá de 18/06 a 24/06, com baterias de questões diárias e contando com o vídeo de correção para que o examinando aprenda com seus erros. Além disso, durante o evento teremos aulas com resolução de questões sobre os assuntos mais prováveis de aparecerem na prova.
Provas anteriores no site da FGV
Outro ponto interessante, é que você pode acessar as provas anteriores para praticar no formato de simulado, imitando as mesmas condições do dia da prova. Muitos examinandos não sabem como encontrar as provas dos exames anteriores. Então aqui vai um tutorial para auxiliar na implementação desse pilar tão importante.
O indicado é resolver um simulado ou prova anterior a cada duas semanas, para manter a consistência em simular as condições enfrentadas no dia da prova. Quanto mais acostumado você estiver melhor!
1°- Entre no site da FGV/OAB: www.oab.fgv.br
2°- Selecione o exame de sua preferência.
3° - Selecione uma seccional para ter acesso às informações do exame.
4°- Desça a página até chegar na parte “Provas e Gabaritos (1ª fase - Prova Objetiva)”, ali você encontrará os cadernos de prova e o gabarito.
Se você gostou das dicas trazidas nessa matéria compartilhe com algum amigo a quem possa auxiliar. Me conte abaixo nos comentários no que esse conteúdo te ajudou. Até a próxima!
Abração,
Camila Martins
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br