SINPOL-SC cobra realização de novo edital para Polícia Civil
Entidade sindical cobrou governo local para realização de um novo edital.
Mais um concurso para as forças de segurança pode acontecer em breve. Neste caso, falamos do concurso para Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PC-SC), que em sessão do Conselho Superior da Polícia Civil, recebeu as reivindicações do Sindicato dos Policiais Civis catarinenses, encaminhadas ao Delegado-Geral, Ulisses Gabriel, sobre a necessidade de realização de novo concurso público.
De acordo com o chefe da PC-SC o pedido para 490 vagas para os cargos de Agentes e Escrivães, foi efetuado e está aguardando autorização do Governo do Estado. Concurso aguardado desde 2017, a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PC-SC) vive a expectativa por um novo edital que irá contemplar as carreiras de Escrivão e Agente. A seleção, anunciada ainda no início de 2023, aguarda pela formação de uma comissão organizadora para seguir com as tratativas de contratação da banca e assim avançar até a publicação do edital.
Governo do Estado autorizou contratações para reforçar efetivo da Polícia Civil
O Governador do Estado, Jorginho Mello, autorizou no final do mês de dezembro, medidas para o reforço de efetivo da Polícia Civil de Santa Catarina. Entre as ações, estão contratações de policiais civis aposentados para Delegacias de Polícia e contratados temporários, que serão distribuídos de forma proporcional entre as unidades interessadas. A medida vem reforçar o efetivo até o concurso para agentes e escrivães.
Na ocasião, o delegado-geral da PC-SC, Ulisses Gabriel, destacou que desde 2017 não se autorizava esse tipo de contratação. “Essa ação vai permitir que os policiais civis mais jovens possam ir para a linha de frente, combater à criminalidade”, explica. Além disso, com o deslocamento do efetivo da Polícia Civil para a operação Estação Verão, os policiais aposentados irão suprir a demanda no interior do estado.
“Com o concurso público deste ano para delegados e psicólogos policiais e a previsão de outro edital em 2024, dessa vez para agentes e escrivães, teremos uma grande evolução no efetivo da Polícia Civil de Santa Catarina”, comemora o delegado-geral.
Último concurso para Agente e Escrivão foi em 2017
O último concurso para os cargos de agente e escrivão da PC-SC aconteceu em 2017. A banca responsável pelas seleções foi a Fepese – Fundação de Estudos e Pesquisa Socieconômicos. A época, as oportunidades exigiram nível superior, com salários de R$ 5.317,94 para escrivão e de R$ 3.842,20 para Agente. Foram ofertadas 194 vagas para Escrivão e 200 vagas para Agente da Polícia Civil.
Como foram as provas em 2017?
- Noções de Direito Constitucional (10 questões)
- Noções de Direito Administrativo (10 questões)
- Noções de Direito Penal Processual (10 questões)
- Noções de Direito Penal (10 questões)
- Noções de Direitos Humanos (05 questões)
- Legislação Institucional (05 questões)
- Língua Portuguesa (25 questões)
- Informática (15 questões)
- Raciocínio Lógico (10 questões)
- Noções de Arquivologia (20 questões)
- Noções de Direito Constitucional (10 questões)
- Noções de Direito Administrativo (10 questões)
- Noções de Direito Penal Processual (10 questões)
- Noções de Direito Penal (10 questões)
- Noções de Direitos Humanos (05 questões)
- Legislação Institucional (05 questões)
- Língua Portuguesa (25 questões)
- Informática (20 questões)
- Raciocínio Lógico (15 questões)
Provas devem acontecer ainda em 2024
Tendo como referência o último edital de 2017, os candidatos foram avaliados em cinco fases. Iniciando com as provas objetivas, teste físico, avaliação psicológica, investigação da vida pregressa, exame toxicológico, finalizando com um curso de formação.
As provas objetivas foram compostas por questões de conhecimentos gerais e específicos de cada cargos. No âmbito geral, a banca a época cobrou questões nas áreas de Língua Portuguesa, Legislação Institucional, Raciocínio Lógico Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Processual, Direitos Humanos e Legislação Institucional.
Escrivão
A prova objetiva para escrivão foi composta por 120 questões de múltipla escolha.
Para ser considerado aprovado, os candidatos a época teriam de atingir o mínimo de 72 acerto, e pelo menos um acerto em cada uma das áreas de conhecimento para cada cargo.
Agente
Para o cargo de agente, a prova objetiva ocorrida em 2017 foi composta por 110 questões de múltipla escolha. Elas foram dispostas na seguinte forma:
O critério de aprovação estabelecido aos candidatos a uma das vagas para agente da PC-SC em 2017, consistia no mínimo de 66 acertos da prova objetiva e pelos menos um acerto em cada uma das áreas de conhecimento cobradas pela banca.
Com a confirmação do próximo edital para agente e escrivão, estima-se que a publicação aconteça nos primeiros meses de 2023, com a prova acontecendo também no próximo ano. Isso vale para os cargos de delegado e psicólogo, que já contam com a comissão formada, aguardando a confirmação da banca.
Saia na frente com a sua preparação!
No aguardo pelo novo edital para PC-SC, as tratativas para a publicação de um novo edital seguem em andamento. Não perca mais tempo, e adquira os nossos preparatórios para Agente e Escrivão de Polícia e tenha acesso aos inúmeros benefícios exclusivos do Ceisc. Vamos juntos azular a Polícia Civil de Santa Catarina em 2024!
Cursos relacionados
Concursos
PC-SC | Agente de Polícia
Cód.: 827
Concursos
PC-SC | Escrivão de Polícia
Cód.: 826
Concursos
Carreira Jurídica | Delegado de Polícia 2024.2
Cód.: 1339
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br