Prova de redação da banca Instituto Consulplan: o que você precisa saber para se preparar?
Prepare-se para a prova de redação da banca Instituto Consulplan. Conheça o que é preciso saber e arrase na prova!
A redação, em provas de concurso público, pode ser requisitada em questões discursivas sobre o conteúdo programático ou próprio do cargo ou em prova de redação. A banca INSTITUTO CONSULPLAN é uma banca que transita muito bem entre os dois tipos de prova. E, neste post, vamos focar no estilo de prova de redação, que implica abordagem de temas contemporâneos, observando-se o estilo da banca nos últimos certames.
Em 15 de janeiro de 2023, a banca aplicará prova de redação para os cargos de nível médio e superior do Ministério Público de Minas Gerais. Então, momento oportuno para saber o que esperar da prova e como se preparar para a escrita.
No processo de preparação para a prova de redação em prova da banca CONSULPLAN, três ações são essenciais:
- Ler com atenção os textos motivadores para se “ambientar” como o tema, mas lembrar que os textos apresentados não devem ser copiados na redação;
- Treinar a redação dissertativo-argumentativa, pois esse é o formato de redação que a banca exige;
- Observar temas de provas anteriores para conhecer o perfil da banca e buscar leitura sobre temas de temáticas semelhantes.
Como deve ser o texto a ser produzido na prova?
Deve ser um texto que demostre informatividade (conhecimento atualizado sobre o tema) e argumentação (opinião fundamentada) sobre uma dada temática.
Além disso, há outros traços essenciais:
1. A redação deve apresentar a estrutura dissertativo-argumentativa, havendo:
- introdução, com contextualização do tema e tese a ser defendida;
- desenvolvimento, com exploração de pelo menos dois argumentos diferentes para comprovar a tese;
- conclusão, com parágrafo objetivo que pode sintetizar a ideia central sobre o tema apresentada no texto ou expor uma reflexão ou intervenção para a solução de problema se o tema permitir essa abordagem.
2. Há necessidade de uso adequado de elementos coesivos e atenção a regras gramaticais.
Assim, se você quiser introduzir justificativas para uma afirmação, introduza-as com conetivos causas, como porque, já que, posto que, uma vez que.
Agora, se você explorar citações de pensadores para construir argumentos, use conetivos como conforme, de acordo com, segundo. E lembre-se de que as ideias acionadas precisam ser associadas à sua linha de raciocínio e não podem ficar “soltas” no parágrafo.
Sobre questões gramaticais, cuide emprego de vírgulas, acento e crase, evite frases muito longas e muito curtas e mantenha progressão textual.
3. Elaborar uma boa redação implica, ainda, saber escrever e ler o que se pede na proposta de redação, atendendo ao solicitado. Por isso, a importância de treinar a escrita por meio de redação de textos sobre temas anteriores apresentados pela banca.
Exemplos de temas de redação de concursos anteriores:
Instituto Consulplan - 2021 - TJM-MG - Analista Judiciário - Analista Judiciário
Instituto Consulplan - 2022 - Câmara de Parauapebas - PA - Redator Legislativo
Dúvidas comuns sobre a prova de redação
Podem surgir, na elaboração da redação, algumas dúvidas:
Que tipo de linguagem adotar na introdução: pessoal ou impessoal?
Pessoal ou impessoal, sem mesclar as formas discursivas.
Há um número mínimo e máximo de linhas para redação de cada parágrafo?
Não, mas é interessante não haver discrepância entre os parágrafos. Normalmente, a introdução e a conclusão são partes menores do texto.
Se não for apresentada a tese na introdução, a redação é zerada?
Não, pois a avaliação é do texto como um todo. O importante é ter a tese nos primeiros parágrafos para ser desenvolvida. Por isso, orientamos registrar a tese na introdução.
Qual a extensão da redação solicitada pelo Instituto Consulplan?
Normalmente, o mínimo é 20 e o máximo é 30 linhas.
Como é avaliada a redação pela banca?
O edital de cada prova geralmente define isso, mas é importante observar que a banca costuma cobrar:
- Argumentação e informatividade dentro do tema proposto - AI (originalidade, suficiência, correção, relevância e propriedade das informações);
- Coerência e Coesão - CC (organização adequada de parágrafos, continuidade e progressão de ideias, uso apropriado de articuladores);
- Morfossintaxe - M (emprego de pronomes, relação entre as palavras, concordância verbal e nominal, organização e estruturação dos períodos e orações, emprego dos tempos e modos verbais e colocação de pronome);
- Pontuação, acentuação e ortografia – PO.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br