Provas de Títulos em Concursos — Tire suas Dúvidas Sobre essa Avaliação
A prova de títulos é uma etapa não obrigatória em concursos públicos, mas a pontuação obtida nessa fase pode ser decisiva na classificação final do candidato. Saiba mais sobre o assunto neste post.
Provas de Títulos em Concursos — Tire suas Dúvidas Sobre essa Avaliação
As provas de títulos em concursos é uma das etapas que mais provoca dúvidas em candidatos. Em geral, essa fase acontece após a realização dos exames escritos e pode ajudar a melhorar a sua classificação final.
É isso mesmo. Você sabia que títulos acadêmicos e experiências profissionais podem garantir pontos extras que ajudam a conquistar a vaga desejada? Por esse motivo, é importante entender como essa fase do certame funciona e quais os documentos aceitos.
Continue a leitura e veja como usar os títulos para alcançar a sua aprovação nos concursos.
O que é a prova de títulos em concursos públicos?
Em concursos públicos, a prova de títulos é uma etapa que serve para avaliar as informações curriculares dos participantes. Trata-se de uma etapa não obrigatória, na qual cursos acadêmicos e profissionais são usados para acrescentar pontos na classificação dos candidatos.
Assim, caso você tenha uma qualificação profissional adicional, pode conseguir uma posição melhor, a depender da vaga e das exigências do concurso. Doutorados, mestrados, cursos de especialização, MBAs ou outras experiências profissionais podem valer pontos adicionais, melhorando a sua classificação.
Como funciona a prova de títulos?
Assim como o teste de aptidão física, as provas de títulos em concursos costumam acontecer depois da etapa das provas objetivas e discursivas. Quando o candidato é aprovado nessas etapas, pode apresentar os títulos para conseguir uma pontuação extra.
Para isso, você deve apresentar os documentos exigidos pela banca examinadora que comprovem as suas qualificações. Isso vai desde cópias autenticadas, até traduções juramentadas — no caso de documentos emitidos no exterior.
A etapa das provas de títulos em concursos é mais comum em cargos de nível superior. Também vale ressaltar que cada concurso pode definir os documentos, de acordo com as especificações e complexidades buscadas para o preenchimento dos cargos disputados.
A pontuação também depende do nível de qualificação, ou seja, quanto maior a titulação, mais pontos você vai receber. Quando termina o prazo de entrega dos documentos, a lista dos candidatos é apresentada, já contabilizandos os pontos obtidos pelos títulos que foram aprovados.
Qual o impacto da prova de título na aprovação em um concurso público?
Como você viu até agora, um currículo mais qualificado pode fazer toda a diferença na sua classificação em um concurso público. Afinal, esses documentos podem melhorar a posição na sua classificação, fazendo você dar um salto à frente dos concorrentes.
Imagine, por exemplo, que você não alcançasse a nota necessária nos testes escritos para ser aprovado em um certame com 50 vagas, mas tivesse diversos títulos para submeter à avaliação da banca. Nesse caso, os pontos obtidos pelos títulos podem mudar sua nota final a ponto de você sair do cadastro reserva e ser contratado pelo órgão público.
Isso significa que uma vaga pode ser decidida considerando as pontuações obtidas por meio dos títulos que um candidato apresenta ou deixa de apresentar, mesmo que o resultado tenha sido inferior na prova objetiva.
Um ponto importante a ressaltar é que as provas de títulos em concursos não têm o objetivo de eliminar candidatos. Seu caráter é meramente classificatório, ou seja, o candidato que não apresentar os documentos aceitos no edital não será penalizado ou desclassificado.
Se você não tiver os títulos, apenas deixará de receber pontuações extras. Por outro lado, isso poderá deixá-lo atrás de outros candidatos que tiveram uma nota pior nos testes de conhecimento.
Quais são os títulos aceitos nas provas de títulos?
Em geral, qualquer documento que comprove experiências, aprimoramentos e conquistas acadêmicas e profissionais são considerados títulos. Os mais aceitos em concursos são os seguintes:
diplomas ou certificados de pós-graduações stricto sensu (mestrados e doutorado);
certificados de conclusão de cursos de especialização lato sensu (especializações e MBAs) reconhecidos pelo MEC;
artigos publicados em periódicos científicos;
premiações oficiais;
certificados de cursos livres.
Caso você tenha alguma dúvida em relação aos títulos aceitos ou forma de envio, não hesite em se informar diretamente com a banca do concurso. Afinal, não seguir à risca as regras do edital pode prejudicar a entrega dos documentos e a sua pontuação final.
O prazo de entrega dos documentos costuma ser de dois a 10 dias. Por esse motivo, é importante deixar os documentos separados previamente. Caso o edital solicite também cópia autenticada, segunda via ou outra comprovação, fica mais fácil conseguir tudo o que foi exigido.
As provas de títulos em concursos têm um peso importante e podem fazer toda a diferença na sua aprovação. Por isso, leia o edital com atenção para saber quais os documentos aceitos e como enviar para análise da banca examinadora.
Deseja estar mais preparado para os próximos concursos? Confira nossos cursos de pós-graduação em Direito e conheça as opções de especializações para advogados.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br